Björk / 01- Hunter

preview_player
Показать описание
Álbum: Homogenic (1997)
01- Hunter
Autoria: Björk / Marcos Bell

Música que abre o álbum "Homogenic", terceiro de estúdio da cantora islandesa Björk. Lançado em 20 de setembro de 1997 com as gravações do álbum iniciando no ano anterior. Saiu inicialmente pelo selo da gravadora inglesa One Little Indian Records e por selos de gravadoras locais como a Rhino e Elektra nos EUA.
Inicialmente o álbum seria gravado em Londres, mas o assédio da mídia naquele ano, motivada pelo caso da tentativa de assassinato de Björk pelo "stalker" Ricardo Lopes, seguida de seu suicídio, levou a cantora a procurar o isolamento e a paz necessária para a produção do novo álbum, na Espanha.

A produção da própria Björk contou também com Mark Bell, Guy Sigsworth, Howie B. e Markus Dravs. Para os arranjos de cordas, assim como de algumas faixas, a cantora e compositora chamou seu amigo, o brazuca Eumir Deodato, pianista, arranjador e produtor musical, cuja carreira remonta o período da bossa nova.
O álbum também marca o início da parceria de Björk com o produtor Mark Bell, que segundo a cantora é uma grande influência em sua carreira musical.

O disco foi aclamado pela crítica e pelo público e é considerado por alguns o álbum mais pop da cantora.

Músicos:
Alasdair Alloy: gaita de vidro
Mark Bell: teclados
Björk: teclados, vocais
Mike Brittain: baixo
Jeffrey Bryant: trompa
Paul Gardhaim: baixo
Isobel Griffiths: contratante de orquestra
Steve Henderson: timbales, tímpanos
Yasuhiro Kobayashi: acordeão
Chris Laurence: baixo
Trevor Morais: bateria, bateria eletrônica
Paul Pritchard: baixo
Frank Ricotti: caixa
Guy Sigsworth: clavicórdio, teclados, órgão de tubos
Mike Thompson: trompa
Helen Tunstall: harpa

Cordas:
Vaughan Armon, Sigurbjorn Bernhardsson, Mark Berrow, Ben Cruft, Sigrun Edvaldsdottir, Roger Garland, Wilfred Gibson , Perry Mason, Jim McLeod, Perry Montague-Mason, Peter Oxer, Maciej Rakowski, Una Sveinbjarnardottir, Sif Tulinius, Gavyn Wright: violinos
Roger Chase, Hrund Hardardottir, Bill Hawkes, Peter Lale, George Robertson, Moeidur Anna Sigurdardottir: violas
Sigurdur Bjarki Gunnarsson, Paul Kegg, Helen Liebmann, Martin Loveday, Jon R. Ornolfsson, John Tunnell: violoncelos

A música de Björk:
Talvez, e só talvez, num país gelado de dias escuros no inverno e noites claras no verão e contemplado pelo fenômeno da aurora boreal, a obra musical de Björk possa ser categorizada. Para além, e para mim, a sua música é inclassificável. Há nela elementos de todo gênero musical, do clássico erudito ao pop contemporâneo, do trip hop ao rap, da balada folk ao eletrônico e, dizem, com toques da cultura islandesa.
Mas o que mais se destaca no caleidoscópico talento da cantora é sua interpretação versátil, conduzida por sua voz metálica e que atinge timbres cristalinos, numa construção dissonante que mantém nossa percepção auditiva em estado pleno. Nada na música dela é fútil ou vazio.
Рекомендации по теме