Financiamento

preview_player
Показать описание

« CONTEÚDO »

Financiamento

Olá, tudo bem você? Preparado para escalar sua vida rumo ao sucesso financeiro? Então vamos juntos!

Antes de começar o vídeo de hoje, quero lembrar você de se inscrever no meu canal e também marcar o sininho que tem aqui abaixo para receber as notificações a cada novo vídeo que eu publicar, ok? Isso é uma forma de você me dizer que gosta dos meus conteúdos, mas principalmente um meio para você se manter atualizado. Se inscrevendo você vai ficar mais ligado e antenado no mercado financeiro, e vai aumentar radicalmente suas chances de sucesso!

No quadro Glossário Financeiro do domingo passado, eu falei sobre o famoso imposto sobre operações financeiras - IOF. Hoje vou te falar sobre o financiamento.
O financiamento é um meio muito utilizado para usar algo que não é seu! Afinal, quando se financia algo, o bem é seu somente após a quitação da dívida, portanto, até quitar, você faz uma espécie de aluguel, muito caro, esperando que possa se tornar seu futuramente, certo?!
As primeiras parcelas do bem financiado, na verdade não pagam o bem financiado, mas os juros do financiamento. Não entendeu? Se acalme! Digamos, você compra um carro no valor de (TRINTA MIL) R$ 30.000,00, ao parcelar o valor sobre para 60 mil. Veja, esses VINTE MIL não são para pagar o carro, mas pra pagar os juros do parcelamento do carro. Embora dependa de qual tabela de financiamento for utilizada, a tabela SAC ou PRICE, que são, entre aspas, as formas de pagamento mais utilizadas de financiamento, as parcelas de um financiamento incluem um valor de amortização, que é o valor que você está realmente pagando um pedaço do bem que você financiou, MAIS os juros. Como no início do financiamento a sua dívida é todo aquele montante que você financiou, as primeiras parcelas são compostas mais por juros do que por amortização do bem, e isso vai se corrigindo até que a situação se inverte e no final as parcelas são compostas mais por amortização do que por juros.
O que importa é a ideia de que ao parcelar, você paga não só o bem, mas os juros também. Assim, se fosse possível restituir o valor que você pagou, você não receberia tudo que pagou, mas apenas o valor do BEM que você pagou, o restante foi o pagamento pelo serviço de financiamento, que são os juros da operação.
Bem*, você deve ter percebido que quanto mais longo o tempo de financiamento já pago, ou seja, quanto mais tempo fizer que você paga o financiamento, fica mais caro pra você desistir dele, porque, se você já pagou muitas parcelas, você já deve ter pago muito pelo serviço de financiamento, que é o juro, e agora é que está pagando pelo bem que está adquirindo e, nesse ponto, poderia até ser pior não terminar de pagar o financiamento.
Então por isso que evitar o financiamento é uma atitude positiva na sua vida financeira! Porque fará com que você pague apenas por aquilo que você compra e não por juros. E isso durante toda a vida faz uma grande diferença! Crie o hábito de sempre guardar para depois comprar as coisas à vista. Isso será melhor para o seu bolso SEMPRE.
Entendeu como funciona o financiamento e como isso afeta sua vida financeira?
Então, esse foi o nosso quadro Glossário Financeiro e essa foi a dica de hoje!
Espero que você possa alcançar milhões de reais!
Um grande abraço e até o próximo vídeo!



« VEJA EM SEGUIDA »

« CONVITE »

Para ser convidado para os eventos ao vivo, receber novos conteúdos como esse, ou mesmo para terminar de ver o vídeo mais tarde, (1) acesse agora ao Blog de Valor; e (2) me acompanhe na rede social de sua preferência. É só clicar abaixo:

Link do vídeo:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A idéia de parcelar no início pode ser boa, mas com o passar dos meses é que a gente vê que poderia ser evitado. Tudo é questão de disciplina. Temos que entender que financiar é ficar dependurada em juros.

gracinhadiogo
Автор

Muito bem explicado muito obrigado muito inteligente.

danielconceicao
Автор

tenho 18 anos, e como todos falam a escola te prepara pra ser pobre! vim saber oq n aprendi cm ninguém

dcobs
Автор

Excelente conteúdo, esclareceu alguns aspectos aos quais eu tinha dúvidas mas há um porém, como tudo tem um pró e um contra ( nada é 100% ruim e nem 100% bom).
Nem sempre pagar a vista é melhor do que financiar e principalmente, refinanciar saldo quando já foram pago algumas parcelas. Sem falar que depende do motivo do financiamento/ refinanciamento.
Se for para usufruir do bem, o bem vai se depreciar se for um passivo como: um carro, dinheiro (nota física ou digital) ou um imóvel no qual a compra foi feita para morar (você vai pagar parcelas/juros que podem ser maiores do que a valorização do bem, e o seu dinheiro sendo comido pela inflação do período). Isso o torna um passivo.
Mas se comprar bem ativos como um imóvel para serem alugados ... Aí também entra gastos como administração dos bens, meses sem alugar, eventuais reformas, dores de cabeça como impostos e tudo mais.
Tem que controlar isso e calcular na ponta do lápis. Mas aí é valido pois coloca dinheiro no seu bolso mensalmente, gera fluxo.
Passivo, tira dinheiro do seu bolso e ativo, entra dinheiro no seu bolso.
Investir em ativos te dá liberdade financeira no longo prazo!
Creio que financiamento é uma excelente oportunidade de alavancagem (controlando risco-retorno, sempre respeitando a aversão do perfil do investor ao risco), isso é melhor do que pagar a vista (que demora muito pra juntar o montante do valor do bem, sem falar que juntar dinheiro é péssimo por causa da inflação durante o tempo) pois esse valor que você daria a vista usa em outro ativo. Os juros de um empréstimo nada mais é do que o reajuste do valor do dinheiro emprestado, é uma proteção pro banco.
Então juros não são ruins, tudo muda quando você tem a visão macro da situação.
Acontece com todos, por exemplo: R$ 100, 00 em 1998, enchiamos o carrinho no supermercado e em 2023, são no máximo, 6 produtos comprados. Uma certeza é o dinheiro vai se desvalorizar.
Durante os tempos a inflação desvalorizou nosso dinheiro, por isso dinheiro (físico) é um passivo, ele só se deprecia com o tempo.
Sem falar na amortização que muitas vezes nem são feitas por você mas sim, pelo inquilino, em caso de compra de imóvel para alugar. O inquilino compra pra você um imóvel, e ainda paga os impostos pra você.
Use o dinheiro do banco (financiamento) com sabedoria para te enriquecer, vale muito a pena o estudo do tema.

braziltokyoschool
Автор

Isto sua sinceridade sobre o Financiamento e o conselho sobre ele foram muitos bons.

epresilva
Автор

Se pensar do lado Bom da vida é mlhr financiar msm, pq o mundo tá acabando e vc pd ficar sem dps

reehcristiina
Автор

Muito bom, VC me ajudou muito. Parabéns vc ensina muito bem👍👏👏👏

curiosidadenerd
Автор

Bom dia, André. Tema importante para os Brasileiros que por motivos de desconhecimento e situação econômica abusam de financiamentos. Como bem descrito no pai rico, pai pobre, financiamentos enriquecem bancos e portanto devem ser usados com bastante parcimônia, preferencialmente evitados se possível.

brunobrcard
Автор

Obrigado Bona, estou aprendendo muito com você. Paz, saúde e amor lhes sejam multiplicados.

anselmomartins
Автор

muito bom, não comprar a prazo é o meu lema....

neiltonbatista
Автор

Engraçado, eu sempre tive esta noção. Das poucas vezes que comprei financiado eu não me senti "dona'' até terminar aquela desgraça de "carnê'".
Lembram dos "carnês"? :)

AnaLuizaHella
Автор

Bom dia André!

Parabéns pelos seus vídeos, são bem didáticos e não são muito grandes o que facilita a visualização.

Parabéns.

renatolinomorao
Автор

ótimo vídeo, explicação simples, agora entendo pq é ruim financiamento obg sucesso

Gustavogdr
Автор

Grande Bona. Ótimo vídeo. Grava um vídeo também sobre consórcio. Grato. Grande abraço e sucesso.

aguinaldosebastiao
Автор

Pergunta: quando se faz um investimento, no resgate, paga-se imposto de renda com as excessões de Lci, lca e poupança. Os grandes investidores, conseguem resgatar esse valor ou parte dele na hora de fazer a declaração de IR lá na restituição?

alexhastenreiter
Автор

Fala um pouco sobre financiamento de dividas

marlissonfernando
Автор

Gostei muito do vídeo, muito claro e objetivo! Obrigada, André!

julianaberchielliboffa
Автор

Bona, coloca esses vídeos como podcast! Assim, poderei lhe ouvir indo ao trabalho e à aula! Abraço

marcio_
Автор

Vlw Mestre! qnd tiver um filho vou passar seus vídeos para ele, ou ela. Estou lendo o livro "Pai rico, Pai pobre". Será que vc poderia tecer algum comentário sobre os ensinamentos do autor?

DigaoRox
Автор

Não é melhor juntar dinheiro e com o tempo comprar a vista?

diogocorrea