Relaxe para dormir, não durma para relaxar!

preview_player
Показать описание
Dr Leonardo Goulart, médico neurologista do Hospital Albert Einstein especializado em saúde mental e distúrbios do sono.

Dr Edson Bor-Seng-Shu professor livre docente pelo departamento de neurologia do HC FMUSP

Dr Marcelo de Lima Oliveira doutor pelo departamento de neurologia do HC FMUSP

No organismo há dois estados comportamentais: sono e vigília; importante ressaltar que um depende do outro. Sono é um estado fisiológico de um momento de redução da percepção do meio em que estamos com relaxamento musculares; é um estado comportamental reversível, onde há despertar para alguns estímulos específicos. As principais características fisiológicas são: coração bater mais fraco, bexiga retém mais urina e rim filtra menos urina. Durante o sono o cérebro esta ativo, porém de maneira diferente em relação a vigília. A postura habitual do sono porém o sono pode ocorrer em pacientes que estão de pé nas parassonias, como por exemplo no sonambulismo, terror noturno, despertar do sono dissociado.

A principal função do sono produção e liberação da melatonina. Além disso, ocorre liberação de hormônios que regulam a pressão arterial sistêmica, regulação e manutenção dos circuitos neurais, reutilização da memória para redefinir as conexões neurais, preservação da cognição, regenera células, reduz a atuação do sistema simpática que ajuda a reduzir a atividade cardíaca, efeitos antinflamatórios, modulação do comportamento, entre outros. Se alguém tiver algum processo biológico (apneia, pernas inquietas, etc) que reduz o sono pode ter prejuízo nas funções do sono.

Há tres tipos de pessoas em relação ao horário do sono: vespertinos, matutinos e intermediários. Matutinos são aqueles que o sono vem mais cedo e vai embora mais cedo. Vespertinos são aqueles que o sono vem mais tarde e vai embora mais tarde; os intermediários sao a maioria da população. Importante ressaltar que o vespertino dificilmente vira um matutino e vice versa. Se alguém tentar essa tranformaçao haverá sérios problemas de saúde em relação às funções do sono.

Importante ressaltar que o sono tem importante função no sistema imunológico, onde há fortalecimento das células sanguíneas de combate a infecção, liberação de interleucinas e liberação dos radicais livres. Por isso que é natural as pessoas sentirem mais sono durante infecções. Os principais hormônios liberados no sono são o hormônio do crescimento (GH) e melatonina.

Quanto tempo tenho que dormir? A resposta correta é dormir o quanto o corpo esta pedindo que pode ser uma pouco mais ou menos da média. Quanto mais tempo ficamos acordados maior a tendencia de vontade para dormir. Existe um sistema que abre as "porteiras" do descanso e avisa que o corpo precisa de descansar, ou seja, o timer das células é avisado da necessidade de descanso. A glândula pineal é avisada que esta no timer de descanso e libera a melatonina que "avisa" as células do corpo da necessidade de descanso. Por observação as pessoas dormem 8h em geral. O sono tem 2 grandes etapas: fase REM (rapit eyes moviments) e fase NREM (nao rem). O NREM é o sono profundo que é a primeira fase. Sono REM é a segunda fase do sono onde o despertar é mais fácil. A maior parte dos sonhos ocorre na fase REM e possivelmente é a fase de modulação da memória e emocional. O maior relaxamento muscular ocorre no sono REM para que não haja movimentos do corpo nos sonhos (interação do corpo no sonho). Nesta fase ocorre roncos e apneia do sono por relaxamento excessivo da musculatura das vias respiratórias. Quando a pessoa tem vontade de dormir depois do acumulo, os alertas devem ser inibidos e essa vontade deve ser respeitada para a fase NREM do sono: é mais importante relaxar para dormir do que dormir para relaxar. Caso essa fase não for respeitada, a fase profunda do sono para restauração do corpo será perdida e a pessoa acordará cansada e indisposta.

Quais fatores que influenciam o sono? Barulho, agitação, luz intensa, drogas e estimulantes cerebrais (cafeína, cigarro), pensamento que pode gerar calma e tranquilidade ou agitação e estado de alerta (preocupações, stress, etc). Para dormir tem que ter local adequado e tempo para dormir. A síndrome do sono insuficiente é quando pela escolha do estilo de vida as pessoas não consegue descansar por falta de oportunidade de dormir.

Para dormir é importante construir o hábito de dormir através da terapia cognitiva do sono onde vai levar a vigília para longe do local do sono, evitar o stress do pensamento para dormir, etc. Higiene do sono é o hábito de retirar as coisas que atrapalham o sono como cafeína, luminosidade, barulho, etc... A terapia é o método mais eficaz para melhorar a insônia crônica.

Insônia ê um sintoma noturno que é a dificuldade de iniciar o sono ou continuar o sono. Ela vai levar a um problema diurno como cansaço, stress, irritação, falta de concentração, etc. Quando dura algumas semanas ou meses fala-se de insônia aguda. Mais que tres meses insônia cronica.

#insonia #sono #apneiadosono
Рекомендации по теме