🔊 SÉRIE: AS 12 TÁTICAS DE SATANÁS CONTRA O CRISTÃO: Nº 6: AS DÚVIDAS SOBRE A NOSSA SALVAÇÃO

preview_player
Показать описание
-----------------

Estudo Bíblico Sobre as Estratégias de Satanás Contra o Cristão. Parte 6: Satanás e as Dúvidas Sobre a Nossa Salvação

Por Markus DaSilva, Th.D.

Quando o cristão duvida da sua salvação ele pode estar sendo influenciado por uma de duas forças opostas. Opostas em métodos e objetivos. A primeira delas é benévola e vem do Espírito Santo, que foi enviado pelo Pai para nos convencer do pecado (João 16:8-11). A voz do Senhor é mansa e suave e podemos sentir que o seu alvo é nos trazer de volta ao caminho da retidão que todos nós, os santos do senhor, temos que percorrer até chegarmos à nossa morada final (Accessar série sobre a santidade). Já a segunda força é malévola e vem de Satanás. A sua voz é ríspida e acusadora, tendo como meta nos fazer desanimar e desistir do caminho santo e assim participarmos com ele do seu triste final (Apo 12:10). Este estudo, como sugere o título, focará na voz do inimigo. Se o Senhor nos direcionar, escreveremos sobre a missão do Espírito Santo em um outro texto.

“O nosso relacionamento com Deus não é baseado em ideias e teorias, mas em fatos.”

A PACIÊNCIA DE DEUS

Um dos maravilhosos atributos de Deus é a sua paciência com o ser humano. Paciência que Ele demonstra com todos nós, mas de uma forma muito especial com os seus escolhidos: “Por isso o Senhor esperará a hora certa de ser bondoso para convosco; e por isso se levantará, para se compadecer de vós” (Isa 30:18). Essa paciência de Deus para conosco está diretamente ligada ao fato dele saber muito bem de que material fomos feitos: “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó” (Sal 103:14). Sim, Deus sabe que a nossa pobre carne é fraca e que somos presas fáceis para um inimigo forte, decidido e implacável, que coloca dúvidas na nossa mente sobre de onde viemos, quem somos, e para onde vamos.

----------------
----------------

O CRISTÃO E AS DÚVIDAS

Primeiramente, deixe-me lembrá-los que não somos os únicos a sofrer com dúvidas. Praticamente todos os grandes nomes da Bíblia tiveram os seus momentos de dúvidas e fraquezas. Poderia mencionar Abraão, Moisés, Davi, Elias…, mas vou me limitar àquele que Jesus classificou como “o maior de todos os nomes nascido de mulher” (Luc 7:28): João Batista. Da prisão de Herodes, João enviou mensageiros a Jesus com uma pergunta que ilustra muito bem o fato de que todos nós, incluindo os gigantes da fé, somos susceptíveis às dúvidas esporádicas: “És tu aquele que havia de vir ou devemos esperar por outro?” (Mat 11:2-3). Lembrem-se que esse foi o mesmo João, que um tempo antes disse ao Ver Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

SATANÁS INSERE DÚVIDAS NA MENTE DO CRISTÃO

O profeta questionou se Jesus era de fato o tão esperado Messias, algo que o próprio João havia anunciado quando ainda se encontrava batizando no Jordão. Ninguém sabe ao certo as mentiras que Satanás sussurrou nos ouvidos de João ao ponto de ele duvidar da identidade de Cristo, mas possivelmente o inimigo sugeriu ao profeta que se Jesus fosse realmente o Filho de Deus ele já teria assumido a sua posição como líder militar, deposto a Herodes, e lhe colocado em liberdade. Esse era um conceito comum e falso da missão do Messias nos dias de João Batista (João 6:15).

Satanás sempre coloca dúvidas na nossa cabeça baseado em conceitos falsos sobre como deve ser o nosso relacionamento com o Senhor, e depois sugere que falhamos na nossa parte e que, portanto, não fazemos parte dos salvos. A verdade é que se Deus estendesse a graça da salvação somente para aqueles que não falham, ninguém se salvaria (ver série sobre a graça).

A NOSSA FÉ É BASEADA EM FATOS

Mas, voltando ao exemplo de João Batista, o mais incrível nessa história não foi a dúvida do profeta, mas sim a resposta que lhe foi enviada. Jesus pôs abaixo o ataque de Satanás utilizando de fatos: “Ide, e contai a João o que tens visto e ouvido: os cegos veem, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho” (Luc 7:22).

----------------
----------------

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Markus meu querido, parabéns pelos estudos maravilhosos.
Tenho uma dúvida e gostaria mto que vc me esclarece, por favor!
- Se Satanás não tem poder sobre nosso pensamento, como ele pode colocar dúvidas em nossa mente?
Deus abençoe vc, sua família e seu ministério!

telmasardinha