🧩 Autismo em adultos

preview_player
Показать описание

A informação sobre o TEA tem sido bastante difundida, alcançando cada vez mais pessoas envolvidas no desenvolvimento de crianças dentro do espectro. Acontece que, quanto mais as pessoas conversam e estudam sobre o assunto, mais percebem em si mesmas as dificuldades dos autistas.

O autismo é um transtorno que pode trazer prejuízos em qualquer fase da vida. Quando não acompanhado desde a infância, ocasiona vários obstáculos na vida adulta, principalmente na comunicação, socialização, interesses restritos (ou estereotipias) e sensoriais.

Adultos não diagnosticados também podem desenvolver ansiedade e depressão, justamente por não entender as razões de serem tão diferentes dos amigos e familiares. Então, se você se identifica com os comportamentos autísticos que comentamos no vídeo, não hesite em procurar ajuda!

Antes de cuidar dos pequenos, precisamos cuidar de nós mesmos. Com um bom acompanhamento profissional você poderá ter muito mais qualidade de vida para você e sua família.

*****

Livros:

*****

Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato

*****

Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.

Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.

Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia e Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.

Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.

Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações! Beijos e muito obrigada!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Levei meu filho a uma, muito recomendada, neuropsicóloga da minha cidade para uma série de consultas e testes para rastreamento de autismo, eu estava em busca de um diagnóstico e saí de lá com dois laudos, o do meu filho e o meu...

DavidAlexandrino
Автор

Não entendo como têm gente que dá dislike no conteúdo da Mayra Gaiato. É tanta informação de qualidade e gratuita. Parabéns a toda equipe do Instituto Mayra Gaiato. Vocês são demais!

danielafreitas
Автор

Eu relembro da minha infância como sendo uma pessoa que só pensava em futebol ou vídeo game, por incrível que pareça tentei me encaixar em diversos grupos sociais ao longo da vida, tentava imitar o jeito das outras pessoas e no fundo sempre me senti muito incomodado em estar interagindo socialmente.

Me lembro de colocar uma tampinha no ralo da pia do banheiro, encher ela de água formando uma piscininha, colocava meus bonecos ali e entrava em um mundo paralelo brincando com eles. Depois de crescido meus pais comentaram sobre isso, diziam que achavam "engraçado" eu ficar horas brincando sozinho.

Aprendi a usar e identificar muitas metáforas, mas foi só no sentido de um algoritmo da sintaxe portuguesa, embora algumas eu consiga captar o sentido, em geral eu não as entendo muito bem, sobretudo acabo tendendo às imagens na mente.

Infelizmente eu falo embolado às vezes e eu me esforço muito para ter uma boa dicção, mas parece ser algo que não tenho muito controle. Melhorei muito o tom robótico que tinha e grande parte dessa melhora veio quando assumi meu vocabulário rebuscado sem ficar com vergonha de parecer pedante ou muito inteligente. Muito da melhora veio com esforço, mas acima de tudo em me aceitar e não deixar que os outros me diminuíssem.

Parei de me deslocar até festas só para tentar ter amigos. Parei de fazer coisas que me agrediam sensorialmente, tais como locais cheios e com muitos estímulos.

Percebo que minhas intolerâncias sociais estão tendo uma piora na vida adulta. Tenho me isolado e estou muito bem assim!
Faço agronomia, estudo 3h todos os dias, além disso frequento as aulas e tenho alguns poucos amigos.

Hoje tenho muita confiança em mim mesmo e tudo melhorou. Vivo uma vida melhor após aceitar minhas peculiaridades. Hoje eu me respeito.

utnapishtim
Автор

Uma dica pras pessoas: Na faculdade de psicologia em aulas sobre psicopatologias todo mundo se identifica com milhares de doenças mentais, essa associação de características da nossa personalidade com sintomas é natural e não significa que vc tem de fato alguma coisa, pois o que determina a real chance é acompanhamento psicológico adequado! Nunca se diagnostiquem, as vezes é apenas a personalidade + acontecimentos da vida que contribuíram para esses comportamentos e na terapia poderá ser trabalhado. :)

MarceloChannel
Автор

Penso que sou autista, porque não gosto de sair de casa, não gosto de receber visitas, sou bastante seletiva com respeito à comidas, não tenho amigos e sinto prazer em me isolar. Gostei muito deste vídeo.

antoniarodrigues
Автор

Gostaria de ver mais conteúdo sobre autismo em jovens e adultos (tenho autismo leve e 23 anos), ver isso é bom.

jonatasd
Автор

Me descobri autista por causa da minha filha que é autista, vivi minha vida inteira achando que era a louca, hestérica, três casamentos fracassados depois eu descubro o autismo

leidyanne
Автор

Descobri a pouco que tenho tudo o que você disse, estou tratando ... fiquei chocado como você me descreveu !

NandoMorenoOficial
Автор

Tantas pessoas passaram por julgamento, e até hoje vejo isso, mas por causa da ignorância e falta de informação, preferem criticar estas pessoas que precisam de ajuda. Por isso é tão importante, a fala da Mayra, que como sempre fala se forma clara para todos entenderem.Parabens Mayra, minha admiração por vc, só cresce ❤️

stela
Автор

Nossa tenho certeza que sou autista nunca fui social, não gosto de barulho, sempre gostei de ficar no meu cantinho, sempre q vou em alguma festa sinto que estou sobrando ali

liciaoliveira
Автор

Fui diagnosticada com autismo nível 2 de suporte e agora toda a minha vida faz sentido. O tanto que eu sofri e sofro, não consegui chegar a lugar nenhum até hoje. Vou começar a terapia e todo o processo para tentar melhorar um pouco a minha qualidade de vida. Mas ter isso é uma grande merda

isabelalps
Автор

Recentemente tivemos o diagnóstico de autismo do meu filho de 5 anos.
E gerou uma curiosidade de onde foi que ele poderia ter herdado, de mim ou do pai.
Comecei a prestar atenção na minha “esquisitice e falta de filtro”, que me acompanhou a vida toda.
Assistindo esse vídeo, me identifiquei em vários pontos.
Na escola eu criança ficava de castigo na sala, por não terminar a tarefa antes do recreio, nunca fiz parte de grupinhos, tirava muitas notas vermelhas, odiava estudar, desde pequena sempre muito sincera é chamada de grossa, meu tom de voz é alto e eu não consigo controlar, e nem usar entonação, as pessoas acham que estou brigando, 😢
Só consigo comer se tiver algo crocante acompanhando a comida, e certos alimentos, eu tenho repulsa de imaginar comendo, só de olhar, sem nunca ter experimentado.
Gosto de tudo organizado e limpo, cresci minha adolescência ouvindo e agora adulta também, ouço que tenho toc.
Detesto sair da minha rotina, e gosto de saber o que vai acontecer no meu dia, percebi que gosto de previsibilidade, quando percebi que meu filho precisa de previsibilidade, notei o quanto eu também gosto e vivo melhor se tiver.
Se um pequeno detalhe, sai do meu controle, eu sinto vontade de chorar de tanta frustração, lembro que em toda minha fase adulta eu comento com marido e família, que eu queria fazer terapia para me entender, é recente tive o diagnóstico do meu filho é comecei a pensar se a resposta não seria a mesma para mim, porém fico constrangida em tentar expor essa minha suspeita, pois o meu marido, fala que eu não sou autista, pois eu casei, porque sou comunicativa, e realmente sou, mas eu noto que falo por impulso, porque o silêncio me incomoda, eu fujo de pessoas na rua, detesto encontros familiares (com excessão dos meus pais), se sou obrigada a participar de confraternizações, em fotos, meu sorriso é forçado, eu vivo em uma bolha, onde só consigo ser eu mesma, dentro da minha casa, com meu marido e meu filho, onde falo até demais, e meu marido me chama de grossa.
Recentemente tirei habilitação, reprovei 6 vezes, e algumas dessas vezes, minha cabeça simplesmente dava um bug, eu esquecia onde eu estava e o que estava fazendo, eu focava em um detalhe, e minha mente viajava na hora da prova, com muito esforço consegui.
Pode ser apenas coincidência, mas me sinto sozinha, por pensar em uma certa possibilidade, e ninguém a minha volta pensar como eu, porque meu comportamento é diferente do meu filho, uma criança de 5 anos.

silyamasaki
Автор

Meu filho nasceu prematuro, e foi um bebê em sofrimento fetal. Hoje aos 32 anos, sai só para trabalhar e raramente sai de casa para alguma distração. Fica muito tempo dentro do quarto no celular, tem poucos amigos, inclusive alguns já casaram. Nas festas de família, se reúne, come e já sai do ambiente. É carinhoso comigo. Realmente teve dificuldade na escola.

lucineiadurante
Автор

Eu iniciei o tratamento com uma médica neuropsicóloga e com decorrer do meu resumo de vida ela detectou que tenho personalidade esquizóide seguido de TDAH e autismo. Atualmente tenho 43 anos

diegomg
Автор

Tenho uma filha de 29 anos com autismo. Mais vídeos sobre o assunto, por favor !

angelafigueiredo
Автор

Sou pai de autista e voce me descreveu em quase tudo!! semana que vem tenho consulta com neuro para ver se tb sou autista.

osrodriguespelomundo
Автор

O meu filho tem 19 anos e foi diagnosticado recentemente com autismo nível 1, ele sempre foi muito reservado e sofreu bulling na escola e com 17 anos estava no último ano do ensino médio e os desafios de interação social aumentaram e ele se sentia obrigado a pertencer a algum grupo e não conseguia e com isso desistiu da escola na metade do ano e não conseguiu concluir o ensino médio, aí veio depressão e ansiedade, começou a passar com psicólogo e psiquiatra, comecei a pesquisar sobre o autismo e vi que ele tinha muitas características desde a infância, enfim foram quase dois anos até a avaliação neuropsicologica e o laudo confirmou o diagnóstico de Tea nível 1 de suporte.
Antigamente não tinha todas as informações que temos hoje, por isso te parabenizo por divulgar e ajudar outras pessoas a entender e compreender que é importante sim ter um diagnóstico.o meu filho criou um canal para falar sobre ele, achei muito bacana a atitude dele de divulgar o seu diagnóstico e pedir respeito, porque ele sempre sofreu muito tentando se enquadrar e se sentir aceito na escola e sofria muito por ser diferente e não saber o porquê.
Hoje ele está entendendo as suas necessidades e está mais leve, sabe que é importante as terapias e aceitou que ser diferente é normal, porque ninguém é igual a ninguém e ele pode ser feliz e aceitar a sua maneira de ser.
Sei que não é fácil, mas estarei ao seu lado o apoiando e aprendendo junto com ele❤
Quem puder segue ele no canal: Luis Fernando autismo diagnóstico aos 19 anos.
Que Deus abençoe todos nós ❤

alessandraferreiradasilva
Автор

Tenho dois filhos um de 23 anos e outro de 6 anos. Meu filho mais novo foi diagnosticado aos 2 anos. E apartir daí começamos a perceber que meu filho adulto também é 👍😘

miriamalves
Автор

Obrigado por ter falando tão bem a respeito de autismo em adultos eu estou sendo diaguinosticada por uma equipe multi e foi assim mesmo q tudo começou pelo meu filho q e do espectro autista❤ vc 😊😊😊😊😊

Elissandracesario
Автор

Eu tenho autismo mas não gosto de matemática. Gosto de lógica. E amo humanas. Até escolhi publicidade pra fugir das exatas, o que não adiantou muito.

titor.