🔊 SÉRIE: AS 12 TÁTICAS DE SATANÁS CONTRA O CRISTÃO: ESTUDO Nº 12: SATANÁS E A SEGURANÇA EM GRUPO

preview_player
Показать описание
-----------------

Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 12: Satanás e a Substituição do Eterno Pelo Passageiro

Por Markus DaSilva, Th.D.

Estamos encerrando mais uma longa série. Nunca escrevi tanto em tão pouco tempo. Durante todos esses dias senti uma urgência enquanto escrevia e por isso chegamos a publicar três estudos bíblicos em uma só semana. Por algum motivo o Senhor queria que esta série estivesse disponível ao público o mais rápido possível. Deixei este estudo por último porque no meu entendimento ele é o mais importante de todos os 12 textos sobre as estratégias de Satanás contra o cristão, pois é este o engano do inimigo que levará o maior número de pessoas à perdição. Creio que no juízo final milhões e milhões de homens e mulheres serão condenados porque desobedeceram ao Senhor continuamente, embora hoje insistem que o amam. Hoje, ignoram as palavras de Jesus, mas esperam que tudo terminará bem porque vivem como a maioria dos seus amigos e líderes cristãos vivem. Se sentem seguros por fazerem parte de um grande grupo. São esses os indivíduos que ouvirão com pavor e incredulidade a temível frase: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a desobediência à lei [Gr. αποχωρείτε απ ‘ εμού οι εργαζόμενοι την ανομίαν (aporroríte ap emú i ergazómeni tin anomían) Lit. afastem-se de mim aqueles atuando sem lei)]” (Mat 7:22-23. Ver também 1Jo 2:19).

“O inimigo está sempre nos encorajando a seguir as multidões, que quase sempre seguem em um caminho contrário à Palavra de Deus.”

DEUS NOS FEZ SERES SOCIAIS

O instinto gregário sempre fez parte da humanidade. Foi algo que o nosso Criador incorporou no nosso DNA: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só” (Gen 2:18). Somos seres sociais e não gostamos de viver isoladamente. O comportamento coletivo é uma das características inerentes do convívio em grupo e faz parte do desenvolvimento normal de todo o ser humano. Desde criança, uma boa parte da nossa conduta é o resultado do ambiente que frequentamos. Inconscientemente, imitamos as pessoas que nos rodeiam partindo do pressuposto que se muitos se comportam de uma determinada forma deve ser porque tal comportamento nos é vantajoso. Nos sentimos mais seguros adotando o mesmo comportamento da maioria do que aventurarmos em algo diferente. É em parte aplicando este princípio, por exemplo, que muitos pais se sacrificam e matriculam os seus filhos em escolas particulares; na esperança que ali a influência será melhor do que em escolas públicas.

Devo mencionar que o comportamento grupal não é uma exclusividade do ser humano, mas também de muitos animais irracionais. Todos nós sabemos de grandes grupos de animais que morrem por causa deste tipo de comportamento durante os conhecidos estouros; seja caindo de precipícios, cruzando rios perigosos, ou coisas semelhantes. Este é um instinto muito forte em todas as criaturas.

--------------------
--------------------

SATANÁS SEMPRE NOS ENCORAJA A SEGUIR A MULTIDÃO

Satanás sabe muito bem que compartilhamos deste comportamento com os animais irracionais e explora esta falha com maestria. O inimigo está sempre nos encorajando a seguir as multidões, que quase sempre seguem em um caminho contrário à Palavra de Deus (Exo 23:2). A maioria das pessoas, fora ou dentro das igrejas, absolutamente não quer renunciar a amizade que tem com o mundo, tornando-se assim inimigo de Deus: “adúlteros [Gr. μοιχαλίς (moirralis) s.f. adúltera, infiel, traidora], não sabeis que a amizade [Gr. φιλία (filia) s.f. amizade, amor, afeto] do mundo [Gr. κόσμος (kósmos) s.m. mundo; fig. habitantes da terra, estilo de vida ímpio] é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo [Gr. εχθρός (erthrós) adj. inimigo, adversário] de Deus [Gr. θεός (Theós) s.m. Deus]” (Tiago 4:4). Os de fora simplesmente não veem nenhum motivo para uma mudança de vida, já que não temem a Deus. Os de dentro, confessam com os seus lábios que temem a Deus, mas ignoram ou racionalizam as Suas instruções para que assim possam continuar nos prazeres do mundo que tanto amam, conforme nos disse Jesus e Isaías: “Hipócritas! [Gr. υποκριτής (ipocrités) s.m. hipócritas, atores] Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: ‘Este povo [Gr. λαός (laós) s.m. povo, nação, multidão] me honra [Gr. τιμάω (timáo) v. honrar, estimar, valorizar] com os lábios [Gr. στόμα (stóma) s.n. boca, conversa, lábios, palavras]; o seu coração [Gr. καρδία (kardía) s.f. coração; fig. inclinação e desejos do homem], porém, está longe...
Рекомендации по теме