Psicólogo analisa 'Divertida Mente 2' | ANÁLISE PSICOLÓGICA de INSIDE OUT 2 (Disney Pixar)

preview_player
Показать описание
🟠APOIE O CANAL🟠

Recompensas:
✅ Newsletter de Saúde Mental: "Pílulas de Sanidade"
✅ Podcast "A Psicologia dos Bastidores do Cinema"
✅ Textos exclusivos (leituras do mês, crônicas)
✅ Nome no final de cada vídeo

-

--

Análise psicológica, resenha, final explicado, explicação de Divertida Mente 2 (2024) / Inside Out 2 (2024) / Divertidamente 2 / Disney Pixar

🎬 Descubra como lidar com a ansiedade através da análise do filme "Divertida Mente 2". O psicólogo Ricardo Chagas Nascimento explora conceitos de psicologia e filosofia, oferecendo uma abordagem única para entender e controlar a ansiedade. Aprenda sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a dicotomia do controle e estratégias práticas para gerenciar emoções. Este vídeo é perfeito para quem busca entender melhor a ansiedade e encontrar maneiras eficazes de enfrentá-la. Não perca esta análise profunda e educativa!

Tópicos abordados:

Como controlar a ansiedade
Análise de Divertida Mente 2
Psicologia e filosofia aplicadas
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Estratégias para gerenciar emoções
Ansiedade na adolescência
Dicas para a saúde mental

Capítulos

00:01 — Introdução
00:40 — Ansiedade: uma perspectiva filosófica e psicológica
04:31 — A Psicologia Filosófica em Divertida Mente 2
08: 06 — Conclusão
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Além do foco principal na ansiedade, gostei da parte em que a própria Alegria se percebe tentando dizer também quem é a Riley de acordo com a sua vontade (tal qual a Ansiedade passa a fazer). E todos percebem que a Riely é o conjunto de todas as suas memórias e emoções (muito além de boa/feliz). Foi ótimo!

guicavenago
Автор

A mensagem que o filme me passou é que a ansiedade é o lado sombrio, paranóico e fora de controle da Alegria. Eu identifiquei na animação um modus operandi muito similar entre a Alegria e a Ansiedade. A alegria querendo apagar os pensamentos negativos e construindo uma falsa noção de si do "eu sou uma garota legal", aí vem a Ansiedade (que pode ser um símbolo de todos os pensamentos negativos que a Alegria oprimiu e jogou fora) e reprime a alegria e todos os demais sentimentos base para assumir o controle, tal qual a alegria fez com a tristeza no divertida mente 1. A diferença entre a alegria e a ansiedade é que a alegria quer tomar a frente do momento presente para que tudo seja "gratiluz". A classica pergunta diária do: "bom dia, tudo bem com você?", e a pessoa mesmo estando mal responde: "tudo ótimo, graças a Deus, gratidão por estar viva", já a ansiedade, com base nessa positividade tóxica do presente gerada pela alegria, quer prever os piores cenários para que eles não aconteçam e o futuro seja um eterno tudo bem. A maturidade vem quando a alegria reconhece que a vida de um adolecente pode ser menos alegre, foi tomando essa consciência que ela, a alegria, foi o sentimento que conseguiu chegar na ansiedade na hora da crise do pânico, agindo como a serotonina e a dopamina no nosso cérebro quando tomamos um ansiolítico em horas de crise. Falo aqui como uma pessoa, não sou psicólogo nem filosofo, mas sei o que é ansiedade, crise de pânico e falar que está tudo bem quando não está nada bem...

walterr.pintocerqueira
Автор

Esse filme me lembrou muito o “Red”, queria muito que Red tivesse o mesmo hype que Divertidamente. As cenas que mais gostei foi de quando uma das emoções fala que a Alegria está se tornando “Delírio” (acho pouco falado o fato de que “alegria demais” tbm é prejudicial) e de quando a Alegria fala pra Ansiedade que ela não é a Riley, a Riley é mais do que a ansiedade. É como quando se diz pra uma pessoa que tem depressão: você não é sua doença. Acho fortíssimo!

amandalima
Автор

Conseguiram fazer uma continuação tão boa quanto o original, impressionante! Eu amei o filme❤.
E otimo video Ricardo, parabéns

Rickfrdy
Автор

Assistir ontem o filme em família no cinema, nossa chorei quando a Riley teve sua crise de ansiedade, é daquele jeito mesmo que a gente fica na crise 😢

ronilcemartins
Автор

Excelente! Como de costume. Penso no fim qnd ELA Riley ao SENTIR o sol MUDA seu PENSAMENTO e vai pro jogo com outro COMPORTAMENTO e postura.

No fim, tlvz pela primeira vez, é Riley quem está no controle e convoca a alegria.

FilodoxiaProfIribarne
Автор

na hora que à riley ta tendo uma crise e começa aqueles batidos de coração no som do cinema, já da gatilho.

ptkhd
Автор

Poha que massa associou estoicismo, TCC, feedback imediato e não imediato, frustração, ansiedade...show 🎉

thaism
Автор

Tenho ansiedade com laudo, faço tratamento e sou medicada. Ao sair do cinema comigo, meu namorado me disse "consegui entender melhor o que você passa, o que passa na sua cabeça, como tudo isso funciona, eu vou me esforçar para te ajudar" me emocionou muito. Já, assistindo o filme, eu fiquei ansiosa hehehe, sério. Me deu um gatilho mas eu respirei fundo.

beatrizlima
Автор

Acho o filme inteligente e interessante, pois é realistico me vi muito nele de forma negativa e positiva, desdo primeiro filme amei demais e verei esse segundo pelo visto será fantástico como o primeiro ❤❤

rafaelamarcialopes
Автор

Ao ver o filme (primeiramente, adorei seu video e análise, mt bom e faz a gente perceber coisas que não estão na nossa cara no filme), pela primeira vez assistindo, eu nem prestei muita atenção na história, só me diverti assistindo e amando muito, achei meio rapidinho também, as cenas, mas acho que a coisa que mais fez eu gostar do filme é poder assistir e me identificar e comparar fases e memórias da minha vida com a da personagem, tive momentos parecidos com a riley, me faz criar empatia pela personagem e pelas emoções, na segunda vez vendo o filme prestei mais atenção na história etc etc, foi bom, esse filme me fez sentir tudo! Igual a proposta dele, e a melhor parte é ver gente falando sobre o filme (de preferência falando bem, e analisando seus pontos fortes e baixos)

CharaTopi
Автор

Para mim esse filme foi uma terapia para os jovens e adultos compreender melhor a ansiedade e outras emoção.

Blz
Автор

Me impactou num nível extremo, pq é igual oq aconteceu na minha infância!! (quase tudo)

cortesdospace
Автор

Muito boa análise! Obrigada!
Para mim o filme todo (que achei ainda melhor que o primeiro) reflete mecanismos interessantes como o "esconde o que não foi bom", mas que um dia pode "voltar e... mais forte" por não ter sido psicologicamente resolvido. O ataque de fúria da Alegria convidando todos a irem para "a ponte que partiu" mostra que tudo tem limites e o curioso... mesmo a personagem que representa apenas "uma" emoção, também possuía embutidas nela outras emoções o que nos remete ao quanto somos complexos emocionalmente. Fascinante!

sylviavolpi
Автор

A alegria criou a ansiedade, pq as emoções não tão boas e frustrações iam surgindo e ela foi recalcado tudo. Só que a conta chegou... A Riley ainda tinha o aparelho psíquico saudável antes da bomba atômica dos hormônios

carlinhacso
Автор

Eu gostei muito do filme. Tive um sentimento interessante no momento que ela teve a crise de pânico. Senti uma sensação sufocante e me emocionei durante a resolução do problema. Foi como tivesse aberto memória de crise que já tive.

lubanister
Автор

Eu sofro com crises de ansiedade bem frequentes, e eu tomo remédio e pratico s meditação, então quando eu tenho eu já tenho melhor controle, mesmo sentido aquele inferno eu consigo "me controlar"
Eu acabei de ver esse filme, eu achei bem interessante como eles fizeram a ansiedade, é literalmente como ela é! Muito bom msm.

queenDoWebnamoro
Автор

Eu gostei muito de assistir esse filme, sinceramente chorei em uma das partes pois me senti muito bem representada. Constantemente passo por cenários de tentativa de prever o futuro, isso faz com que eu crie situações difíceis e que me fazem só ter e também faz outros sofrerem, em especial meu namorado. Passei a sentir mais ansiedade e medo depois que comecei a me relacionar amorosamente, apesar do meu namorado ser ótimo. Ainda sim as vezes meus pensamentos parecem ser incontroláveis e tenho reações terríveis. Gostaria de aprender a lidar mais com esses sentimentos, irei acompanhar mais o seu canal. Obrigada.

fernandafarias
Автор

Tem um filme com a Jennifer Lopez, A Cela, de ficção científica, no qual ela é uma psicóloga e entra na mente de um serial killer. Voce poderia analisar esse filme.

Otimo vídeo como sempre.

rachelchoc
Автор

Chorei de emoção e um filme pra refletir.

camilabrandao