Autismo em Adultos: De que adianta ter um diagnóstico na fase adulta?

preview_player
Показать описание
De que adianta? Se vale a pena? O que muda?

TUDO! Muda tudo! Fez TODA a diferença pra mim e nesse vídeo eu conto o que e como!

#autismoemadultos #autismoemmeninas #autismo

——————————————————
TIKTOK: @familyonboard

——————————————————

Olá! Bem-vindos ao nosso canal! Somos aventureiros que gostam de viajar longas distâncias em família! E tudo pela conscientização do autismo. Gostaríamos de levá-los ao redor do mundo explorando lugares incríveis! A Summer é a nossa filha de 2 anos que será o seu principal anfitrião para o nosso canal! Venha você também nessa nossa aventura.

#autismo #autismoemadultos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A grande vantagem de ter o diagnóstico é receber o rótulo certo, porque a gente passa a vida toda recebendo rótulos errados: neurótica, mal educada, implicante, etc

perolatuon
Автор

O ruim do autismo, não pode esconder quando estamos quase explodindo, somos transparente demais .

Estouvendo
Автор

Esse final se semana estava super mal... antigamente acharia que era depressão ou preguiça... hoje com 32 anos fui diagnósticado com Autismo e Tdah e para mim foi libertador, só é triste fazer as pessoas que me conhecem a vida toda "aceitar" meu diagnóstico.

BrunoSorrentino
Автор

Eu tive o diagnóstico recentemente, na verdade eu perdi meu pai e fiquei sozinho no mundo e procurando documentos encontrei algumas receitas antigas onde mencionava que eu era autista. Quando criança eu vivia em consultas com neurpsiquiatra e minha mãe dizia que era por conta de uma enxaqueca crônica que eu tinha, eu tbm fazia tratamento com psicóloga desde que eu me lembro de existir. Quando achei essas anotações procurei uma avaliação neuropsicólogica que indicou e depois fui conversar com um psiquiatra que mencionou. Eu achei que era besteira pois eu tirei habilitação e todos dizem que eu dirijo muito bem, mas eu sempre fui considerado estranho pelos outros, eu adorava brincar com outras crianças, mas chegava um momento que eu me trancava e não queria ver ninguém, eu tenho uma manias que vivo repetindo. As vezes ate das pessoas que eu gosto muito eu fujo pra não ter que interagir, no trabalho inclusive estou sofrendo discriminação por eu não ficar próximo no meio das conversar casuais, as vezes coisas simples acontecem e pra mim é como se fosse uma grande tragédia, chego a urinar, me tremer todo, pressao aumenta, nãoconsigo conter o choro, outras vezes coisas serias acontecem e eu ajo sem nenhuma alteração, surgem problemas e eu vejo solução é não compreendo a recao dos outros, isso ta acabando comigo pois o que eu tenho lido de características de autismo muitas São totalmente o contrario de como eu sou.

rodrigodeoliveira
Автор

Nossa! Ela me define completamente. Se eu não olho nos olhos eu fico pensando que a pessoa vai achar que eu estou mentindo. Essa questão de mudança da programação eu também odeio, dá muita briga na família, tenho muita rigidez mental.

isabelacardoso
Автор

Grato pelas suas palavras! Esse peso me acompanhou a vida toda, virou culpa, stress, auto-punição e burnout... 2x. 10 anos me sentindo imprestável para tudo. Não ter suporte na família e ser visto como "frescura" é isso, destrói as pessoas de dentro pra fora. Hoje finalmente tenho meu diagnóstico oficial e foi tão claro que a Psiq não teve muitas dúvidas com tudo que eu levei nas sessões.
A jornada de Cura/Healing é cansativa, ainda me faz perceber que toda minha energia de fazer algo legal por mim e pelo meu filho é usada para eu me manter em pé e funcionando. Mas, pelo menos, agora esse peso de uma vida depois de ter atravessado um moedor gigante para me encaixar no mundo... esse peso não tem mais.

lmz
Автор

Que vídeo necessário 🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Me sinto exatamente assim! O diagnóstico é libertador 💕

rhanielensantosstancini
Автор

Eu entrei e permaneci em depressões severas por anos... não queria sair de casa, nao queria ter que "encarar" pessoas.. interajir socialmente era tão penoso pra mim...
Eu tinha minha vida social, meus colegas sim, gostava de conversar...sabia manejar o masking de vez em quando, então eu conseguia me virar... mas algumas situações sem explicações me desgastavam, como não conseguir olhar nos olhos
Sempre me perguntei o que havia de errado comigo...
Finalmente em 2018 me deparei com a palavra ASPERGER e tudo mudou pra mim

Vi o relato de outra pessoa vivendo as mesmas coisas que eu
Mas eu tive medo, sei lá, de procurar saber mais sobre isso, tanto que demotei a pesquisar sobre o assunto, era algo totalmente novo pra mim
Mas só descobri que o Asperger fazia parte do espectro autista ano passado

lene
Автор

Eu tenho desconfiança de que estou no espectro. E ouvindo vc falar, uma coisa me deixou chateada: pq eu tenho que ter um diagnóstico para as pessoas entenderem que eu não quero fazer tal coisa, ou que tal coisa me afeta? Por exemplo, sou bastante intolerante a sons contínuos ou excesso de sons no mesmo ambiente. Eu fico desnorteada. E meu marido fala "vc tem que ir ver isso" ao invez de resolver a situação.
Enfim, breve desabafo

lauramuniz
Автор

Realmente faz toda a diferença, as peças do quebra cabeça vão se juntando.
Quem lê tem mais a dizer.

laikariso
Автор

Uma amiga me disse que um diagnóstico agora não serviria de nada, pq as pessoas são muito ignorantes e preconceituosas, que eu tenho é que treinar certas habilidades pra tentar me encaixar mais. Eu não discordo dela, mas parei pra refletir sobre o que mudaria na minha vida, e é exatamente isso o que você disse, o diagnóstico é pra mim, pra eu poder me tirar um peso que sempre tive. Quando era mais nova pedia todo dia pra morrer, pq achava que não nasci pra viver nesse mundo, que não servia, que tinha vindo errada, não sabia fazer uma coisa que o ser humano já nasce programado. Só de desconfiar, já saiu um pouco desse peso, me ajudou a me entender e não me forçar a coisas que ultrapassam os meu limites. Quando estiver trabalhando será uma das primeiras coisas que pretendo ir atrás.

Raissazzz
Автор

Obrigada por esse vídeo, Violet! Muito explicativo de forma clara e simples. Vou atrás do meu diagnóstico oficial, achava que não tinha necessidade por eu já ter 26 anos mas vendo seus vídeos entendi a importância.

brugnerottog
Автор

Exatamente. Ajuda na questão do auto conhecimento, e ajuda também a se entender. Ajuda também a pessoa a conseguir adaptar seu dia dia tanto em casa, quanto no trabalho e/ou faculdade, e também nas dinâmicas sociais. O resto, vai se ajeitando... Muito bom o vídeo!

deborar
Автор

Se vai adiantar ou não depende da pessoa. Conheço um que sabe que suspeitam que ele é autistaas ele não se preocupa nem um pouco se é mesmo ou não. E se for mesmo, ele não se importa se isso tras dificuldades nas pessoas com as quais ele convive

lidiadepaula
Автор

Vim aqui so pra dizer que a Summer é a coisa mais fofa que ja vi no you tube...

mouramoura
Автор

Pra mim fez muita diferença!
Estou, de certa forma, aliviada, pois muita coisa teve explicação.
Não só ajudou as pessoas me entenderem, mas, principalmente, eu me entendo um pouco mais.

CristianeSiandes
Автор

Eu quero receber o diagnóstico pra eu mesma, nem vou contar a ninguém. Só quero saber o que há de errado comigo, é muito angustiante saber que não sou "normal" mas não saber o porquê. Por que sou diferente das outras pessoas? Por que sinto raiva quando olham pra mim? Por que não consigo olhar no olho da pessoa quando estou falando com ela? Por que não consigo ter uma amizade se quer?... eu só quero tirar esse peso das minhas costas e saber que minha vida toda eu não fui estranha. :(

Gabi-nj
Автор

Comecei a seguir vc agora. Já compartilhei. Espero que está tudo bem. Estou passando por esse processo. Só não tenho laudo. Sou professora concursada. Nem sei se posso ter problemas divulgando. Mas é muito bom esse autoconhecimento. Voltei a fazer terapia.

anaraimundo
Автор

Sou desse jeito também...tudo tem q ser programado....não consigo controlar sentimentos

simonezapacosta
Автор

Toda, com certeza
Libertador e da muita novas aberturas para a vida.

danielaottoboni