filmov
tv
SÉRIE: AS 12 TÁTICAS DE SATANÁS CONTRA O CRISTÃO: ESTUDO Nº 5: DOUTRINAS SECUNDÁRIAS

Показать описание
Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 5: Satanás e a Substituição da Obediência Pelas Doutrinas Secundárias
Por Markus DaSilva, Th.D.
Apalavra “doutrina” é simplesmente uma variação da palavra “ensino” do grego [Gr. διδασκαλία (didaskalia) s.f. ensino, doutrina, instrução], e vem da palavra “ensinar” ou “instruir” [Gr. διδάσκω (didásko) v. ensinar, instruir, explicar]. É dessa mesma fonte que temos a palavra “didático” no português, “didático” no espanhol e “didact” no inglês. Em uma de suas cartas a Timóteo, Paulo lhe explicou que “toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar (didaskalian), para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (2Tim 3:16). A Bíblia Sagrada consiste em grande parte de doutrinas, ou seja, de ensinamentos quanto ao nosso relacionamento com Deus, o nosso Criador. É apenas quando lemos e estudamos estes ensinamentos que aprendemos sobre Deus e podemos então tomar decisões conscientes de suma importância para a nossa vida presente e ainda mais importantes para a nossa vida futura.
“Se o pecador tão somente crê em Jesus como o seu Salvador, e obedece às suas palavras, ele se salvará, ainda que não tenha tido a oportunidade de aprender sobre qualquer outra doutrina das Escrituras”
NÃO TEMOS QUE CONHECER TODAS AS DOUTRINAS BÍBLICAS PARA SERMOS SALVOS
Todas as doutrinas (ensinos) da Bíblia são inspiradas por Deus, mas nem todas estão no mesmo grau de importância, pois se fosse esse o caso teríamos que aprender e aplicar com exatidão todas elas para atingirmos o nosso objetivo que é a nossa salvação. Podemos averiguar, no entanto, que as próprias Escrituras Sagradas nos dão exemplos em que um conhecimento detalhado de todas as doutrinas não é uma exigência para ser salvo. Talvez o maior desses exemplos é a experiência do criminoso que foi crucificado ao lado de Jesus, cujo único requisito para se salvar foi reconhecer a autoridade de Cristo e pedir: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino [Gr. μνήσθητί μου κύριε όταν έλθης εν τη βασιλεία σου (mnísthití mu kýrie ótan élthis en ti vasilía su) Lit. se lembre de mim, Senhor, quando vier no seu Reino]” (Luc 23:42-43).
DOUTRINAS PRIMÁRIAS E DOUTRINAS SECUNDÁRIAS
Classifico então as doutrinas da Bíblia como doutrinas primárias e secundárias. Primárias são as doutrinas cujo aprendizado e aplicação causam um impacto direto na salvação ou perdição da pessoa. As demais doutrinas são secundárias. Obviamente não quero dizer com isso que todas as doutrinas secundárias estão no mesmo nível de importância, mas quero dizer sim que todas elas não devem, em hipótese alguma, serem tratadas com a mesma gravidade que os ensinos cujo entendimento e cumprimento removem a condenação que paira sobre todo o pecador e o leva à vida eterna (Gal 3:22).
OS DOIS REQUERIMENTOS PARA A SALVAÇÃO
COMO A TÁTICA DA SUBSTITUIÇÃO DA OBEDIÊNCIA PELAS DOUTRINAS FUNCIONA
Uma tática que Satanás usa com frequência contra o cristão é exatamente esta. O inimigo incentiva de várias formas que a pessoa se interesse exageradamente por uma, duas, ou mais doutrinas secundárias e não dê tanta importância a obedecer às palavras do Senhor. Estes cristãos passam horas e horas pesquisando e debatendo sobre estas doutrinas e se envolvem em acaloradas discussões. Frequentemente o amor pelo irmão é deixado de lado e até ofendem uns aos outros, esquecendo das palavras do Senhor: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).
Комментарии