DISTIMIA: O TRANSTORNO DEPRESSIVO PERSISTENTE

preview_player
Показать описание
Hoje vamos falar de um dos temas mais pedidos por vocês: a distimia. O que ela tem a ver com a depressão? Que história é essa de depressão dupla? Veja algumas respostas para essas e mais algumas outras perguntas no vídeo de hoje!

Agradecimento especial aos nossos apoiadores no Youtube, no Patreon e no APOIA.SE:

Mathias Gheno Azzolini
Marco Aurélio Roncatti
Eloa Gabriele
Paulo André Batista Araújo
Daniel Francener
Marcia V Pinto
Carlos Henrique Oliveira
Elisangela de Moura Gonçalves
Carla Nascimento
Renan Fernandes
Vicente Batista de Oliveira Neto
Uriel Marx
Jose Caetano
Elisangela Da Silva
Cláudio Toma
Monique Aguilar
Roder
Bianca Pinheiro
Polyana Medeiros
Estefânia Dias
Jussara
Robson Túlio Furtado Rodrigues
Inês Cozzo Olivares
Lucas Gielow
Nildson de Avila
Thaís Amaral do Canto
João Victor Nunes

Você pode apoiar a gente no Patreon:

Conheça o nosso parceiro, o "Quero Bolsa":

Se gostou do vídeo, curta, compartilhe ele com mais pessoas e inscreva-se no nosso canal! Siga as páginas do Minutos Psíquicos nas redes sociais para acompanhar os próximos vídeos e falar com a gente:

Créditos

Colaboração com o roteio: Sérgio Oliveira

Música: Cielo - Huma-Huma

#psicologia #distimia #saúde
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sempre achei que era meu jeito, que eu era uma pessoa ''pior'', mais preguiçosa e mais irritada que as outras, o tempo passou e eu nunca consegui lidar com meu desânimo, minha dificuldade para manter relacionamentos, minha impaciência, meu pessimismo...Sofro com isso desde minha adolescência e agora com 22 finalmente resolvi procurar respostas de porquê eu sou assim e fui diagnosticada com distimia. Vou começar com os antidepressivos e espero que eu finalmente consiga melhorar minha qualidade de vida

Biancalol
Автор

Devo ter isso aí. Já faz anos que eu não sinto absolutamente nada, sobre nada. Pra mim a vida é um grande tanto faz.

mauriliodias
Автор

Desde a infância me diziam que eu era mais quieta do que o normal, tinha uma atmosfera melancólica e observava muito mais do que falava. Me manipularam muitas vezes por minha natureza introvertida e passiva. Desde sempre tirei notas excelentes no colégio pq era a única coisa que eu conseguia fazer, mas há algum tempo não consigo nem estudar direito pela falta de foco. A mente vagueia em tudo e em nada. Minha extrema timidez e baixa autoestima fizeram com que eu me isolasse totalmente e não tenho sequer um amigo, não consigo iniciar nenhum tipo de socialização e me escondo das pessoas dentro do quarto o máximo que eu posso, e depois me martirizo por causar minha solidão, e nisso fico cada vez pior, o que faz eu me isolar mais, num loop infinito. Não imaginam o alívio que foi pra mim ter que usar máscara para sair na rua, se dependesse de mim, usaria pra sempre. Tentei terapia 2 vezes, na primeira desisti pela falta de ânimo em tentar "me consertar", e na segunda a psicóloga mal conversou comigo e disse que "era uma fase". Uma fase que dura desde que eu me lembro por gente, e que me faz sentir totalmente incapaz de viver mesmo que eu ainda queira. Fico presa entre tentar ver as cores do mundo ou só deixar que as poucas que eu vejo terminem de sumir. É como fugir de si mesmo, mas isso é impossível.

justanormaldudewithaweblif
Автор

Pessoas que falam que todos são iguais e que todos tem as mesmas oportunidades, nem imagina o mundo que róla dentro de cada um.

wallcorsan
Автор

Me sinto triste todos os dias, não tenho vontade de fazer nada, só vontade de dormir, e quando durmo e acordo vejo que a vida é tão ruim e da vontade de não acordar mais, nunca fui ao médico, mas tento me sentir bem, mas essa missão é fracassada todos os dias. 😞

vanessaamorim
Автор

A todos aqueles que têm distimia eu espero que eu possa ajudar de alguma forma pelo que passei (fui diagnosticada com distimia somente aos 35 anos, mas a doença já havia começado na infância)
1° É um diagnóstico muito difícil do psiquiatra de primeira acertar. Já tinha passado por vários médicos, já fiquei internada numa clínica psiquiátrica por 1 mês e ninguém havia descoberto na época. Então não desista de primeira: procure psiquiatras tanto em posto de saúde (e outros lugares da área pública) e também em universidades privadas que tenham medicina e/ou psicologia: ambos oferecem atendimento clínico com um custo financeiro menor, ou até gratuito. Falar pra um distimico persistir na busca é algo estúpido, eu sei, pq já passei por isto e a pessoa nem tem forças, mas só tentando mesmo gente. Infelizmente aqui é o Brasil 😞
2° Peça a qualquer médico exames de sangue dos seguintes tipo: TSH, T3, T4, Ácido Fólico (vitamina B9) e Cobalamina (vitamina B12).
Os três primeiros siglas são hormônios da tireódie: baixa dosagem deles podem ser um indicador de hipotireodismo, que pode afetar ou mesmo agravar quadros depressivos. Neste caso, com o resultado dos exames em mãos procure um médico endocronologista: ele irá confirmar ou não o diagnóstico e irá prescrever a dosagem ideal hormônio oral que vc passará a ingerir para suprir a deficiência que o hipotireodismo causa. Aí pode acontecer a primeira melhora da depressão.
Os níveis baixos das vitaminas citadas também pode agravar o quadro depressivo, porque o sistema neurológico depende muito destas substâncias para funcionar bem. Caso estejam em níveis baixos, será necessário suplementar com comprimidos orais. Há doses mínimas recomendadas por dia (dê um google para saber) que, quando ingeridas, vc também terá uma melhora da distimia.
Há casos de indivíduos que têm uma falha genética e mesmo ingerindo o ácido folico que se compra na farmácia não faz efeito. A única forma de ter certeza seria fazendo um exame genético- o que não é possível a todo mundo - então se vc tomar a dose recomendada de B9 e B12 e em 1 mês não sentir uma melhora, procure a vitamina B9 já convertida: o nome é L-metilfolato de cálcio. Infelizmente é caro (nome de um que tomo é Fluence), mas se vc tiver a deficiência genética, não tem jeito! Nem comendo brócolis/legumes verde escuro vai resolver: vc tem que tomar o Metilfolato mesmo. Em 1 mês vc sente a melhora na depressão (e a diferença pra melhor é absurda!)
3° Procure fazer Ioga ou meditação: ambos, não sei como, depois de um tempo fazendo, dão meio que uma "sintonizada" no cérebro, o que melhora também os efeitos da depressão. Não é uma questão de crença: pesquisa artigo científico no Google sobre o assunto que verá que tem benefícios.
4° Procure um psicólogo especializado em TCC - Terapia Cognitivo Comportamental. É uma das técnica voltada para tratamento da depressão que tem eficácia, claro, considerando que vc já faz cumpriu as etapas acima.
Desejo boa sorte e melhoras a todos que têm esta maldita doença!
Fonte: meu psiquiatra-neurologista

Chris-jpqu
Автор

é uma dura realidade... foda pra caralho
e a pior parte é que ninguém quer ficar perto de um depressivo

kellykris
Автор

Eu tenho isso. As pessoas acham que sou mal humorada e antipática. Mas tem muita coisa junto 😥😥

valzinha
Автор

Depressão é horrível mas pior é ser deprimido, um dia assumir a condição, procurar ajuda e não achar solução. De chegar a um ponto de perder a esperança de TER esperança. Ha 2 anos decidi em querer enfrentar o que me assombra a vida inteira. Fui em várias consultas, já tomei diferentes remédios, já fui em terapia de grupo e, infelizmente, sem sucesso. Não tenho condições de pagar um bom psiquiatra e uso o do SUS que é ruim. Uma vez em uma consulta eu disse que a crises de tristeza e falta de auto estima começaram na infância mais precisamente quando meus país começaram a ter brigas intensas diariamente em casa. Em seguida escuto do psiquiatra: "E daí que seus país brigavam? Isso é normal"...
Pelo o que eu estou descobrindo, não é que é difícil assumir depressão e procurar ajuda, e sim achar alguém que queira te ajudar de verdade ou qualificado. Eu não sabia desse negócio de distimia até o youtube me recomendar um vídeo. Será que esses psiquiatras conhecem essa condição? Não assimilaram nada comigo?? Pelo menos agora as coisas fazem mais sentido pra mim, achei que fosse da minha personalidade, que eu fosse assim, mas talvez eu tenha Distimia, me enquadro muito.

leandro
Автор

é eu sou assim, já faz uns 5 anos, não suporto barulho, ignoro algumas pessoas, converso pouco com as pessoas de casa, minha mãe só acha que sou preguiçoso mesmo . Mas na verdade não tenho ânimo pra nada. Já me decepcionei demais na vida, e é isso ... passo dias e dias sem sair de casa.

leandromonteiro
Автор

Eu recebi o diagnóstico de Distimia recentemente, minha experiência diz que, nem sempre é tristeza ou mau humor crônico. Na verdade, na maior parte do tempo eu consigo ser gentil, cordial e relativamente feliz, porém é como se tudo fosse um castelo de cartas e me deixar nervoso ou irritado é muito fácil, ou então eu cometo erros ao me comunicar/trabalhar e isso faz com eu desanime dos projetos ou nem comece um novo... O famoso Alecrim dourado kkk

maquinadotempo
Автор

Tenho uns sintomas loucos, como não querer ver pessoas e nem que as pessoas me vejam, não gosto de pensar sobre o futuro, não existe nenhum tipo de trabalho que me faria feliz porque tenho problemas em me socializar, sou complexada com a minha aparência, não tenho nenhum tipo de talento o que me faz me sentir um nada, tenho dislexia, odeio qualquer tipo de barulho, mal humor e irritabilidade que oscilam o tempo todo, forte sentimento de infelicidade, crises existênciais constantemente, entre outros, e eu nunca procurei ajuda médica, mas sei que preciso muito.

rosyhaugusto
Автор

Quase chego a chorar ao encontrar a resposta pro meu pesadelo desde minha infância, dos meus 7 a 15 anos e agora me lembrei da sensação horrível e problemas que passei, e ninguém, ninguém nunca tentou me ajudar quando eu mais precisava, lembrei de uma das diversas fotos minhas criança que expressa exatamente esse transtorno😞

hotelideal
Автор

Eu sempre me senti assim desde adolescente.

ryze
Автор

Gente, mesmo que não tenham nada, procurem um psicólogo (a). É muito bom fazer terapia. Sério, ajuda muito a manter a mente saudável nessa loucura toda desse mundo.

loiseamaralsoares
Автор

O bonequinho chorando entre os livros me representa. Ainda bem que estou respondendo ao tratamento <3 Fiquei 4 anos mal e estou me tratando há mais de 2, e melhorando muito.
Procurem ajuda :)

catvergueiro
Автор

Tenho 36 anos e sou exatamente assim. Sempre me senti culpado achando q era minha personalidade. Passei muitas dificuldades, fui demitido, fui excluído e acusado de ser o pessimista da família. É uma doença q não mata seu corpo, mas vc pensa demais e a lógica da vida não faz sentido, então vc não sente alegria em nada.

romulokrejci
Автор

Aos pessimistas de plantão: "A vida oscila, como um pêndulo, de um lado para o outro, entre a dor e o tédio." — Arthur Schopenhauer

DAIMONNEX
Автор

Desesperança não tenho, mas tenho muita preguiça (MUITA), sono excessivo, tendência ao isolamento… faço terapia há 18 anos 👍🏼

hepaticapropria
Автор

oii, me identifiquei com muitos comentários e com todo o video, e quero dizer que tem uma solução, uma verdadeira, uma solução tão profunda que tira até mesmo nós desse poço que parece se cavar por sí só.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida

Deus existe irmãos e irmãs, se dêm esta chance de conhece-Lo e escutar a palavra, a verdade, escutar o que vai durar para sempre e nunca acabara, escutar o que é bom, aprender a amar, aprender a sermos gratos, aprender a sermos firmes e nos apoiarmos em algo infinatamente maior que nós, Ele.

esse buraco que tem no nosso coração irmãos e irmãs, que não nos deixa ver a cor da vida, amar estar onde estamos, independente de nossas situações sociais, esse buraco é do tamanha de Deus.
e o mundo jaz no maligno, por isso tanta maldade por ai que nos deixa ainda mais desanimados, ainda que mesmo sem estas coisas nós fiquemos desanimados, o único que pode nos preencher é Ele, basta acreditarmos e confiarmos, irmos atrás dEle, porque oque você procura você acha, e se você ta desde pequeno tentando achar a forma certa de viver essa vida, a forma de sair desse buraco, a forma certa de se livrar de toda maldade que percorre neste mundo, você achou.

é Jesus.

acreditem irmãos, eu ja estive a beira assim como vocês que estão na minha situação passada estão, e este é o meu testemunho, este mundo nos corroe por dentro desde pequeninos, e enxergamos isso, as vezes não temos onde nos apoiarmos para lidar com este mundo cheio de maldades e injustiças e ficamos desamparados, desencaixados, procurando algo bom onde é repleto de sujeira maldosa, mas é isto mesmo que Deus nos diz, só Ele é bom, e só nEle acharemos nosso refúgio, este é o meu testemunho irmâos e irmãs, aqueles que lêm isso, leiam com coraçâo e saibam que ainda tem luz, ainda tem jeito, vão atrás, vão atrás, busquem saber e vocês encontrarão o que tanto procuram, a nossa sede de justiça sera saciada a nossa sede de vida será saciada a nossa sede de verdade mediante este mundo mentiroso cheio de falsidade será saciada. Amém


te amo irmã(o), escutem com humildade o que o Senhor nos diz, Ele é a luz do mundo❤

JoaoPaulo-mv