Métodos B - Vídeo 9 - Bessel e Frobenius

preview_player
Показать описание
Neste vídeo mostro como, usando o método de Frobenius, se chega à expansão em série da solução da equação de Bessel (a cilíndrica).
Erratas:
No minuto 17:00 eu botei pra fora da somatória, no denominador, 2^(2m). Na verdade o correto seria 2^m, pois já tem 2^m dentro da somatória, como bem mostrou Poliana.
(No vídeo, onde eu digo "conterrâneo", ouça-se "contemporâneo").

Vou publicar uma série de vídeos para o curso de Métodos em Física Teórica B (Física Matemática 2), do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, por ocasião do semestre suplementar, online, por conta da pandemia de 2020.
Como o curso será mais compacto que o normal, vou centrar no problema de Sturm-Liouville e daí chegar nas equações de Bessel e Legendre, destacando a importância da relação do problema de Sturm-Liouville com expansões em séries.
Meu nome é Gildemar Carneiro dos Santos, fiz graduação e mestrado no IF da USP, e mestrado e doutorado na Universidade de Nagoya, no Japão. Ensino na UFBa desde 1994.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gildemar, no minuto 7:59 acho que o S poderia ser apenas 1/2, até testei o caso de S = -1/2 mas deu diferente de zero o coeficiente de x elevado a (1-s), considerando c1 diferente de 0, acho que o "S = mais ou menos m" pode ter gerado essa confusão, não sei. O que acha ?

AJAXIMOS
Автор

Gildemar meu camarada, acho que Em 11:49 A relação de recorrência seria -2S no lugar do 3, poderia confirmar ?

acusticajax