Autismo em adultos - como solicitar uma reavaliação se você suspeita de erro no seu diagnóstico

preview_player
Показать описание
Como os adultos podem solicitar uma avaliação de autismo e de TDAH ao
psiquiatra ou ao neurologista, especialmente, quando o paciente já está em tratamento
para depressão ou ansiedade há anos e ninguém cogitou a neurodiversidade?

E será que a equipe seria obrigada a reavaliar o nosso caso?

Aqui no vídeo, a partir da minha experiência clínica, eu falo um pouco da minha percepção.

Por exemplo, algumas pessoas me procuram por se sentirem mais confortáveis para iniciar essa conversa com o médico se elas já têm o relatório psicopedagógico.

O neuropsicólogo e o fonoaudiólogo também podem ser contratados para avaliações particulares. E, claro, o paciente mesmo pode montar um portfólio com fotos e relatos das pessoas que o viram crescer.

A ideia é conferir se havia dificuldade de interação, comunicação e flexibilização de rotinas desde cedo - no caso da suspeita de autismo. E sondar se desde os primeiros anos de idade, os sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade estavam presentes - quando a suspeita é de transtorno de déficit de atenção.

Obviamente, o seu desenvolvimento natural e as suas experiências de aprendizagem até a fase adulta trataram de reduzir certos sinais e sintomas das duas condições - tanto do autismo quanto do TDAH.

Mas, sim, é possível descobrir se você é neurodivergente mesmo na fase adulta.

Então, tenha uma conversa transparente com os seus profissionais de confiança!

_____________

- Instagram:

#ansiedade #neurodiversidade #psicopedagogia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quanto mais estudo a respeito de autismo (feminino), mais tenho certeza que tenho autismo leve, mas infelizmente, não tenho dinheiro para pagar um especialista que possa me ajudar a investigar, até que ponto este grau de autismo está "transtornando" a minha vida, e o que é causado por outros fatores. 😔😔😔

PatriciaKnevitz
Автор

Sugestão: faz mais vídeo falando de autismo feminino. ♥

Hinatat
Автор

Tenho vontade de saber se tenho autismo ou não. Quando criança minha professora perguntou à minha mãe se eu era autista ou se ela tinha me levado para fazer alguma avaliação, devido a forma como me comportava na escola, mas na época ela ignorou o fato. Passei a infância e adolescência me sentindo "travada", com enorme dificuldade de expor o que pensava ou sentia (o que me faz, até hoje, ser mal interpretada em que falo e faço em 90% dos casos). Hoje sou uma adulta que falta explodir de tanta ansiedade.

tharianacristine
Автор

Resposta completa e sensata. Acredito que a sua cliente irá gostar.
Você destacou a importância da participaçāo do cliente tanto para o diagnóstico correto quanto para o tratamento eficiente.
Este mesmo princípio é válido para todos os transtornos e doenças.
Por isso, é fundamental que o cliente saiba expressar de forma fidedigna os sinais e sintomas e tenha capacidade de compreensāo para poder executar as propostas terapêuticas.

dr.djalmabambirra
Автор

A dra presta um serviço essencial para ajudar no esclarecimento dessas questões que podem definir o futuro de uma pessoa, a depender da situação.

juliosilvamonteiro
Автор

Lygia, eu adoro seus vídeos! Parabéns por esse conteúdo incrível e importante. Mas fiquei com uma dúvida. Você disse que você tinha traços de autismo mas que, de certa forma, "se tratou sozinha". Isso é possível? A pessoa ser autista na infância e depois deixar de ser?

leticiamonteiro
Автор

Oi Lygia, estou maratonando seus vídeos, como faço para me consultar com você? Super obrigada pelo conteúdo suuuuper esclarecedor ❤️

marianakanbara
Автор

Olá, estou a tempos procurando uma equipe para diagnóstico...pode indicar alguma...? Moro em Ribeirão Preto/SP e todas as entidadea ligadas aos "não neurotípicos a que tive acesso-muitas...não conheciam profissionais para este trabalho...
Procurei até algumas clínicas psicopedagógicas, mas não me foram confiáveis...

dinorahmoraisespecialidades
Автор

Já passei pelas avaliações da equipe multidisciplinar. Qual seria o melhor médico para procurar agora? Psiquiatra ou neurologista? Estou com a hipótese diagnóstica para autismo e tdah. E sou mãe de autista!

Jessica-Ferreiraas
Автор

Nunca fui ao psicólogo . Tenho vontade de ir pra melhorar a comunicação, aí fico pensando q não vou conseguir falar esta tudo na minha cabeça e não consigo verbalizar parece q as palavras somem não consigo falar tudo, explicar oq estou pensando ou sentindo.

luizeapolinario
Автор

É possível solicitar reavaliação neuropsicológica também? A minha apontou Autismo leve, mas, não acredito 100% nisso. É possível uma avaliação neuropsicológica estar errada de alguma maneira?

carolineestudanteeng.compu
Автор

Quero ser autista, é bom demais, vc ganha um monte de vantagens e descontos.

reifousjoe
Автор

Eu gostaria de saber se pode acontecer de ter tdah e autismo? Pq meu filho recebeu diagnóstico de tdah, mas acredito que ele tenha o autismo

jossandramendes