Como DECLARAR os DIVIDENDOS (IRS) - Passo a Passo

preview_player
Показать описание
Aprende como declarar os dividendos no IRS e aproveito para esclarecer dúvidas comuns sobre este tema.
Entrega da declaração de IRS: 1 abril - 30 junho.

Aprende como ganhar 1 Ação Gratuita até 100€ em 3 passos:
1️⃣ Criar uma conta normalmente.
2️⃣ Colocar o código 100STOCK na secção da "Promo Code".
3️⃣ Depositar apenas 10 euros e validar a identidade (existe um limite de 10 dias para colocar a "Promo Code" após a criação da conta).

Para Iniciantes (na Trading212):
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Faz sempre os teus próprios estudos e não invistas apenas com base na opinião dos outros, inclusive eu. Utiliza um simulador e pratica até te sentires confortável com os teus investimentos.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Disclaimer:
Trading 212 provides an execution only service. This video should not be construed as investment advice. Investments can fall and rise.
Capital at risk.
Past performance does not guarantee future results.
Não é dado aconselhamentos financeiros nem recomendações de investimento. Todo o conteúdo presente neste vídeo serve apenas para fins informativos.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tema muito pertinente em vésperas da entrega da declaração do IRS. Muito obrigado pelo serviço público!

helenamarques
Автор

Muito obrigado... Muito simples declarar a degiro também nos dá a papinha toda feita no documento anual, também tenho tudo, o valor total bruto e o que reti...

Muito obrigado

emanuelcouto
Автор

Como funciona a parte da moeda? É que o statment estava em dolares e no anexo de IRS colocaste em euros.

hugoconceicao
Автор

Excelente vídeo. Muito obrigado Gustavo.

herlandermorais
Автор

Boa noite Gustavo, gostaria de saber a tua opinião acerca do seguinte texto da DECO, se realmente achas que compensaria todos os anos antes de fazer o IRS vender e recomprar acções em prejuízo para obter menos valias a declarar:
"Imagine que vendeu este ano um ETF e obteve um ganho de 3000 euros. Em carteira, tem outros títulos, alguns dos quais em perda potencial. Se vendesse agora, por exemplo, uma ação abaixo do valor que a adquiriu, teria menos-valias de 2000 euros. Como investe a longo prazo e acredita no seu potencial de valorização, prefere, no entanto, mantê-la. Neste caso, ao declarar apenas as mais-valias do ETF que vendeu, irá pagar cerca de 840 euros de imposto (3000 x 28%). Será um pouco menos porque pode deduzir os custos com a compra e a venda. A única forma de reduzir a fatura do Fisco é, simplesmente, vender a ação que está a perder valor e comprá-la logo a seguir, mantendo a estratégia definida. O importante é a menos-valia ficar registada este ano para efeitos de cálculo de imposto. Assim, o prejuízo de 2000 euros irá abater aos 3000, ficando com uma mais-valia a tributar de apenas 1000 euros.

É certo que incorre em mais alguns custos de transação, mas se não forem desproporcionados, poupará muito mais no acerto com a Autoridade Tributária. E não precisa de “juntar” resultados de ações com ações porque todos entram para o mesmo “bolo”, sejam fundos de investimento, ETF, ações ou obrigações."

Abraço

slck
Автор

Obrigado pelo video mas o que eu gostava mesmo de saber (e ainda não vi ninguém explicar) é como se abre uma conta num paraíso fiscal de modo a legalmente não ter que dar 28% a esses mamões.

zaper
Автор

e sobre options. era bom um video destes para options. obrigado!

Alex-ympu
Автор

Gustavo e então um ETF? na trading212 não aparece retençao na fonte. como sabemos o pais de onde é pago o dividendo? Estilo por exemplo QYLD.

ivocoelho
Автор

Bom video. No meu caso em particular e pelos calculos que fiz, para os dividendos de ações americanas, penso que as finanças me cobraram este ano os 28% sobre o rendimento bruto, apesar de já terem ficado 15% retidos na fonte, ou seja pelo que mencionas no vídeo apenas deveria ter pago 13% do rendimento bruto. Não se aconteceu apenas a mim, ou se não sou apenas um caso isolado. Obrigado.

GFCOM
Автор

Boas Gustavo, excelente video. obg.
entranto só 2 coisinhas, no degiro esse doc não o encontro....e em relação ás P2P (bondora, mintos, viainvest, estateguru e peerberrie) tenho esses 5....diversificado..heheh
um abraço e keep up the good work.

sobralius
Автор

Gustavo desde já queria dar os parabéns pelo excelente trabalho!

Queria também realçar que por exemplo no caso dos dividendos recebidos através da xtb, não é preciso declarar visto que eles tem sede em Portugal e fazem a retenção total na fonte, tal como acontece com os bancos por exemplo, estou a pensar bem? Consegues esclarecer?
Muito obrigado!

miguelbernardo
Автор

Boas, no caso da Etoro o reporte vem em Dolar, como fazemos para declarar o valor em Euros? Usamos o cambio do dia em que preenchemos a declaraçao?

BrunoDuarte
Автор

Bom video, boa informação.
A grande dúvida é em crypto...declarar o staking, vendas, trocas, envios para carteiras, compras NFT...🤦🤦🤦

pedrodacostapinto
Автор

Boa noite
Sobre o (FOREX), o que preciso de preencher para declarar no irs? Em que sitio se deve declarar? Se tiver perdas tenho de as declarar?
Seria muito bom se pode-se fazer um vídeo a exemplificar algumas destas coisas.
Continue um bom trabalho.
ótimos vídeos e um trabalho excelente!

ricardomartins
Автор

Mais um excelente vídeo 👏🏼
Uma questao:
Em relacao aos custos de transação onde podem ser declarados?
Obrigado por todas as dicas 👍🏼

jorgehenriques
Автор

excelente conteudo. Caso a corretora não faça o cambio e apresente os resultados apenas em $, qual a dica para converter os resultados em €?

brunolavos
Автор

Boa tarde Gustavo. A XTB retem 35% de imposto nas ações Portuguesas. Onde se deve declarar para receber a diferença (7%)? E os juros pagos, é necessário declarar? Obrigado.

ricardoloureiro
Автор

Olá Gustavo, é possível englobar dividendos de ações Americanas?

valterlima
Автор

Olá Gustavo! Para quem nao preencheu o w-8ben, ainda ha como evitar a dupla tributação? Obrigada

martapinto
Автор

Bom dia Gustavo nao sei se vais ver este comentário, mas conforme mencionaste, e perdoa-me se estarei enganado, no caso de pagamento de dividendos por empresas com sede em Portugal, existe uma isenção de imposto de 50% caso se opte pelo englobamento, interpretei bem? - isto pode ser interessante no caso de empresas como a SONAE que até têm um dividend yield aprox de 6%% ao ano e o custo de cada ação é baixo.

hernaniregula