EPOC e Gasto Calórico

preview_player
Показать описание
Uma das abordagens muitas vezes colocada é de que ter mais músculos terá um grande impacto no gasto calórico de repouso e levará ao emagrecimento, contudo isto é impreciso, visto que estudos como o de Wang et al 2011 e Gallagher et al 1998 mostram que 1kg de músculo esquelético contribui com aproximadamente 13 kcal no gasto calórico total.

Sendo assim, para cada 1kg de músculo esquelético que se aumenta, há um aumento em cerca de 13 calorias a mais no gasto calórico diário. Poxa!! 13 calorias a mais para cada 1kg de músculo que se aumenta terá qual impacto no emagrecimento?? Só de olhar para a casquinha do pão já se foram 13 kcal.

Entretanto, isso não significa que a massa muscular não seja importante para o emagrecimento, ao contrário, é importante sim, contudo, o aumento do gasto calórico e da oxidação de gorduras não ocorre em si por ter mais músculos, mas sim, devido ao processo de recuperação de glicogênio, regeneração e construção do tecido muscular (hipertrofia muscular).

Outra análise é dizer que fazer um treino de alta intensidade levará a um grande impacto no gasto calórico após o treino devido ao EPOC e que isso levará ao emagrecimento.

O estudo de Greer et al (2015) compararam os efeitos dos treinos contínuo de moderada intensidade, intervalado de alta intensidade e de musculação no EPOC (12 e 21 horas). Todos os treinos tiveram o mesmo gasto calórico.

Os pesquisadores verificaram que 12 horas após a sessão de treino houve significativo EPOC apenas no treino de musculação e intervalado de alta intensidade. Mas sabe qual foi o gasto calórico desse EPOC comparado ao gasto calórico pré-exercício??? Apenas 8 kcal para o treino de musculação e 12 kcal para o treino intervalado de alta intensidade. Após 21 horas só houve EPOC significativo após o treino de musculação, mas o gasto calórico foi de apenas 7 calorias.

O estudo de Tucker et al (2016) mostrou que em treino intervalado de alta intensidade, treino em sprint (tiros) e treino contínuo de moderada intensidade o EPOC promove um gasto calórico de ~ 60-100 calorias, o que também tem pouco impacto para o emagrecimento, tanto que os próprios autores concluem que é improvável que o emagrecimento seja devido ao EPOC.

Para o emagrecimento (metabolização de gorduras) é necessário que o treinamento físico e a alimentação promovam alterações e adaptações fisiológicas que propiciem o aumento da Lipólise e Oxidação de gorduras não durante o exercício ou logo após ele, mas sim, na maioria das 24 horas do dia.

Uma dessas adaptações fisiológicas é a biogênese mitocondrial, já que os ácidos graxos são oxidados dentro das mitocôndrias.

O aumento da atividade enzimática da Beta-Oxidação, Ciclo de Krebs e Cadeia Transportadora de Elétrons além da angiogênese também podem contribuir para o aumento da metabolização de gorduras e emagrecimento.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Raphael Carvalho, é um grande privilégio ter acesso a um conteúdo tão bom como esse! Estou maratonando seus vídeos! Parabéns e obrigado 👏🏻👏🏻🎆🎆👏🏻👏🏻

igorcarvalho
Автор

Muito boa a aula!!! É raro ver algo tão detalhado na internet visto que a maioria não quantifica esta diferença desse epoc e se restringe a dizer se existe ou não deixando superficial a matéria.

alexandrelobato
Автор

muito boa analise prof. com relação ao EPOC não podemos dizer q existe um gasto calórico significativo para q ocorra o emagrecimento, mas acredito q alguma coisa é melhor do q nada, alem disso seriam 64 a 110 calorias a mais em 1 treino, q se for feito 4xpor semana daria um total de 256 cal a 440 a mais na semana e em um mês seriam 1024 a 1760cal a mais, o problema é q o emagrecimento e a obesidade são questões multifatoriais...falei besteira ?

wagnerendson
Автор

Excelente, professor!
Obrigado por compartilhar um conhecimento de altíssima qualidade!

mateuscandelot
Автор

Gostei da sua aula, muito bem explicado, mas eu acho que você não fez uma analise de forma abrangente, com resultados a longo prazo.
Uma pessoa que treina musculação a muitos anos e já conseguiu cerca de 20 kg de massa muscular por exemplo, 13kcal x 20, 260kcal a mais diariamente, em um mês isso daria 7800 calorias, e isso foi uma média, existem pessoas que conseguem ganhar bem mais do que 20kg de músculos praticando musculação.
O intervalado, 110kcal de EPOC, eu achei uma quantidade consideravelmente boa, se for feito de segunda a sexta por exemplo, são menos 2200 calorias no final do mês, o EPOC da musculação não foi mostrado as calorias, mas já seria um EPOC a mais para somar no final do mês, somando tudo isso, no final do mês, da uma diferença boa sim!

murilocostapersonal
Автор

Muito bom esse video... me inscrevi no canal.

eduardocamposCampos-jgqs
Автор

excelente conteúdo no canal ! inscrito já e sininho pra notificação de vídeos !

treinadorvalentim
Автор

Meu professor já havia dito isso sobre o epoc em uma aula de fisiologia. Poxaa, fiquei triste, rs.

wagnernascimento
Автор

Pq consome mais o2 depois de parar o exercício???

gillianmalta
Автор

Boa noite. Como os cientistas conseguem medir o consumo de calorias numa pessoa?

gilsonconceicao
Автор

O primeiro estudo não avalia o gasto energético do músculo FORA DO REPOUSO. Não é verdade? :)

sirluan
Автор

Qual seria a análise que não é simplista e superficial?

levyanthony