Como é a crise de uma pessoa com borderline.

preview_player
Показать описание
Saber lidar com as emoções é algo delicado para quem não tem nenhum tipo de transtorno, imagina para uma pessoa que passa a vida aprendendo a compreender a si mesmo.

Quem nunca se deparou com esses tipos de frases, “está de mau humor”, “nossa, seu humor muda mais que o tempo” e frequentemente depois dessas piadinhas, vem sempre o diagnóstico, “deve ser bipolar”. A gente sempre tem uma pessoa na família ou no ciclo de amizade que se acha o “Dr(a). Diagnóstico”.

Porém, esse assunto é muito sério e não cabe mais piadinhas. Tanto sobre o Transtorno Afetivo Bipolar ou sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), cabem somente respeito e empatia.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo, e é considerada uma das principais causas de incapacidade. Já o borderline estima-se que 6% da população mundial sofra desse transtorno.

Abordar esse assunto, com o devido respeito, favorece com que as pessoas possam entendê-lo e até mesmo pedir ajuda a um especialista. Nesse Plugado, convidamos a psicóloga Neide Maria de Oliveira, CRP 04/23.611, que trouxe o assunto de forma didática e bem objetiva. Ela comentou sobre as principais características dos transtornos e reforçou a importância de sempre exercitar a empatia.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Borderline são pessoas apaixonantes, inteligentes e quando estão controlados sabem conversar muito bem.

ericasimone
Автор

Faço tratamento por causa de depressão há anos. Fazendo tratamento e estudando, eu também imaginei que eu era Bipolar, procurei um psiquiatra especialista e ele disse que tenho traços de transtorno Borderline. Ou seja, parece tanto em alguns aspectos, que eu mesma não sabia. Eu nunca consegui me entender. As vezes as pessoas têm medo do diagnóstico, mas o diagnóstico é uma porta pra gente se entender.

gesiellenvitoriano
Автор

Sou border, o pior é a angustia, o vazio, pensamentos intrusivos negativos (pejorativos) no meu caso .Uma insatisfação com quase tudo.

hel
Автор

Na TPM é perigoso. Pode acabar com a vida de quem está próximo.

AndreaPauli
Автор

Meu Deus, morei com uma mulher, ela quebrou tudo, carro, computador

edsonjadedani
Автор

Minha mae é border. Eu tenho apenas um leve espectro. Mas sou bipolar tipo 1

despertatuquedormes
Автор

O meu namorado também e borderline, e não tem como ajudar uma pessoa assim, porque me humilha, dois dias está bem de repente muda e estamos mal de novo se agride a ele próprio sufoca me alguém com o transtorno aqui pode me explicar como lidar com esse problema???

sandraramiroyasmin
Автор

Realmente sao pessoas chatas e incovenientes

rosimarm