Rust no Linux: A linguagem que promete mudar o Kernel

preview_player
Показать описание

A linguagem de programação Rust está prestes a ser inserida oficialmente no projeto do Kernel Linux como a linguagem secundária, ao lado do C, para desenvolvimento, especialmente de drivers. Dizem adição do Rust pode trazer coisas boas e ruins ao Kernel Linux, mas quem será que está certo nessa conversa?

📎 Fontes e Links:

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru

#Rust #Linux #Programação
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom o vídeo Dio! No meu canal estou produzindo uma série de aulas de Rust em português.

codeshowbr
Автор

Nas mãos de quem sabe o que tá fazendo, C é uma linguagem extremamente otimizada, não a toa tem certa relevância até hoje, mesmo depois de quase 50 anos de existência. Não me aprofundei muito em Rust ainda, mas o pouco que vi, deu pra notar que é uma boa linguagem pra continuar o legado do C. Fazer parte do Kernel Linux vai dar muita visibilidade pro Rust, e eu confesso que tô cheio de expectativas!

matheuzinhoh
Автор

Creio que o principal ganho é na manutenção. Porque mesmo que o código atualmente tenha segurança, quando ele precisar ser alterado falhas podem ser inseridas, ai é bom ter a garantia que o Rust dá de que isso não vai acontecer com a memória.

edwolt
Автор

Rust vai dar mais **segurança** principalmente. O fato do gerenciamento de memória ser feito pelo compilador evita muuuuiiiitos problemas. Agora, na minha opinião a sintaxe do C é mais simples

gabrielpinheiro
Автор

Eu vi uma galera reclamando do Rust, não sei pq, o Rust é uma linguagem muito mais amigável para programadores do que o C e C++, além de que tem proteções contra diversas situações que podem gerar vulnerabilidades no código e uma performance muitas vezes melhor até do que o próprio C.

stapait
Автор

Rachei com o merchan bem encaixado. Boa Dio, boa mesmo.

joaolaureanoleme
Автор

vou ser chato e fazer uma pequena correção, o nome do site é stackoverflow mas o nome da falha é bufferoverflow.

bugsreports
Автор

pronto pra tira a ferrugem do corpo, bem na hora que eu pesquisei oque é Rust em pra Br e voltei pra ver oque você ia falar, você falou isso

sofaloaverdade
Автор

Muito interessante o Rust chagando desse jeito agora.
Lembro do Python quando foi concebido ficou um tempo anônimo mas logo ele se se colocou em uma excelente posição quando se trata de análise de dados e mêsmo automação de rotinas e na área do devops.

O C já é um grande veterano, vejo tentativas de aprimora-lo corrigindo os problemas e criando outros facilitadores. Mas acabamos esbarrando em problemas que são estruturais da linguagem e as vezes o preço de uma correção sacrifica muito o desempenho ou a produtividade com a linguagem.

Como entusiasta da tecnologia eu gostaria muito de ver o C "consertado" e por outro lado adoraria também ver o Rust sendo seu sucessor. Mas ver os dois andando lado a lado é uma coisa muito legal. Vai dar tempo de quem esta no C aprender Rust e quem ta chegando agora também.

krillAmorim
Автор

Eu pensava que Rust seria complicado de aprender e até agora estou conseguindo sem problemas. O conceito de borrow dele é sensacional. Espero que dê certo. A própria Microsoft está de olho na linguagem.

AvelinoBego
Автор

Pelo que eu vi até agora do Rust, ele consegue evitar vários erros relacionados a limites, o que é importante principalmente em códigos muito extensos e mantidos por muitas pessoas; resta saber o custo em performance desse cuidado todo.
O C é uma linguagem não é nada paternalista, ou seja, assume que você é adulto e sabe cuidar do próprio código sem precisar de ajuda do compilador; por isso ele não é muito bem visto pelas gerações de programadores atuais acostumados com o "mimo" das linguagens de 4ª geração. A única coisa que eu odeio em C são os arquivos de header e as compilações condicionais do pré-processador. Quem conhece vai entender porque.
Eu gosto de algumas coisas no Rust, principalmente da abordagem da OO, já que o C++, numa definição que eu vi uma vez. "é uma tentativa de fazer um polvo colocando mais quatro patas num cachorro". Uma curiosidade: alguém sabe se o compilador Rust é escrito em Rust?

joseeduardobolisfortes
Автор

Uma coisa legal do Rust é que a linguagem admite que o programador pode estar errando em alguns trechos, por isso assume controle de alguns recursos, C e C++ são ótimas e não irão sumir do dia pra noite, mas foram criadas em um contexto que não havia tanta padronização de hardware e componentes como hoje, cada um fazia um scrip/bin pra sua máquina específica, por isso esse liberdade de alocar a nível de máquina. E tá tudo bel pessoal, cada uma com sua utilidade e a maioria dos fanboys de x ou y não ajudou com um única linha de código no kernel.

cbgudang
Автор

Pra quem está começando agora: a oportunidade está aí

fernandohs
Автор

A linguagem C aparece na língua mineira também, por exemplo:

C tá com CC?


finjam que foi engraçado 🤣

gocu_saiajeans
Автор

C é mais simples de trabalhar, já Rust é bem mais complexo, e o compilador ( borrow check e o rust analyse) é bem chato, o que leva o programador a pensar muito mais.. já trabalho com Rust a mais de 3 anos, e ainda n é tão simples de trabalhar
Mas é sim uma linguagem fantástica.

Anderson-udpq
Автор

Já vi algumas partes de código em Rust e C como comparativo e ainda acho que C tem uma sintaxe mais clara e limpa. Se a decisão de Rust em Linux for por causa do gerenciamento de memória, como fica o entendimento do código confuso?

francisco_xsa
Автор

Dio qual cadeira vc tá usando atualmente? o que podes me dizer sobre ela em questão de conforto, resistencia e durabilidade pra longas horas de uso ? estou querendo mudar de cadeira (Atualmente uso uma X-Zone CGR02 gamer) e percebi que vc saiu da gamer né? poderia me dar umas dicas ? (busco conforto e algo que não esquente tanto igual as games)

Techmotionbrasil
Автор

Pra quem desenvolve isso é motivador, um kernel atendendo quem prefere este tipo de linguagem é motivação para atrair mais contribuintes.

marcosfs
Автор

Eu entrei no mundo Linux através desse canal e simplesmente troquei de vez windows pelo Ubuntu e pra mim é mais que suficiente

EdVerde
Автор

Governos apoiando rust intensamente, só me gera suspeitas

GustavoRuiz