Autismo leve (Nível 1) é mais fácil?

preview_player
Показать описание

Existe autismo que seja mais fácil ou mais difícil?

Aqui vai um pequeno spoiler: NÃO!

O Transtorno do Espetro do Autismo é muito amplo, o que isso quer dizer? Mesmo que um autista tenha características muito parecidas com o outro, ainda assim são completamente diferentes.

Cada pessoa autista, independentemente do seu nível de suporte, tem suas conquistas e dificuldades apresentadas de forma individual.

Vamos conversar mais sobre isso no vídeo de hoje? É só dar play!

*****

Livros:

*****

Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato

*****
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Se engana quem pensa que Autismo "leve" é Autismo fácil, só quem convive com uma criança autista sabe das dificuldades que enfrentamos todos os dias .

angelacosta
Автор

Sofri de depressão e ansiedade, entre outras coisas, comorbidades do meu TEA. Sinto dificuldades em coisas que pros típicos são simples. A vantagem pra mim é que sou asperger com hiperfoco nos estudos, e isso mudou minha vida, porque fui bolsista em colégio particular, passei no vestibular e fui aprovado em mais de meia dúzia de concursos públicos, e sou servidor. Mas se eu fosse moderado ou grave, nem quero imaginar como seria ser tão pobre e fracassado dependendo dos outros. Nem sei se cuidariam de mim! Graças a Deus posso sustentar minha mãe e criar minha filha, que inclusive deve ser TDAH, porque eu também sou hiperativo. Posso dar pra ela o plano de saúde e o suporte que eu nunca tive antes de me empregar. Ai, me senti bem falando aqui, com vontade de chorar. Apesar de tudo isso, quando eu for pro Céu e conhecer o Espaço Sideral, acredito que todas as doenças serão curadas. Mas minha visão de mundo, meu olhar, minhas percepções e sensibilidades autísticas, acredito que Deus deixará pra eternidade, pois é a minha natureza e individualidade.

edivanoliveirabarbosa
Автор

Sempre acompanhado da frase “Ele nem parece autista” 🫠 e junto à cobrança e a falta de compreensão diante as dificuldades sociais. Precisamos compreender e respeitar urgente.

CARVAALHOO
Автор

Eu tenho um filho que aos 2 anos foi diagnosticado com suporte 2.
Mas hoje ele com 3 anos e 11 meses, não me quase nenhum trabalho.
Tem uma interaçáo normal, na escola tem desenvolvimento igual aos outros, é super comportado. Sabe os limites.
O que eu fiz, foi mostrar o mundo pra ele.
Tirei celular, tv assiste pouquíssimo.
E invisto muito nas brincadeiras dele, levando ele para todo lugar.

hcs
Автор

Tenho 17 anos e tenho crises de desorganização desde a infância. Muitas mudanças de humor durante o dia, dificuldade em entender piadas e trocadilhos, tenho muita baixa autoestima e me isolo muito, dificuldade em fazer amigos... socialização. Descobri que sou autista de nível um a pouco tempo. Meus pais não conseguiam lidar bem comigo por conta do humor desregulado, mas com o acompanhamento eles estão aprendendo a lidar comigo, e eu com eles.

literaturacientifica
Автор

Antes de descobrir que o meu filho é autistas, ouvi muito isso que eu não sabia educar entre outras coisas, inclusive da diretora da escola, fui muito cobrada, jogava a minha frustração em cima dele. Ter o diagnóstico de autismo ajudou muito a entender o meu próprio filho.

helenasoria
Автор

Finalmente encontrei minhas respostas, a sociedade é muito cruel com nossos autistas leve, não entende que eles não podem entregar o que esperam, e acabam por massacrar a família e condenar a maneira com que a família educa essa criança, pensando exatamente isso “ ah é leve ele leva uma vida normal” e sabemos que não é assim, acredito que temos muito a conquistar ainda numa sociedade que não respeita cada criança em sua forma de ser. Sonho com o dia em que poderemos respeitar nossas crianças com sua individualidade

karinerodrigues
Автор

Tenho 35, bipolar e autista grau 1. E professor de Física. Foi difícil. Muitas vezes irritado na adolescência. Gosto de ficar só. Muitos chamam de antisocial ou "frio". Abraço!

GFBPA
Автор

Uma mãe sabe como é difícil. Mesmo não tendo atraso na voz.crises todos os dias. Ouço todo dia graças a Deus é leve....mas Deus sabe como é

rosemeirecosta
Автор

Meu filho ama avião, ele vê vídeos faz desenhos, faz até aviões com palitos de fosforos e cola com chiclete, quando ele fez e me mostrou eu fiquei encantada, meu filho é muito inteligente 🧠, e só tem 5 anos ❤🎉

Talitaa
Автор

Sou autista grau 1, e tenho tdah.. Fui diagnósticado com 6 anos. Hoje tenho 39 anos e tenho um filho como eu.. Minha infância foi bem difícil.. Mais hoje vivo uma vida normal...

danielmello
Автор

Pensei assim: vou assitir o início e decidir se assisto o resto, pq eu estou esgotada dessa afirmação infundada. Ufa!!! Graças a Deus que já começou o vídeo dizendo que não é!!! As pessoas estão por fora das nossas demandas ... Parabéns pelo vídeo esclarecedor, minha linda! Você é incrível! Beijos da Elianar e da Ceci.

oautismonaspontasdospeseli
Автор

Meu filho todinho nesse vídeo.
Hoje ele tem 8 anos. Atraso e dificuldade na fala, dificuldade na interação social (principalmente com crianças e com brincadeiras que envolvam o lúdico), seletividade alimentar, alteração sensorial com certas texturas de roupas, dificuldade em entender regras em ambientes sociais, dificuldade em memorizar o aprendizado e o nome das pessoas, muita dificuldade na escola e em todo o contexto social/responsabilidade que envolve a vida adulta.. Se frustra muito fácil e quando percebe que os colegas na escola conseguem fazer as atividades e ele não, entra em crise e se agride, tem dificuldade em sentir e lidar com a raiva tbm.. Traços de TDAH.. Não tem amigos..
Faz terapias desde 1 aninho, seu diagnóstico de autismo foi fechado aos dois anos e meio... Nunca foi fácil, nem para ele, nem para nós. Por isso prefiro a expressão GRAU 1.

hannasoares
Автор

Sou asperger... Sofri muito na vida e aprendi sozinha a me virar. Passei em 5 vestibulares, concursos. Até hoje, não gosto de muita gente, barulhos, cheiros fortes. Descobri qdo me aposentei. Não gosto de toques e tenho dificuldades em me relacionar com os netos. Tenho depressão forte, quero contato com as pessoas, mas não gosto de grude. Sofro pra caramba.

SandraLopes-xiwk
Автор

Passei por situações de falar que meu filho tinha autismo e ouvir “Ah mas é leve né!?” Sentia meu sofrimento invalidado, tbm ouvi “Ah sei bem como é meu filho tem TDAH”

marcianascimento
Автор

Tenho um filho autista nivel 1, provavelmente asperger. Ele vai fazer 30 anos. Extremamente inteligente . Trabalha com TI. Nao se olha no espelho ha 12 anos. Se acha um monstro. Enfrentou muitos problemas de bullyng na eacola e em outros lugares por ser diferente. Sofre muito. Acontece que ele e meu unico filho e sempre o cerquei de muito amor e cuidados. So eu sei tudo que ja fiz e passei. Hj em dia ele tem uma situacao financeira muito boa, embora sofra demais por todos esses problemas com lidar com as pessoas e aparencia. Acontece que ele e extremamente frio comigo. Diz nao ter lembranças a meu respeito. Me culpa pelo pai que teve, por qq coisa ruim que passou. Embora tenha uma otima situacao financeira e eu nao, nunca me deu um parabens no meu aniversario ou dia das maes. No momento esta na minha casa pois vendeu o ap que morava e esta decidindo se vai pra fora do país. Autista e frio assim? Sao inumeras situacoes em que ele demonstra nao sentir nada por mim. Ja me falou para pensar em um asilo qdo eu precisar. Ja me falou nao ter lembrancas a meu respeito, nao sentir nada por mim. Ja ficou indeiferente a um pedido de socorro qdo levei um tombo no quintal e nao me ajudou. Eu pedia socorro e ele me deixou lá. Bati o cocix e nao conseguia me levantar. E me deixou la. Ate que eu conseguisse me levantar. Enfim, inumeras situacoes de odio mesmo. Eu sofro demais com isso e nao consigo trata lo friamente pois sei que ele sofre muito. Tem uma preocupacao extrema com a aparencia e chora muito. Nao tem amigps ou namorada. Nao sei como agir. Na infancia dele ate psicologo para ir em casa eu pagava. Nunca aceitou ajuda. Ele me adoece. Com tanta frieza e nao sei se faz de proposito. Nao sei o que pensar. Sei que ele e capaz de ir embora e esquecer que tem mae. Ja me bloueou inumeras vezes qdo morava sozinho e eu ia na casa dele, mesmo sendo maltratada. Acho tenho uma dependencia emocional com ele, pq por mais que me maltrate nao consigo me distanciar.

elisabetebraga
Автор

Já ouvi até médicos falarem que meu filho não é autista pois ele tem interação social e olha nos olhos, só que isso só está acontecendo porque não deixamos pra lá e levamos pra terapia, fono e o que mais for preciso pra dar suporte. Isso foi conquistado, acredito que a escola ajudou muito. Me falaram que nunca que um autista iria beijar e abraçar alguém e ele faz isso, alguns distúrbios do espectro já não são latentes como antes. A fala ainda está comprometida. Ele tem 4 anos e antes da fono só falava mamã tinha crises de ansiedade e não ficava em ambiente com muitas pessoas. Agora está começando a tentar falar outras palavras com muita dificuldade e interage bem em ambientes com pessoas

thaisreis
Автор

Esse vídeo acabou de salvar minha semana. Meu filho tinha estigma de mal educado, por mim mesmo. Eu brigava muito pelo estereotipia na mão, por não me olhar quando falava com ele, por se fazer de surdo... sendo que eram sinais que eu não enxergava como autismo. Porque ele falou cedo. Ele varia muito. As vezes está numa festa e o som não incomoda. As vezes na escola interage. Mas quando ele cansa... A crise vem.

TaiaSanches
Автор

Muito bom o vídeo! É uma questão de lógica. Não importa se o grau é leve, moderado ou severo. Todos têm suas dificuldades. Se tem dificuldades, essas devem ser tratadas. Com o grau leve não é diferente, se não for tratado adequadamente, terá um impacto bastante negativo na vida da pessoa. Só uma coisa que foi dita sobre a qual discordo. Que o autismo leve não apresenta atraso na fala. Meu filho é diagnosticado com grau leve. Com 1 ano e 4 meses, dizia todo o alfabeto e contava até 100. Mas não falava nenhuma outra palavra. Aos 2 anos, começou a falar palavras soltas: papai, mamãe, água. Começou a fazer fono e somente com 3 anos e meio começou a falar frases completas. Hoje, aos 6, é um tagarela, está no primeiro ano e não tem nenhum problema com aprendizagem. A dificuldade está na comunicação social, como narrado no vídeo e na transição de atividades, porque só quer fazer o que ele quer, não quer seguir as regras. Para trabalhar nessa parte do comportamento, ele participa de um grupo social, e faz fono para trabalhar a comunicação social. Também tem youtubers adultos autistas que são diagnosticados com autismo leve e que também tiveram atraso na fala. Não tem como dizer que esses youtubers são moderados só porque tiveram um atraso na fala quando crianças. Mesmo porque, existem os moderados que com terapias passam a ter o diagnóstico de autismo leve. O atraso na fala é um componente importante, mas não é um fator decisivo para o diagnóstico de nível leve. Acho que a ênfase para o diagnóstico leve, deve ser dada na capacidade da criança de responder bem às terapias e desenvolver as habilidades, incluindo a fala. Na maioria dos casos, alguém que tem um atraso na fala, mas sempre teve boa cognição, e nunca teve problema de aprendizagem, provavelmente com apoio de terapias suplantará esse atraso e seu desenvolvimento estará na escala do autismo leve. Mas enfim, no final das contas, a preocupação primordial de pais e profissionais, não deve ser com o grau do autismo, mas sim, em proporcionar à criança, todos recursos médicos e terapeuticos (embora no Brasil, tristemente e absurdamente isso não seja uma realidade), para que ela desenvolva o seu potencial ao máximo e seja feliz! Cada criança é única, cada uma com diferentes habilidades e dificuldades, mas devem ser tratadas igualmente na intensidade do amor, respeito e admiração.

luciasantos
Автор

Ainda, estou no processo de descobrir se meu filho é ou não autista.Confesse que estou esgotada, mas não desisto, quero o melhor pro meu filho pois sei que lá na frente virá o resultado de todo esforço que estamos fazendo. Ele tem 12 anos e faz terapia desde os 8 mas nunca me deram uma definição, agora graças a Deus consegui uma avaliação neuropsicologica pra ele na qual ele passará por sessões de vários médicos especializados pra diagnóstico.

cristinakumasaka