Financiar ou alugar?

preview_player
Показать описание
Participe da Semana da Inteligência Financeira - O Novo Ciclo, um treinamento online e gratuito para você dominar suas finanças pessoais e construir um futuro financeiro seguro, com liberdade de escolhas.

É melhor fazer um financiamento para comprar uma residência ou pagar aluguel e poupar? Esclareço essa dúvida de tantos no meu novo vídeo.

Semanalmente, disponibilizo neste canal dicas preciosas para você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro.

• Siga-me nas rede sociais e canais de podcast:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Conheco pessoas que estão com mais 65 anos e vivem pulando de galho em galho, mudam de casa a cada 2 anos, os móveis se acabam rápido, pois não aguentam tanto monta e desmonta. Esse negocio de juntar dinheiro é educação financeira norte americana, sou pobre, nao sei poupar, nao tenho dinehiro para poupar, sou do norte do País.

Pobre só conquista as coisas parcelando em 12x, nao é pq quer, e sim porque 1 salário mínimo não da pra comprar a vista.

Pobre financia um carro e paga 3, MAS TEM!

Pagaria até 5 imóveis em 30 anos, mas teria um "canto" com uma única certeza: preciso honrar meu contrato com banco e o Estado. No aluguel, mesmo pagando em dias, o proprietário pode de expulsar na hora que quiser (respeitando o prazo do contrato).

Consigo visualizar a lógica do aluguel, ate concordo, mas isso nao se aplica a logica dos assalariados.

Há 2 anos uma pessoa quitou seu apartamento, chegou e disse: agora o ape é meu, financiei em 30 anos!!!

A irmã da pessoa que paga aluguel disse: eh, tive a oportunidade de financiar naqela época, mas preferi alugar. Acabou que nao conseguiu poupa, nao tem imóvel e continua no aluguel, rodando mais que pião.

Para os pobres: comprem suas casas, façam móveis planejados, peçam a proteção de Deus e vão ser felizes.

ilaanysousa
Автор

Só faltou lembrar que o aluguel também sobe. É uma decisão que envolve vários fatores, não existe resposta certa para todos os casos.

igormorari
Автор

Penso o mesmo, em 2009 morávamos com meus pais eu tinha um financiamento e as intermediárias eram de matar, vi que não ia conseguir pagar e passei antes delas chegarem, o mesmo vale para carro, somos eu e minha esposa apenas, tínhamos 2 carros até 2015 e nem preciso dizer o quanto era monstruoso o gasto, mas a crise veio, perdi contratos importantes, me readaptei, passei os dois carros, há 1 ano e meio andamos de uber (chega de estresse e sustentar o governo) e desde 2010 moro de aluguel, hoje e se não me adapto ao local, me mudo, simples assim, quando as coisas tem que dar certo, não tem jeito, o trabalho da minha esposa era a uma distância monstruosa e ela pegava 3 conduções, pois já não tínhamos carro, uber era muito caro, acontece que a empresa dela simplesmente se mudou para a 15min de nossa casa, acredite, inexplicável isso até hoje, de tanto lugar para estabelecerem a empresa, vieram para tão perto de nós, agora ela até almoça em casa se quiser e aí sim de uber kkk....além disso, ano passado fizemos a viagem da nossa vida, que é fazer meu mochilão e andar de trem pela Alemanha e ainda tiramos uma casquinha em Paris, e não foi luxo não, andamos de transporte público lá tb, que por sinal é excelente, este ano de 2017, em agosto, será Espanha, quero viajar todo ano com minha esposa, e também planejo agora uma reserva no tesouro direto ipca para aposentadoria, e olha que sou freelancer, trabalho como social media, design web e gráfico e minha esposa é jornalista, um outro fator que tb pensamos e até pode ser de crítica, é que não queremos ter filhos, nada contra crianças, mas ambos não queremos desde que nos conhecemos e já se passam 12 anos e nada mudou, ainda mais agora com quase 40 ambos. As coisas ainda não estão fáceis, a crise ainda é muito grande. Mas a melhor coisa que fiz foi morar de aluguel e não ter carro (e filho). A economia é absurda, tira algumas comodidades, sim, como viagens de carro que fazíamos a Teresópolis para visitar amigos e parentes em MG, mas nosso objetivo é outro, então, isso é secundário, nada que um skype e um telefonema não resolva.

jandradeinfo
Автор

Nem sempre...por exemplo...há 6 anos finaciamos nossa casa...teve um boom imobiliário como em todo Brasil...e a casa hoje custa 3 vezes a mais o valor de qdo compramos...daqui 2 anos quito ela com meu FGTS...tenho certeza que foi um ótimo investimento...pois o valor das parcelas é 300 reais a menos do que o aluguel que costumava paga em um imóvel de qualidade inferior.

adysluminsky
Автор

SENSACIONAL: Para quem tinha duvida a respeito do financiar X alugar. Imovél próprio é ótimo desde que se compre a vista e negociando um bom desconto por estar pagando a vista.

phferreira.
Автор

Gustavo, eu entendo essa questão do calculo em relação a financiar ou alugar, o problema é que o exemplo que tanto vc quanto a Nathália Arcuri deram, são de imóveis caríssimos, ou seja, fora da realidade da grande maioria dos brasileiros. Gostaria de ter uma ideia de como ficaria a situação de um imóvel nos moldes do Minha Casa Minha Vida no valor que varia de 130 a 145.000, como é o caso aqui na grande Vitória-ES. Meu imóvel custou 132 mil e o valor das parcelas de financiamento ficou em 549, 00, praticamente o mesmo valor do aluguel que pagava em uma kitnet. Foi um bom negócio?

EltonWagnerMachado
Автор

Ele está apenas estimulando as pessoas a pensarem, em um vídeo de menos de 3 minutos não tem como tomar que "alugar é melhor que financiar" como verdade absoluta, isso é um tema muito complexo. Cada um deve analisar a sua situação e fazer contas. A minha situação atual se encaixa perfeitamente no que ele disse no vídeo, já outros que tem a oportunidade de financiar com o subsídio do minha casa minha vida ou resgatar um bom valor no FGTS ativo, por exemplo, aí é outra realidade.

dani-vphi
Автор

o que tem de pessoas que me criticam por eu morar ainda de aluguel, mas optei por isso para poder daqui a 10 anos construí uma Independência financeira, hoje tenho 36 anos, meu aluguel é baixo, e sobra dinheiro no final do mês e ainda posso mudar para qualquer bairro ou cidade quando quiser.

nevermino
Автор

O grande problema é conseguir vencer a barreira dos "conselhos" de parentes e amigos conservadores e "entendidos.

flaviamorais
Автор

Graças a suas dicas, consegui mudar meu mindset em relação a aluguéis! De certa forma a "casa própria" em boa parte das situações entra como um "status" do que uma real necessidade. Com o aluguel você tem responsabilidades menores, maior flexibilidade! Muito obrigado Cerbasi!

Bruno Silva
ProcvTube (Aulas e Dicas de Excel)

ProcvTube
Автор

Cerbasi, dê exemplo mais realistas. Hoje em dia temos parcelas iguais ou até menores do que o aluguel!

raquelramos
Автор

Pelo menos o Gustavo Cerbasi foi honesto em dizer que no final do investimento o montante acumulado pode não ser suficiente para comprar à vista o imóvel pretendido. Projetar um investimento pra alcançar em 10 anos os 500mil de hoje corrigidos não é tão simples assim.

cassiasarmento
Автор

É um bom exemplo, mas, pra quem ainda mora com os pais e precisa sair e ter sua família, prefiro optar por um financiamento. Esse exemplo do imóvel de 500mil, funciona perfeitamente vc optar por um aluguel. Mas, para quem é de classe média e baixa isso não funciona muito bem, afinal a média de um imóvel "acessível" hj é de 135mil a 200mil. Se vc tiver um capital de 20mil já é o suficiente para dar entrada no imóvel, que ficará com as parcelas no valor de praticamente um aluguel. O valor do aluguel imóvel que eu adquiri é praticamente o valor das parcelas do financiamento, então preferir optar por um financiamento, pagar por algo que no final será meu. E claro optei por uma redução de prazo, de 360 vezes para 300, só aí já é um grande "lucro". E até lá pagando menos de 600$ por mês, e investindo mais de 500$ por mês na poupança ou outros fundos de investimento, vc já vai ter um capital suficiente para negociar o imóvel.

alexandremaverick
Автор

Muito bom o vídeo!
Acredito que o conceito se aplica melhor a imóveis mais caros (como o exemplo do vídeo).
Pessoas de baixa renda hoje podem contar com o MCMV e pagar financiamento de até 400 reais, enquanto que um aluguel da mesma casa gira em torno de 600 a 700. Mesmo que compense guardar dinheiro pra pagar a vista, muitos não conseguem pagar aluguel e guardar uma grana extra por conta da renda apertada... Realmente, é preciso calcular!!!

opta.assessoria
Автор

Eu estava pensando em comprar um apartamento, estava poupando para dar uma boa entrada em torno de 60 a 70% do valor e financiar o restante, porém depois de ver alguns vídeos comprando aluguel com financiamento, eu mudei de idéia, vou ter mais um pouco de paciência e disciplina e acumular o valor integral do imóvel, investir e pagar o aluguel com os juros que irá render por mês, é mto mais vantajoso pois os juros da pra pagar o aluguel e ainda sobra dinheiro pra outras coisas, como uma despesa mensal do mercado por exemplo, e meu patrimônio fica lá intacto trabalhando por mim e disponível caso em precise dele logo, fora q se eu enjoar do local posso mudar com facilidade, diferente da casa q vc fica com dinheiro parado, não tem liquidez caso precise do dinheiro rapido.

Aluguel sem dúvidas é a melhor opção, minha opinião.
Financiar é loucura, vc paga dois e fica anos com uma dívida sem fim de acabar, fora que se acontecer um imprevisto e perder o emprego por exemplo, aí a casa cai, e vc perde o imóvel e tudo q pagou!

marciotl
Автор

Ola Cerbasi, sou Avelino Administrador, Financista, Consultor Financeiro, Especialista em Atendimento ao Cliente e em Logística. É! de fato cada caso é um caso e sempre junto aos meus clientes costumo questiona-lo em que eles buscam em suas vidas financeiras. A tomada de decisão não dependente tão somente do valor monetário e sim de um conjunto de proposições. Não basta ter somente conhecimento financeiro e saber poupar ou economizar aquele tão suado dinheiro é precisar ter um entendimento de todo o cenário em que você se encontra na economia para tal decisão ser satisfatória. Um abraço meu nobre e é sempre uma satisfação poder acompanha-lo nos seus canais e rede sociais.

washingtonavelino
Автор

Em janeiro de 2000, adquiri alguns terrenos em loteamento novo com boa localização. 14 anos depois, obtive uma valorização de 10.000%. Com a venda de apenas duas unidades, consegui realizar o sonho da casa própria. Com certeza, a melhor opção, se a pessoa conseguir um aluguel mais em conta, é investir a diferença.

ricardoyudehamada
Автор

concordo com o vídeo em partes. porque quem garante pagando o aluguel vai pegar essa diferença de valor e ficar aplicando em fundos, cdb, poupança entre outros. tem que ser muito focado para guardar esse dinheiro com objetivo de um futuro distante . parcela da sociedade que faz isso é mínima. o casal tem que ter uma boa fonte de renda e aplicar certo o dinheiro . senão infelizmente o aluguel será para a vida toda .

adrianocolombomendes
Автор

Complementando o comentário abaixo, ainda tem outro porém, com o tempo que eu vou demorar pra juntar esse dinheiro, na época que eu for comprar à vista, talvez eu não consiga à vista porque os imóveis estarão mais caros. Na região que eu moro, um imóvel vendido a 200 mil 6 anos atrás, hoje é vendido a mais de 800 mil...agora imagine em 20 anos.

camilavieirasantos
Автор

Gustavo muito legal! Gostaria de ver ideia sobre ALUGAR X COMPRA A VISTA. Sendo que pessoa pode comprar a vista e mesmo assim possuir uma reserva ou (pior) comprar a vista e ficar sem um reserva.

RicardoFabianoZuzaVieira