JUNG - Quais são os 12 TIPOS DE ARQUÉTIPOS? (Com exemplos)

preview_player
Показать описание
Esse conceito foi abordado pela primeira vez pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung, em 1919. Na sua concepção, essa ideia se refere a imagens primitivas presentes no inconsciente coletivo desde os primórdios de nossa existência. Tudo isso para ajudar a explicar as histórias passadas de outras gerações. Portanto, segundo Jung, os arquétipos serviriam como fonte primordial para o amadurecimento da mente.

Um bom exemplo disso é a da figura da mãe, que transmite os mesmo valores de segurança, carinho e amor, tanto para um brasileiro, quanto para um indiano, mesmo que os dois venham de duas culturas completamente diferentes. Portanto, essa seria uma consequência de uma imagem primitiva construída desde o começo da humanidade, e que independente do tempo que se passe ela ainda se mantém presente no inconsciente da maioria das pessoas. Quando se fala em mãe, todo mundo tem essa impressão.

Por fim, Jung conseguiu mapear 12 tipos de arquétipos durante a sua pesquisa sobre o inconsciente coletivo. De modo geral, todas as pessoas possuem vários arquétipos presentes na construção de sua personalidade, no entanto, um ou outro tende a ser mais dominante enquanto outros menos.

Perguntas, dúvidas, elogios ou sugestões? Deixe aqui em baixo nos comentários 👇

🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹

MAPA MENTAL DESTE VÍDEO:

Mais Lições de Vida Sobre Filosofia:

Mais Sobre Saúde Mental e Autoconhecimento:

🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹

Para contatos comerciais:

🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹

Me siga também pelas redes sociais:

🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹🔹

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Salve Psiquers! E aí ... Com qual desses arquétipos vocês mais se identificaram? Comenta aí! 😙

psicologicamenteoficial
Автор

Conhecer a si próprio é uma das missões mais difíceis dos seres humanos. As pessoas são únicas, e a mente humana, é um mistério profundo!

mararodrigues
Автор

O inocente, o explorador, o sábio, o herói, o fora da lei, o mago, o cara comum, o bobo da corte, o amante, o criador, o governante, o prestativo.

Pereira.
Автор

Sou Designer de Marcas e descobri nesse vídeo que eu preciso não só estudar psicologia do Design mas também preciso estudar a psicologia humana em geral, muito massa entender como que a mente do ser-humano funciona diante da ótica, tudo que a gente ver, nos gera uma reação,

cellodesigner
Автор

Eu tenho múltiplos arquétipos. Mas no frigir dos ovos sou inclinada, com muita clareza, para a área humanas. Agora, o que realmente persigo é a sabedoria. Quero ser sábia sem sombra de dúvidas.

celiadobies
Автор

O interessante é que quando as pessoas conhecem esse estudo, ficam se vigiando para saber exatamente qual é seu Muito bom esse estudo.

humbertomouraleite
Автор

Não tenho palavras pra descrever o tamanho da gratidão por ter chegado até esse conteúdo. É meu primeiro contato com esses tais 12 arquétipos. Tudo faz sentido agora

davimaranjunior
Автор

Esse canal é absurdamente bom, como pode?? Conteúdo raro na internet, parabéns!!

marianamnzo
Автор

Excelente. Nada melhor que se conhecer e buscar entender o mundo ao seu redor.

marcelinojunior
Автор

Definitivamente sou o Criador, sou amante da arte, tenho uma mente criativa e criar é o que me satisfaz de verdade, e reconhecimento é algo bem importante pra isso...

limasapenas
Автор

Em algum momento da vida você se identifica com algum destes arquétipos, tudo é evolutivo, inclusive nosso inconsciente. Acho que me vi em cada um deles em algum momento da minha vida, foi realmente muito estranho, foi literalmente fazer uma viagem ao passado, um relembrar desde a infancia, adolescência, vida adulta até hoje. Ainda me identifico em um pouco de vários, depende da minha necessidade, humor, ambiente e pessoas ao redor, sou meio camaleão na personalidade, talvez seja tipo adaptativo. Gostei demais do video, aprendi muito, obrigado e parabéns pelo maravilhoso canal e conteúdo!

cicerolachowski
Автор

Realmente, somos um pouco de cada um desses arquétipos e nos diferenciamos por apresentar alguns em destaque. Amar a vida como ela é, com todas as adversidades e tendo um olhar de apreciação sem julgamentos, vc pode se sentir, não um joguete nesse rol de influências, mas provar o sabor da liberdade.

mauromabhud
Автор

Depois de ver uma segunda vez acho que me identifico com o 3 e 4, mas vai saber né, tenho curiosidade em ler Jung, aí quem sabe eu me defino. Ler Jung parece ser muito bom para o autoconhecimento! Muito bacana seu canal!

victorhugosigoli
Автор

Sempre pensei que nós fossemos muito mais que arquétipos, mas é verdade que esses tipos de pessoas existem.

miraiaj
Автор

Eu penso: porque não antes da física quântica estourar, o porque a psicologia não falou de disso pro mundo, só agora Estão aí a explanar . Eu sei o porque, e estar de debaixo de sistema controlador . Mas agora não tem como negar conhecimento para a humanidade, está aí pra quem quer .

wandasantos
Автор

Muito bom, parabéns pelo conteúdo! Vou repercutir hoje no meu blog. Ficarei atento aos próximos vídeos.

j.clovisdattoli
Автор

“[...] nada de definitivo se pretende com o conceito de arquétipo [...]” (JUNG, C.G., “Civilização em transição”. 6ª Ed. Vozes 2013, pp. 200-201).

claret-yxii
Автор

Meus três arquétipos no momento são :
O Sábio, o Mago e o Amante.
Porém, já estive predominantemente nos arquétipos do Homem comum , o Inocente e o Criador .
Acredito que evolui consideravelmente .

laineguimaraesasas
Автор

Me identifiquei com o explorador, e percebi que a maioria dos homens que conheço são os fora da lei, algo que me faz pensar se a maioria sempre foi assim ou se é a época…

paulacastro
Автор

Me identifiquei mto cm o Sábio, o vídeo ficou incrível!!

kai