Teste autismo adulto - você camufla as suas características autistas?!

preview_player
Показать описание
Faça o teste para saber se você camufla as suas características autistas (ou autísticas) mesmo na fase adulta!
A camuflagem pode até proteger os autistas da invalidação e exclusão social, mas também costuma ser a maior fonte de estresse das pessoas no espectro.
A camuflagem, ou masking, é uma estratégia de compensação em que a pessoa busca imitar quem ela considera "normal" e bem visto socialmente.
As meninas e mulheres autistas tendem a camuflar mais tempo e em mais situações do que os meninos e homens autistas. E, por isso, são elas as mais prejudicadas por esse mecanismo de defesa que causa muita ansiedade, confusão mental e mesmo consequências mais graves ao psiquismo.
Como psicopedagoga, percebo a camuflagem como um dos principais fatores responsáveis pelo baixo desempenho escolar. Então, obviamente, ela deve estar no nosso radar. Afinal, nós podemos ensinar estratégias mais criativas para a vivência saudável dos traços neurodivergentes!

#camuflagem #autismoemadultos #autismoemmulheres

Link para o artigo de validação do questionário CAT-Q:

O teste tem 25 questões e foi desenvolvido pela equipe da Dr. Laura Hull, pesquisadora da London College, em parceria com a equipe do Dr. William Mandy, da Universidade de Toronto.

________________________

🎭 Inscreva-se na Imersão Camuflagem Autística:

Instagram:

Capítulos:
0:00 Introdução
4:21 Quando eu estou interagindo com alguém, eu deliberadamente copio as suas expressões faciais e a sua linguagem corporal.
4:29 Eu aprendo como as pessoas usam seu corpo, assistindo à televisão ou filmes, ou lendo ficção. E uso esse conhecimento para interagir na minha vida real.
4:42 Eu tentei melhorar minha compreensão sobre habilidades sociais observando outras pessoas.
4:50 Eu repito frases que ouvi outros dizerem exatamente da mesma maneira que eu os ouvi dizendo pela primeira vez.
4:59 Eu pratico minhas expressões faciais e linguagem corporal para garantir que pareçam naturais.
5:07 Eu já passei muito tempo aprendendo habilidades sociais em programas de televisão e filmes, e tento usá-las nas minhas interações.
5:17 Nas minhas próprias interações sociais, uso comportamentos que aprendi observando outras pessoas interagindo.
5:25 Eu pesquisei as regras de interações socials (por exemplo, estudando psicologia ou lendo livros sobre comportamento humano) para melhorar minhas próprias habilidades sociais
5:37 Desenvolvi um roteiro para seguir em situações sociais (por exemplo, uma lista de perguntas ou temas de conversa).
6:01 Eu monitoro minha linguagem corporal ou expressões faciais para parecer interessad@ pela pessoa com quem estou interagindo.
6:11 Eu ajusto minha linguagem corporal ou expressões faciais para que eu pareça interessad@ pela pessoa com quem estou interagindo.
6:21 Eu não sinto necessidade de fazer contato visual com outras pessoas se não quiser.
6:29 Nas interações sociais, eu não presto atenção no que meu rosto ou corpo está fazendo.
6:45 Eu estou sempre consciente da impressão que causo outras pessoas.
6:52 Raramente sinto a necessidade de representar para passar por uma situação social.
7:01 Quando falo com outras pessoas, sinto que a conversa flui naturalmente.
7:08 Quando em situações sociais, tento encontrar maneiras de evitar interação com os outros.
7:25 Eu tenho que me forçar a interagir com as pessoas quando estou em situações sociais.
7:34 23- Em situações sociais, sinto que estou fingindo ser "normal".
7:40 Preciso do apoio de outras pessoas para socializar.
7:45 Eu me sinto livre para ser eu mesm@ quando estou com outras pessoas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Link para acessar o artigo completo sobre a validação do CAT-Q:

lygia.pereira
Автор

Me camuflei tanto que eu não sei quem sou... Hoje estou me descobrindo e tentando ser mais eu, mas sempre vem algum gatilho que me faz sentir anormal

BootConhecida
Автор

Meu Jesus, eu achei que todo mundo fazia isso como parte do crescimento na vida. Chocada.... onde seria útil usar essa energia de ser eu mesma se o meu eu não sabe viver socialmente

Dricalatoya
Автор

Tenho quase certeza que sou autista, coisa que sempre neguei.Pratiquei a camuflagem a vida inteira desde pequenininha.Hoje sinto me exausta, perdida na vida porque estou sendo eu mesma pela primeira vez ...

isetnefretregiamendes
Автор

Participei de uma entrevista de emprego e fui muito focada em fcr olhando pros olhos do empregador pra garantir ser uma pessoa confiável em olhar nos olhos, então fiquei olhando muito concentrada ros olhos dele mesmo me encomodando muitooo então foquei nos olhos mas respondia o que ele perguntava muito roboticamente e não escutava o que ele tava me explicando porque estava focada em olhar pros olhos, cheguei em casa minha mãe quanto é o salário que te ofereceram e eu não sabia pois não tinha prestado atenção 😔

Josecleiapereiraeiiiii
Автор

Nossa, na hora do questionário... chorei demais ao me dar conta que não é todo mundo que faz o que fiz a vida toda. Desde a infância me diziam para sorrir mais, aí eu aprendi. Antes de qualquer encontro eu ensaio mentalmente o que vou fazer/falar, as vezes falo até mesmo testo em voz alta para garantir que é de bom tom. Da última vez que recebi uma amiga em casa para assistir o jogo da seleção feminina brasileira, pensei que não faria mais isso, pois iria deixar acontecer naturalmente um diálogo...funcionou durante todo o jogo porque era sobre jogo que falava, mas o jogo acabou e fiquei sem saber o que fazer ou o que falar, usei um pretexto para que ela fosse para casa dela mais cedo.
É sempre assim, por isso fico tão cansada pelo simplesmente fato de sair para encontrar amigas.
Nem abracei ela, mal consegui olhar para ela pois não pensei em fazer isso antes.

ritasilva
Автор

eu com 11 anos lendo um livro de etiqueta pra saber como me portar em sociedade XD

eurafahsb
Автор

No meu trabalho eu sou a que mais dou risada e faço digo coisas engraçadas. Uma das colegas não gostava de mim e agora gosta kkk. Dessas camuflagens só pratiquei umas três. Eu sempre fui fora da caixinha, amo os animais, era a primeira da classe e estudei visualmente o comportamento das pessoas para não parecer muito diferente. Nunca consegui namorar, era muito exigente e hoje não quero mais.

claudiamariarodriguesdelim
Автор

Estou me vendo autista, aos meus 55 anos. Estou esgotada . Acho que cheguei no meu nível máximo de " viver uma vida de representacao". E agora que estou entendendo oque é ser autista, e oque um autista tem que fazer pra sw enquadrar no " mundo normal", o sofrimento é demais.cada vz que me lembro do que passei, do que me forcei a ser, pra parecer neurotipica, vejo como eu mesma me feri.

meirebrito
Автор

Olá!
Sempre tenho contato visual, e, pelas expressões, tento ajudar as pessoas com a bíblia, que tenho muito conhecimento.
Sou muito sincera, controlo para não ofender ninguém, e, esse contato visual me ajuda ver expressões das pessoas.
Camuflo não gostar de algum tipo de conversa ( comida, etc...) para não entristecer a pessoa, gosto de agradar as pessoas, ser respeitosa.
Sou transparente, sem mentiras, sem meias verdades. Verdadeira.
Camuflo desfarçar quando alguém menti para mim, fico com vergonha pela pessoa, disfarço que não sei, rs. Mantenho a paz!.

nairamaciel
Автор

Nenhuma conversa flui naturalmente. Descobri que as pessoas em geral gostam de falar de si, então uso como estratégia fazer perguntas e sempre saio pela tangente ao falar de mim.
Vou ver novamente e anotar as respostas rs

naunsei
Автор

Quando estava no começo da adolescência, fiz aulas de teatro em uma oficina gratuita na minha escola. Até pouco tempo eu pensava que o teatro tinha me ajudado a ser mais espontânea e menos tímida. No entanto, por tudo que venho estudando, na verdade ele só me ajudou a aprender a me camuflar de forma eficaz. Hoje consigo ver a grande mentira que foram todos os anos da minha vida e porque sinto que ninguém me conhece de verdade. É que nunca fui eu de verdade.

alineandrade
Автор

Nunca fui aceita por minha família, fui negligenciada por minha mãe e professores. Descobrir o Autismo foi como voltar pra casa e sofrer toda violência fisica e emocional. Hoje entendo que tive que me reinventar.

jakelocutora
Автор

Nossa... qse todas me identifico.. ainda estou chocada em ver q td faz sentido em meu historico de vida... o pavor de frequentar a faculdade.. a rotina de interação social.. de entrar em crises de ansiedade e depressão em todas as tentativas de faculdade.. e sempre acabar acreditando que era pq eu me sentia inferior.. n era inteligente o suficiente.. não conseguia um desempenho constante como as que admirava em sala de aula..
O abuso de alcool, todas todas interações de lazer tinham q ter álcool envolvido.. e eu encarava aquilo td como uma compulsão.. mas que na verddade agora vejo q eram sintomas de ansiedade fortissimos por tentar me encaixar nos grupos.. e pra suportar o tédio das conversas.. a falta de assuntos que se assemelhavam aos q me despertavam real interesse, so bebendo mto pra conseguir relaxar e interagir com mais leveza..
Nossa, um filme tem passado em minha mente agora... desde a adolescencia diagnosticada com transtorno bipolar tipo 2.. porém eu sempre via q tinha algo a mais de diferente em mim..q estava para alem de alteracao de humor.. e sim estruturas de pensamentos e sensibilidades diferentes..

ingridliberteseuser
Автор

Sou psychiatra infantil no Canada, e descobri seu canal agora com muita felicidade! Obrigado

RogerioDiaferiaRossi
Автор

Percebo que quem se camufla demais não é capaz de construir a própria identidade. E, para se tratar bem, é preciso ser alguém. SejaVocê! TrateSeBem!

williamtavaresfardin
Автор

Eu tenho desinteresse em prestar atenção nas pessoas, como se vestem, como falam, acho MUITO difícil interpretar um papel social. Se eu fosse boa nisso, mesmo que me cansasse, seria mais fácil me adaptar a esse mundo...

naunsei
Автор

Eu desconfio muito do diagnóstico. Principalmente em algumas características vistas em alguns vídeos.
Um ponto muito interessante é a camuflagem. É incrível pois eu acho que a única pessoa que me conhece é o meu marido, pois só consigo ser eu mesma com ele.
Juntos somos muito brincalhões, mas fora de casa sou muito séria, já ele consegue ser ele mesmo. Então algumas pessoas não entendem como nos damos tão bem.
Lembro do meu primeiro emprego como foi horrível pensar em como eu deveria me comportar, e me encaixar na forma de agir.
Hoje já sou acostumada a ser outra pessoa fora de casa.

raquelcarvalho
Автор

Os autistas é que são normais(eu não tenho diagnóstico e faco as coisas do vídeo) falam a verdade, são reais, não fazem nada só pra agradar alguém, se um autista agrada alguém o fez porque queria e não por falsidade. A maioria das pessoas não tem autenticidade e agem de forma falsa uns com os outros, perdi muitas amizades por isso, hoje dou muito valor a quem me "aguenta" hahahahahah porque sou um amor, mas sincera ao extremo, quando as pessoas me cumprimentam e perguntam, oi tudo bem com você? Eu sempre acho que elas querem realmente saber se estou bem, sou sincera, falo se estou bem ou não, se tenho alguma dor, falo tudo... Hoje eu me observo, e agora entendi, que a pergunta é só um protocolo de conversa, não tem nada a ver com saber de verdade

lenymorais
Автор

Eu sempre tente passar a imagem de certinha, elegante, delicada e olha... agora estou descobrindo que tudo foi masking. Até sorrir cansa.

dioneferreirafigueiredo