AS 12 TÁTICAS DE SATANÁS CONTRA O CRISTÃO: ESTUDO Nº 4: SUBSTITUIÇÃO DA OBEDIÊNCIA PELAS BOAS OBRAS

preview_player
Показать описание

Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 4: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Boas Obras
Por Markus DaSilva, Th.D.

Deus se deleita nas boas obras dos seus santos. Um dos motivos, é que as oportunidades que surgem para fazermos aquilo o que é bom no nosso dia a dia não aparecem no nosso caminho por acaso, mas são colocadas ali pelo próprio Deus para que assim possamos mostrar a Ele que estamos aprendendo; sim, estamos nos tornando bons iguais ao nosso Pai, que é a bondade suprema. Foi isso o que o nosso irmão Paulo quis dizer quando escreveu: “Porque somos criaturas dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou antecipadamente para que andássemos nelas” (Efe 2:10). Essa é uma verdade que posso comprovar na minha vida e da minha esposa incontáveis vezes. Em uma destas vezes, conforme já testemunhei em um outro estudo, Deus nos deu a oportunidade de servir por cerca de sete anos, dia e noite, por tempo integral, a uma irmã viúva e idosa da igreja. Aprendemos e crescemos com essa longa experiência.

“Este sentido de propósito é usado pelo inimigo para que deixemos de lado a nossa completa devoção a Deus e nos concentremos nos nossos atos de bondades.”

Vivemos em um Mundo Carente da Nossa Ajuda
Vivemos em um mundo que está repleto de pessoas carentes de ajuda em todas as áreas da vida. Vemos carência tanto fora quanto dentro da igreja, entre os nossos irmãos e irmãs em Cristo. O que não falta no nosso caminho rumo aos céus são pessoas que precisam de nossa ajuda, sem mencionar as boas obras ligadas à manutenção das nossas igrejas, que como qualquer outra organização neste mundo, precisam ser mantidas se não queremos que caiam em ruínas (João 2:17).

A Caridade é um Dom Universal
Algo muito interessante é que a caridade — que é este desejo de fazer o bem aos outros — entra na categoria dos dons universais que Deus nos deu. São universais porque foram dados a todos os seres humanos com o objetivo da preservação da nossa raça. Outros dons universais são o amor, a honestidade e a justiça. Isso significa que todas as pessoas, em diferentes graus, demonstram essas qualidades independentemente de qualquer religião. É por isso, por exemplo, que às vezes vemos um descrente mais caridoso, mais amoroso, mais honesto e mais justo do que nós que tememos a Deus.

Como sempre, Satanás utiliza as coisas boas que Deus criou e as transformam em obstáculos para o relacionamento do cristão com o Senhor. Aliás, o inimigo faz isso com tudo na vida. Como ele não tem a capacidade de criar nada, ele sempre distorce a boa criação de Deus para distanciar as pessoas do próprio Criador. Vemos essa realidade com o sexo, o alimento, as artes… e tudo mais.

Como Satanás Utiliza das Boas Obras Como uma Armadilha
Uma tática frequentemente usada pelo inimigo é fazer com que o cristão seja muito atuante na prática de boas obras, mas negligencie a obediência no seu relacionamento pessoal com Deus. Esta estratégia de Satanás é muito eficaz por vários motivos, mas deixe-me mencionar os dois principais. Primeiramente, é eficaz porque se trata de um dom que realmente todo o cristão deve pôr em prática, “para que o homem de Deus seja capaz e completamente instruído para toda boa obra” (2Tim 3:17). E como o próprio Jesus nos disse, amar ao próximo como a nós mesmos está no mesmo nível que amar a Deus sobre todas as coisas (Mat 22:39-40). Ou seja, ajudar o nosso irmão é um dos temas principais de todas as escrituras sagradas e é inconcebível um cristão que não se interesse em fazer o bem aos outros.

As Boas Obras, o Reconhecimento e o Orgulho
O segundo motivo que esta estratégia de Satanás é tão eficaz, é porque este é um dom visível e geralmente recebe a aprovação, o elogio e o incentivo de todos (1Tim 5:25). Isto nos deixa orgulhosos, mas mais do que isso, o estímulo dos outros cria em nós a ideia de que o plano de Deus para a nossa vida está sendo cumprido com as nossas boas obras. Este sentido de propósito é usado pelo inimigo para que deixemos de lado a nossa completa devoção a Deus e nos concentremos nos nossos atos de bondades. Isso foi o que Jesus nos disse quando censuraram a mulher que ungiu os seus pés com um perfume caro. Imaginaram que Deus teria mais prazer se o dinheiro fosse usado para ajudar os pobres: “Por que perturbais esta mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes” (Mat 26:10-11; Deut 15:11).
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gloria a Deus irmao graças i paz do Senhor Jesus Cristo amém benção de Deus está mensagem que Deus derrame benção sem medida em sua vida e sua família seu ministério

anainaciadasilva
Автор

Pr. Markus, que Deus te abençoe por trabalho maravilhoso!!!

adrianobezerra
Автор

Recomendo ao Markus a leitura do CATECISMO DA IGREJA CATOLICA, onde comeca dizendo que "o homem é capaz de Deus".

josefranciscosilva