Como Declarar E Pagar Impostos Sobre Os Investimentos Em Ações E ETFs

preview_player
Показать описание

Tudo no mundo dos investimentos parece bastante apelativo, aplicar dinheiro aqui, existir um potencial de retorno ali, pormos o nosso dinheiro a trabalhar para nós. É isso tudo até chegarmos à parte dos impostos. Aqui, entra em cena uma sopa de anexos, nomes complicados e uma data de números que provavelmente nos deixa com uma grande dor de cabeça. Impostos sobre os dividendos, sobre as mais-valias, parece uma verdadeira selva. Hoje aquilo que ambiciono fazer é transformar essa selva num jardim bem cuidado e fácil de entender e navegar. Vou, espero eu, desmistificar toda a confusão e tornar o processo do pagamento de impostos quando investimos em ações e ETFs numa tarefa mais clara e acessível.

Responsáveis pela escrita:

---
INFORMAÇÃO GERAL ÚTIL

O meu nome é João Zoio e sou um jovem empreendedor com 22 anos que a partir dos 16 tem tido a oportunidade de estar inserido em cenários laborais exigentes e com um ritmo elevado.

Atualmente presto consultoria de investimento imobiliário a clientes particulares, e consultoria de marketing a promotoras imobiliárias, depois de ter sido sócio de uma das melhores equipas de mediação imobiliária do país.

Para qualquer tema relacionado com parcerias, negócios ou serviços de consultoria imobiliária, podem contactar-me através das DMs no Instagram. Obrigado!
---

Há duas formas de ganhar dinheiro a investir em ações: podemos receber dividendos, ou realizar ganhos de capital. Já falei bastante em detalhe sobre isto em vídeos passados, portanto, resumindo e simplificando: no primeiro auferimos a distribuição de uma porção dos lucros da entidade onde investimos; no segundo compramos um título a um determinado preço, vendemos mais tarde por um preço superior e na disparidade dos dois montantes é gerada uma mais-valia.

Agora, o imposto devido é sempre o mesmo, independentemente de qual das duas fontes de receita, dividendos ou ganhos de capital, gerámos. É o IRS, ou imposto sobre o rendimento de pessoas singulares, que incide sobre o rendimento de quem reside em Portugal, ou que não residindo, de cá aufere alguma contrapartida monetária.

No que toca aos impostos sobre os dividendos, há 2 principais variáveis a ter em consideração: a sede fiscal da corretora que utilizamos, e a sede fiscal da empresa onde investimos.

Relativamente aos ganhos de capital, ou mais valias, é significativamente mais simples do que os dividendos porque não há nada a considerar, temos sempre a obrigação de declarar as participações vendidas ao longo do ano, independentemente da localização da empresa em que investimos e da sede da corretora que utilizamos.

---
AS MINHAS REDES SOCIAIS

---
DISCLAIMER

Investir envolve riscos. O desempenho passado não é indicativo do desempenho futuro. O investidor deve consultar a documentação de oferta do(s) produto(s) para obter informações detalhadas (incluindo fatores de risco) antes de investir no(s) produto(s). Se tiver alguma dúvida sobre as informações a título educacional fornecidas, ou sobre a documentação de qualquer oferta de produtos, procure aconselhamento profissional independente.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muitos parabéns. Isto é serviço público. Matéria fundamental que não é ensinado na escola. 👏👏
Seria interessante perceber também como funciona a plataforma trading 212 nesse âmbito do IRS.👌

tiagoin
Автор

Muitos parabéns, João!
Excelente trabalho.

sovalente
Автор

Parabéns pelo conteúdo, um serviço público

tomaspinheiroteixeira
Автор

Muitos Parabéns pela excelente qualidade nos vídeos, muito informativos e muito bem elaborados.

Dominique_Oliveira
Автор

Era espetacular perceber também como funciona a plataforma trading 212 nesse âmbito do IRS.

pedro.amaro_
Автор

Os teus videos sao muito claros e organizados. Muito bom trabalho!

kebakue
Автор

que confusão dos diabos, a responsabilidade deve ser de quem nos quer cobrar os impostos

ricardopeixoto
Автор

Um vídeo muito bem elaborado, muito bem planeado, e direto ao ponto. Parabéns novamente e obrigado, João.

LeonardoCSS
Автор

Sempre com a máxima qualidade! 😎
Obrigado e a ti e a todos os que colaboram contigo. 👏👏👏

mr_geometrikz
Автор

Excelente trabalho, João.
Há muita clareza e objectividade na sua apresentação. Andei à procura deste conteúdo há algum tempo.

bondade
Автор

Acho que podia mostrar o preenchimento dos anexos, isso ajudaria muito as pessoas que te acompanham. Vim tentar olhar isso no teu vídeo e não encontrei :(

gasabi
Автор

Boa tarde João, primeiramente parabéns pelo video porque é difícil encontrar informação explicada de forma simples como explicaste.
Apenas fiquei com um dúvida: No caso de receber dividendos mas não os retire para que continuem a valorizar, é necessário declará-los ? obrigado

TiagoPiVoT
Автор

Boas João! Gostei do video. Não tinha conhecimento do coeficiente de correção monetária. Pelo que me parece isso favorável ao investidor certo? Porque normalmente é maior do que 1 porque a inflação tem sido positiva. Faz com que o preço de compra seja superior ao que efectivamente pagamos na altura porque na altura a moeda era mais valiosa.

cristianomesquita
Автор

Mais um vídeo muito bom, parabéns pelo canal.
Queria aproveitar para pedir uma tabela de Excel para nos ajudar a fazer isso. Achas que consegues?
Um grande abraço

ajdvieira
Автор

Informação, a XTB como tem sede em portugal automaticamente preenche a informação para o portal das finanças com todas as empresas e dividendos que recebeste na plataforma deles sejam de empresas tugas ou estrangeiras
Caso seja a trading212 ou outra fora de portugal tem que ser o user a preencher sendo que a corretora nao é obrigada a fazer esse trabalho porque portugal nao tem jurisdição lá fora.

micas
Автор

Boa tarde João, para quem ações fracionadas (Trading212)como faço para declarar as mesmas no IRS? Obrigado

filipecabral
Автор

Boa tarde, fiquei com uma dúvida, por exemplo mais valias/menos valias na Degiro e em empresas portuguesas devo declarar no anexo G ou no anexo J tendo em conta que a corretora não é nacional? Obrigado.

hsdtnxp
Автор

Na XTB caso invista num ETF por exemplo da Vanguard a replicar o S&P500, terei que fazer alguma declaração eu próprio no IRS? Fiquei na duvida pois inicialmente diz que a XTB trata do processo mas depois fala novamente no anexo J. Continuarei a ter disponivel o IRS Automático? Obrigado e continuação de um excelente trabalho. Isto devia passar nas escolas! Um abraço

PB_PT
Автор

Olá! Como funciona esta questão do irs em relação à trading 212?

adrianapimenta
Автор

Boa tarde, tenho que declarar um ETF vendido com o valor mais baixo que comprei?
Obrigado.
Abraço

diogocampos