É mais fácil o autismo 'leve'?

preview_player
Показать описание

É comum famílias de crianças autistas relatarem e enfatizarem que o autismo é leve. Elas se referem ao autismo nível 1 de suporte, aquele em que a criança apresenta comportamentos sutis e menos necessidade de suporte e terapias.

Mas ainda sim, autismo leve é autismo e precisa da devida atenção e intervenção necessárias para a melhor qualidade de vida do pequeno.

Explicamos melhor, no vídeo de hoje, as questões que envolvem esse assunto. Vem assistir!

*****

Livros:

*****

Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato

*****

#autismo #autismonível1desuporte #autismoleve
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu filho com 21 anos descobrirmos agora que tem autismo leve, ele trabalha, faz faculdade, porém não tem amigos e sempre teve muitas dificuldades sociais... agora está fazendo terapia e esperamos que melhore, pois o que mais quero e vê lo independente...

ivanilalvesemboavasousa
Автор

Tenho 38°, sou autista e pai de uma autista de 4°. Já passei em 21 processos para concursos públicos, nunca consegui ficar por muito tempo em nenhum deles, após o início de meus acompanhamentos(psicológicos) me tornei mais focado, mais objetivo, e, principalmente, "Não cobro do outro o quê ele não têm pra me oferecer!". Sou feliz e amo minha família!

diegosilveira
Автор

Sempre fui calado em meio a estranhos, sempre fui do tipo que diz verdades incômodas, que ria fora de tempo, não entendia piadas, amava e amo ficar só, nao gosto de toques, mas com tudo isso só fui diagnosticado aos 47 anos. Sofri muito mas o diagnóstico me fez entender muito sobre mim. Hj gosto de ser quem eu sou.

LekinhodeCristo
Автор

É exatamente isso: as pessoas dizem, mas seu filho é muito inteligente, nem parece que tem autismo. É inteligente sim, mas cheio de ansiedades, estereotipias e dificuldade de socialização com outras crianças. Tem dias que é normal, mas tb tem dias bem difíceis! Adoro seu canal e suas explicações!! Principalmente como consegue ver e explicar de maneira clara, realista e positiva esses assuntos que poucas pessoas ainda entendem. Parabéns!

cileideadr
Автор

Nem sempre o leve é tão leve quanto as pessoas imagina. 😢

gixmenerodrigues
Автор

Dra, a senhora descreveu a minha filha e a minha família. Minha pequena tem 4 aninhos, TEA nível 1, com atraso de fala, comportamentos disruptivos, baixo limiar a frustrações e também com suspeita de TDAH. Hoje foi um dia tão difícil que não aguentei e chorei, de cansaço mental.O autismo leve, por muitas vezes, é bem pesado por aqui.

Mas louvado seja Deus por tudo! Minha filha é a melhor coisa que me aconteceu e eu tenho muito orgulho da menina maravilhosa que é!❤🥹
O amor é tão grande que todos os sacrifícios, as correrias para dar conta de escola, terapias, estimulações em casa, estudos para aprender o máximo que puder, e etc, valem a pena.

niveamaria
Автор

Esse vídeo deveria passar na televisão p pessoas entender oq pensam sobre oq passamos c autismo leve.

micheleoliveira
Автор

Exatamente, Mayra! As pessoas não entendem as demandas. O meu filho tem muita dificuldade social, de se expressar, mas as pessoas cobram a mudança dele. E nós sofremos demais

marciabellandi
Автор

Gosto muito de assistir teus vídeos, me dão força e clareza! Sou mãe do Pedro, 15 anos, com o autismo e sou funcionária pública. Por conta disso tenho direito a redução de carga horária para atender as necessidades do Pedro. Quando solicitei esse direito, tive q ouvir do médico perito, q negou meu pedido na primeira tentativa q fiz, que eu devia agradecer pelo Pedro ter autismo "leve" porq ele poderia ter paralisia cerebral, e isso seria bem pior... Me senti muito mal, sai da perícia arrasada, mas apesar disso, voltei a solicitar a redução. Consegui a redução, mas não esqueci essa situação.

elianegarcia
Автор

2 autistas "leves". Meu filho de 6 anos, ouço demais que não dou limites. E eu mesma me descobri aos 45. Eu era a criança que chorava por tudo, bicho de mato, antipática, esquisita. E me falavam.isso prae fazer mudar os comportamentos. Tive depressão diagnosticada bem jovem e luto contra isso até hoje. E foi essa comorbidade que acendeu a luz pro autismo.

gabrielarosa
Автор

Passo por isso. Descobri do autismo quando minha filha fez 9 anos. E apesar de ser nível 1, ela teve várias crises durante seus 9 anos. E escuto direto: ah mas é leve, ah mas nem dá p perceber. Profissionais duvidando do diagnóstico, sendo que só eu sei o que passamos todos os dias. Muitas vezes me sinto solitária por essas e outras que vemos ao longo da vida.

carolm
Автор

Oi, bom dia Mayara
Descobri o autismo de meus dois filhos, ele aos 24 ela com 16, e ouço muito isso frase: "AINDA BEM Q É LENE NÉ só eu sei o qto foi difícil p eles e p mim também, e ainda é difícil pq não consigo nenhuma terapia apropriada p eles, visto q não posso pagar filha tá com 18 e não consegue nem se imaginar no mercado de trabalho e sofre muito, qse não sai de casa...e por muita insiste da minha parte q via as dificuldades de meu marido, pedi a.ele q fizesse a avaliação e ele também dentro do espectro, até aí tudo bem...mas ano passado descobri q estou com câncer fazendo quimioterapia, mas continuo lutando p conseguir ajuda p todos eles.
Amo seus vídeos.... um abraço ❤

rubiaaraujo
Автор

Falou tudo Mayra! Minha filha tem 04 anos e é autista verbal. Se comunica bem e pra quem é de fora o autismo dela passa desapercebido. Mas só quem vê e enfrenta as dificuldades do dia a dia com uma criança que não consegue se alimentar na escola, se desorganiza por causa de sobrecarga sensorial, sofre de rigidez cognitiva, ansiedade, sabe do peso do autismo dito leve para a família. Uma simples tarefa do dia a dia se torna um grande desafio.

carlaamaral
Автор

Concordo com vc, o Autismo leve é mais "perigoso" do que o médio ou o severo pq a maioria das pessoas q fazem parte desse grupo passa batido perante a sociedade. E isso acarreta perdas enormes, muito sofrimento, conflitos internos. Se eu mesmo nao sendo diagnosticada, tivesse ouvido em algum lugar falando sobre o Autismo minha vida teria sido outra. Só aos 48 anos de idade q conheci o Autismo. A vida inteira procurei respostas e não encontrava.
Agora consigo levar a vida com mais leveza, sem me cobrar tanto.

ednagregorio
Автор

Descobri agora meu filho com 17 anos
Nível 1
e TDAH
Com ansiedade...
Começando o tratamento 🙏🏻🙌🏻❤️falo pra ele todos os dias, EU TE AMO❤❤ MAMÃE ESTARÁ AQUI SEMPRE COM VOCÊ 🫂❤️❤️

laudecisilva
Автор

Sou mãe de um autista leve, com 15 anos. Mesmo nível 1, os desafios são tremendos! Ao mesmo tempo em q ele agora busca entender mais e melhor o autismo, tem sentido o peso dessa condição em sua vida. Apesar de conversarmos bastante com ele sobre as suas muitas potencialidades, ele nos diz q não é fácil ter uma “mente diferente”. E sabemos q não é mesmo! Aproveito para agradecer mto a este canal pela ajuda tão preciosa q tem dado a toda a comunidade autista. 💙

monicasimoes
Автор

O Suporte com especialistas é fundamental e o famíliar tbm.

Dividir um pouco com os pais os cuidados, trazendo tempo de qualidade para o relacionamento deles e dar muito Amor a criança.

mariadefatimaamericanoparo
Автор

Eu sou mãe de um menino lindo de 5 anos com autismo nivel 1 ... Foi muito difícil a adaptação escolar muito choro muitas crises e com a ajuda da escola conseguimos especialistas para conseguir fechar o laudo do Tea nivel 1 ... Infelizmente não é fácil tem muito preconceito acham q são crianças mal educadas e sem limites eu como mãe sofro ... Mais mantenho a calma por ele sei que ele precisa de mim pra se adaptar as rotinas não é facil, sei que muitas mães e pais assim como eu chora escondido depois de um dia difícil e sempre esta ali firme e forte por seu amado filho (a) é em nós que eles tem o conforto e segurança nesse mundo difícil e complicado que vivemos

luanacostamartins
Автор

Meu filho é leve, mas não é nada fácil! Esse vídeo é perfeito!

kellyfatorino
Автор

Meu filho foi diagnosticado com TEA leve e esse vídeo resume muito o que sinto. Nossa família se adapta a ele e fazemos um esforço enorme para atender as dificuldades e também trazer terapias e atividades necessárias.

ketrinofilada