Mau humor que não passa? Pode ser distimia

preview_player
Показать описание
Conhece alguém muito mal-humorado? Essa pessoa pode estar doente. Hoje vamos falar de distimia, ou melhor, transtorno depressivo persistente, que tem diferenças em relação à depressão normal.

Antes de tudo, saiba que esse transtorno é persistente. Dura pelo menos dois anos – e ao longo da vida a pessoa nunca se livra dos sintomas. É diferente também da depressão recorrente, que já tratamos aqui no canal. Nessa condição da distimia, a pessoa fica o tempo todo ruim. Passa no máximo dois meses sem sintomas.

Esses sintomas, aliás, são diferentes da depressão. A pessoa tem falta de energia, fica mais negativa, pessimista, mal-humorada, mas os sinais são menos intensos que os de depressão. As pessoas rotulam um distímico de ranzinza, afinal, é muito comum que o problema comece cedo na vida da pessoa e a acompanhe por muitos anos. Explico no vídeo como geralmente descobrimos a distimia em consultório.

O melhor que pode acontecer com quem tem distimia é ficar com depressão mais grave. Digo que é o melhor porque ao tratar a depressão, trazemos de volta a condição positiva e uma expressiva melhora da qualidade de vida. É aí que cai a ficha de que a distimia podia ser a razão que levava essa pessoa a viver tão mal. As estimativas mostram que esse transtorno pode afetar de 0,5% a 1,5% da população, imagine só.

Por isso, peço que você compartilhe esse vídeo para que mais pessoas saibam que podem se livrar da distimia. E mande aqui suas dúvidas que eu respondo nos vídeos.
-------------------------------
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meus pais são assim: desde que sou criança a vida deles é reclamar de tudo e todo mundo. Mas quando percebi que eu estava repetindo esse padrão de comportamento e sentindo que as pessoas se afastavam de mim, resolvi buscar ajuda.

petersonflr
Автор

Esse mes fui diagnosticada com Distimia, espero que tenha uma luz no fim do túnel, estava apática, ansiosa, um sentimento de inadequação, sempre cansada, negativa, uns pensamentos estranhos, empurrando a vida com a barriga, começou no começo da adolescência, sou filha de mãe esquizofrênica, ficava muito sozinha, tinha medo da minha mãe, um sofrimento sem fim, tomara que eu melhore, 🙏🙏🙏

simonesilva
Автор

Trabalhando 12h ininterruptas por dia como e feito um escravo com algo que não se gosta, a vida me obriga a ter distmia, estou hj como diz o ditando pagando o preço, o custo que a vida cobra e como tbm diz o ditado, ela cobra caro, isso tudo por omissão e falta de atitude num passado não tão distante meu a qual decidiria a minha profissão e consequentemente meu futuro, então mais jovens um conselho a vcs não deixem que seus pais, seus parentes ou outras pessoas decidam seu futuro, pode até demorar mais um dia a conta vai chegar e como vcs sabem pelo dito popular; A VIDA COBRA, e COBRA CARO; MUITO CARO.

RobertoSilva-vyle
Автор

Passei por isso, exatamente por isso! Com a faculdade e a finitude da minha mãe batendo na porta eu estava sob fortes estressores. Estava fazendo coisas perigosas comigo mesma, sem conseguir me controlar e atingindo um ponto de ruptura, então fui atrás de uma psicóloga e um psiquiatra no final de 2019. Comecei a tomar remédios que iam trocando e depois de alguns meses perguntei a esses 2 profissionais "o que eu tenho?" e me diagnosticaram com depressão grave. Com os remédios, coisas sutis começaram a mudar: a raiva que eu senti o tempo todo desde a minha fase pré-adolescente começou a diminuir (fui uma criança alegre, sociável, espontânea... qualidades que nunca pensei que fossem minhas), a tensão que eu sentia no dia-a-dia também (meu dente ficava cerrado e meus ombros ficavam colado aos ouvidos, tamanha a tensão) e quando eu percebi que conseguia subir as escadas da faculdade sem sentir dor nas pernas eu quase chorei, porque nem percebi que sentia tanta dor, fadiga e rigidez muscular, só quando esses sintomas aliviaram eu percebi a presença deles. Distimia é como se acostumar com a própria dor e continuar caminhando, vc sofre sem perceber e fica irritado o tempo todo por causa disso. Apetite/alimentação/sono desregulado sempre estiveram presentes e meu psiquiatra estava para fechar o diagnóstico de distimia.
Um dia antes de oficializarem a quarentena minha mãe perdeu a luta contra o câncer (uma batalha de anos) e algumas semanas depois eu abandonei as terapias online, larguei os remédios e tudo. Espero conseguir forças para voltar, mas no momento me sinto muito presa.
A distimia é horrivel, é como se sentir com muita raiva, desgosto e desesperança o tempo inteiro e não saber o porquê. É ficar culpando a si mesma achando que é assim "porque quer" ou pela "personalidade" e não poder reclamar.

pulvis
Автор

É exatamente assim, até que em fim alguém que me

lucimarferreiradesouza
Автор

Excelente! Aprendi algo importante e tenho uma pessoa para ajudar com essa informação. Parabéns pelo canal!

ceciliaoliveira
Автор

Procurei tratamento por causa de um Episódio depressivo onde eu fiquei muito mal, apática, não fazia nada, sequer saía da cama. Ontem fez dois meses que estou fazendo tratamento com medicação pra Ansiedade e ontem o médico também me deu esse diagnóstico, eu nunca tinha ouvido falar, parece que estou vendo uma luz no fim do túnel.
Muito obrigada pelo seu trabalho e por toda informação que se disponibiliza passar. Adoro seu trabalho!

Edit*: e é exatamente o que disse em vídeo. Tudo se encaixa, e meus sintomas começaram desde bem nova, sintomas de ansiedade e crises também

jhenypherlopes
Автор

Tenho uma filha de 20 anos assim...mau humororada o tempo todo só por Deus

Anne-nnhj
Автор

O senhor ter um canal aqui nessa rede social, é uma verdadeira benção, doutor. Obrigado!

lopezb
Автор

Obgda Dr Daniel, convivo há décadas com uma pessoa, sempre tentei entender e pensar que mudaria de comportamento e nada. O problema agora é dizer que há tratamento...
Grande abraço!!

marinahirata
Автор

Nunca vi um vídeo tão claro sobre distimia. Tenho essa condição desde que me entendo por gente, pelo menos desde a adolescência. Só com mais de 30 anos fui procurar um tratamento, pois a anedonia se tornou tanta que tava virando depressão maior. Mas eu nunca cheguei ao ponto de não levantar da cama, não querer tomar banho, etc. Sempre segui a vida normalmente, me arrastando, sem energia pra por em prática nada do que eu sonhava, mas seguia em frente.

DarkIacco
Автор

Nossa! Doutor vc é maravilhoso! Já me inscrevi no seu canal. Nunca vi um vídeo igual ao seu, falou exatamente o que sinto. Depois da adolescência fiquei mal humorada e brigona, já adulta enfrentei uma depressão séria, fiz tratamento e melhorei mas tenho um humor muito instável, as vezes deprimida, negativa, nada me agrada. impaciente. Tem dias que acordo com raiva ...sofro em ser assim.
Já percebi que meu mau humor é tipo uma depressão leve mas recorrente e por incrível que pareça eu me dou super bem com a Erva de São João, melhora meu humor logo mas não tomo direito só qdo tô brigando com todo mundo😁 Assistindo seu vídeo hoje vi que preciso levar a sério o tratamento, porque é muito triste a gente ser assim.

niveamaria
Автор

Eu acredito ter isso. Tenho 24 e desde adolescente me sinto no piloto automático, estressada por tudo e sem esperança. Como sou evangélica penso que pelo menos irei ter o descanso desses sentimentos quando for para o céu. A vida não parece ter sentido em dias comuns e detesto com todas as forças quando me perguntam se estou bem.

Alstosv
Автор

Sou ao Contrário... Vejo tudo pelo lado positivo... e dou Graças a Deus... por tudo... filhos reclamam por isso... É algum problema?

CecyGadelha
Автор

Adorei o seu vídeo! Muito esclarecedor e importante para a população! Parabéns pelo seu trabalho!

clarissalls
Автор

CERTEZA que tenho isso. Achava que era normal/personalidade ser mau humorada.

marianafavaro
Автор

Doutor, por favor, faça um vídeo sobre crise. Do ponto de vista psiquiátrico o que significa entrar, ou estar em crise? E bom? É ruim? Tem gente que tem mais propensão? Dizem que as pessoas que entram em crise amadurecem, é verdade isso? Por que é muito chato e sofrido... Valeu, obrigada pelo vídeo!

Sheilafilosofiamusic
Автор

Acho q tenho isso, me ajuda muito meditar e praticar gratidão, mesmo não vendo nada bom as vezes, quando começo agradecer algo vem outra e outra coisa e me sinto melhor.

lymontteiro
Автор

Doença crônica que nunca vai embora! Eu sou distímico desde criança e já tenho mais de quarenta. A única coisa que ameniza os sintomas é suplementação, alimentação e caminhada. Precisa retirar o glúten da dieta, retirar o café e bebidas alcoólicas...

Precisa suplementar triptofano, glutamina e complexo b

rodrigobeneditodemoraes
Автор

Dr. Daniel como queria ser sua amiga!!

libialopes