12 arquétipos da personalidade | Carl Jung | PSICOLOGIA

preview_player
Показать описание
Você já deve ter ouvido falar em Carl Gustav Jung. O célebre médico é considerado um dos pais da psicanálise ao lado de seu amigo, Sigmund Freud, lá no começo do século passado, em 1900.

Apesar de precursor no tema, Jung dissociou-se da psicanálise e de Freud ainda nos primórdios dessa clínica específica. Suas contribuições ao estudo da psique humana foram muitas - e são amplamente utilizadas até hoje, seja nos consultórios de psicologia e, porque não, no mercado de trabalho.

Um de seus trabalhos mais reconhecidos e difundido foi o pensamento de que somos compostos por múltiplas personalidades, linha que inspirou a criação posterior dos 12 arquétipos da personalidade por outros estudiosos.

Fontes de pesquisa:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Inocente e cuidador. Tenho muito a melhorar! 😮

andrielisouza
Автор

Digo com base na minha experiência e modéstia, eu me considero uma pessoa muito boa e justa, e atribuo isso a minha infância não tão legal, principalmente por questão de mãe narcisista e bullying pesado, desenvolvi uma capacidade de me colocar no lugar do outro e entender a pessoa quase que por completo antes de uma conversa, e a facilidade de ajudar chegou junto.
Coisas negativas chegaram junto, de vez em qndo me percebi quieto pra situações que não deveria, me via sem conseguir debater mesmo com a razão.
Hoje eu já contornei muitos problemas que eu tive e ainda tento entender defeitos que posso ter, foquei muito em mim, tanto fisicamente qnto mentalmente, mas ainda gostaria de falar pro menino de antigamente que ele sentira orgulho da pessoa que se tornou e verá que vai valer a pena

Thomas-rlbj
Автор

Na minha visão não há um arquétipo que a pessoa se identifica. Mas sim vivenciamos todos eles, em momento diferentes da vida e as pessoas que estão interagindo com a gente também. A questão é. Em que momento vou usar cada um?

josealvesdossantos
Автор

Sabio _ busca constante de conhecimento
Inocente_ maior objetivo é a felicidade
Explorador_ nao gosta de rotinas, gosta de novidades (dificuldade de se manter em relacionamentos )
Governante - gosta de ter controle e liderar, excelencia e busca de poder
O criador _ artista e inventor, pensa mais do q age normalmente
O cuidador _ people pleaser, objetivo maior é cuidar dos outros
O mago_ idealista solitario, alta crença em suas ideais, pode ser revolucionário
O herói _ muita vivacidade, no lado luz é bom no lado sombra é como se fosse o vilão
Rebelde _ nao gosta de regras, nao gosta de ser influenciado, por melhoria ou egoísmo
Amante_ se sente realizado ao amar e ser amado, mais emoções q razão (beleza em td)
O tolo _ gosta de fazer os outros felizes
O órfão _ melancolico e dramatico, vitimiza se geralmente

AaaaAaaaAAaaaaAaaaAaaaaaaAaa
Автор

Me identifiquei com vários:
Sábio, inocente, explorador, criativo, governante, o mago, o herói, o tolo,

adrissyamesquita
Автор

Oi, Conceito. Estou revendo este seu vídeo hoje, 03/06/22. Me esclareceu bastante sobre este tal de "arquétipo" que eu NUNCA entendi o que era. Minha gratidão. Continuando: para entender o arquétipo do herói a minha cabecinha disse para colocar heroína. E aí ficou fácil. Profissionais da mente humana afirmam que mulheres que se juntam a homens problemáticos teriam o arquétipo da ... heroína (agora sim), mas eu cheguei à conclusão, após anos de vivência, que narcisistas e "vítimas" são é fruto de abusos na infância. Nunca tive a pretensão de salvar ninguém. Mas tenho para mim que narcisistas querem sim destruir as vítimas. Então, abusados na infância ou seriam os novos abusadores ou continuariam a ser abusados até a tomada de consciência do que lhes ocorre. Tomada de consciência!!! Que coisa importante. Aquele insight que se tem em momentos de iluminação. O termo relacionamentos disfuncionais não existia. Os vídeos da internet sobre este tema estão salvando vidas. O que acontece na infância não fica na infância. Parece que estou misturando alhos com bugalhos. É que o tema me levou a recordar um vídeo em que a palestrante se valeu do que ela chamou de arquétipo de Cleópatra para conseguir sair de um relacionamento abusivo, onde as parceiras são subjugadas até não poder mais reagir e sair. Espero que tenha entendido. Só voltei aqui porque fui avisada que alguém dera um like em alguma colocação minha que está por aí. Mas foi muito bom ter voltado. Gratidão

biancamelo
Автор

Bacana o vídeo. Me lembrou bastante um livro que fala do tema direcionando para os arquétipos de marca. Nome do livro: O herói e o fora da lei.

lliviacabral
Автор

Me identifiquei pra caramba com o arquétipo do Sábio.

sorayadiasferreira
Автор

Que conteúdo maravilhoso, amei, parabéns

janarabelo
Автор

Fale mais sobre isso, por favor. Fiz arte terapia durante quase 1 ano baseada nos arquétipos de Jung. Gostei demais e os resultados me pareceram mais rápidos do que outras terapias. Muito interessante esse assunto!

mariliasantiago
Автор

Isso na filosofia hermetica é bem explicado pois o universo todo é mental.

epifaniadisruptiva
Автор

Me identifico 100% da minha vida com o Sábio. Mas tenho a alma do rebelde. Uso a minha sabedoria para tentar melhorar a mim, aos outros e as coisas.
Tenho vários outros TB.
Aliás, esse é meu maior problema social. Qualquer tipo de definição de características e personalidades eu me encaixo na maioria. Pois por buscar sempre conhecimento e evolução eu vou mudando e adquirindo várias características. Estou sempre incorporando em mim (mais do que na minha vida) tudo que aparece. E aí eu vejo que as pessoas são muito imutáveis, nascem e morrem com as mesmas características de personalidade.
Portanto, cada vez eu compreendo melhor o ser humano e cada vez eu sou menos compreendida.

fernadaribeiro
Автор

hoje fizeram uma dinâmica e eu peguei uma carta e saiu a do governante

eveline
Автор

Poxa, me identifiquei com o sábio e o tolo...🤔

katiacolpaert
Автор

Arquétipo do Amante e Mago, com um pézinho no explorador 😊

yohanakiss