Métodos B - Vídeo 1 - O problema de Sturm Liouville - Introdução

preview_player
Показать описание
Vou publicar uma série de vídeos para o curso de Métodos em Física Teórica B (Física Matemática 2), do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, por ocasião do semestre suplementar, online, por conta da pandemia de 2020.
Como o curso será mais compacto que o normal, vou centrar no problema de Sturm-Liouville e daí chegar nas equações de Bessel e Legendre, destacando a importância da relação do problema de Sturm-Liouville com expansões em séries.

A apostila de Paulo Miranda pode ser acessada via Google drive. O link está no meu blogue "Professor, não. Gildemar", na página de Métodos B (ou Métodos 2), embaixo da lista de conteúdo do curso.

Meu nome é Gildemar Carneiro dos Santos, fiz graduação e mestrado no IF da USP, e mestrado e doutorado na Universidade de Nagoya, no Japão. Ensino na UFBa desde 1994.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns, Dema! Show de bola esse canal!

moisesoliveira
Автор

Professor Gildemar seus comentários me animam, me estimulam a não desistir. Obrigado!

sergiobarros
Автор

Muito boa aula, show, meus parabéns elas estão me auxiliando muito.

donizetenunes
Автор

Que maravilha! Grande mestre. Tô na rua e salvei aqui pra ver mais tarde.

fisicainterativa
Автор

Hora de revisar métodos!! 🙌 Que maravilha ter você no YouTube, Gildemar!!!

karlapedrozaoliveira
Автор

Um dos melhores professores que eu já tive 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

viniciustavaresgomes
Автор

Ficou muito bom! Curti bastante esse formato \o/. Galere que estiver cursando Métodos B (e quem mais tiver revisando por aqui e for resolver o exercício da aula também) se liguem no seguinte:

- Não precisa resolver a equação do terceiro grau \o/. Na hora de resolver o exercício, basta fazer o processo pra chegar na Energia total. De lá, é só desenhar (ou plotar) o gráfico da função do potencial, que vocês vão achar.

- Com o gráfico em mãos, pra achar a amplitude MÁXIMA, é só pegar o ponto mais próximo do ponto de equilíbrio no qual caso você solte uma partícula dali, ela vá ficar oscilando confinada naquele poço de potencial. Esse ponto é infinitesimalmente abaixo do ponto de equilíbrio, em direção ao poço. Note que qualquer ponto abaixo deste vai fazer a partícula ficar oscilando no poço, mas com outras amplitudes menores que a máxima, claro.

O ponto de equilíbrio é aquele onde a linha da energia é tangente ao pico local do gráfico do potencial. Nesse ponto a partícula chega com energia cinética zero e fica ali pra sempre, se você soltar ela com a energia tangente a esse ponto. Espero que isso ajude vocês! Abração à distância e bons estudos!

Luqueuris
Автор

Bacharelado em Osciladores Harmonicos.

roderickbraganca
Автор

Sensacional GIldemar ! Gostei muito da Aula e estou doido para estudar as vibrações em membranas circulares como em um pandeiro :D

acusticajax
Автор

Caso tenha, disponibiliza as aulas de métodos A.

diogorodrigo
Автор

Quem estudou só com livros e aulas guspe e giz ( aula presencial ) fica com inveja dos estudantes de hoje em dia. Santa INTernet

marcosffontes
Автор

Ótimas aulas, e uma dúvida que tenho é se esse curso tem todos vídeos ? Kkkk sua didática é tão boa que tô querendo maratonar Física Matemática 1 e 2 ( Métodos Matemáticos A e B) pra mim agora falta Métodos C. Continue com os vídeos suas aulas são maravilhosas.

victoreriveltondesouzasilv
Автор

Gildemar, onde encontro a apostila do Professor Paulo Miranda???

igorantoniodeoliveiracarva
Автор

Eu tenho uma dúvida antiga: Em que condições podemos usar separação de variáveis para resolver equações diferenciais, e por que ao resolver devemos considerar um dos lados como constates?

donizetenunes
Автор

O senhor poderia me sanar uma dúvida, me perdoe se ela é muito ingênua. No desenvolvimento em série de Taylor do oscilador harmônico ao fazer x=c na segunda derivada, não vai zerar a derivada? Obrigado

donizetenunes