Pare de meditar AGORA: a PRÁTICA no Budismo Tibetano

preview_player
Показать описание
Descubra por que a meditação clássica de mindfulness não é o foco do Budismo Tibetano.
Na verdade, a meditação ou a prática budista se refere à conduta e às preces e o cultivo do relacionamento para com o Guru, as Três Joias e as Deidades pessoais.
Aprenda com o Amigo Monge como a conduta pode desempenhar um papel importante na meditação e como a prática e cultivo das boas qualidades através da pratica tântrica do vajrayana podem transformar a sua vida. Assista agora e descubra o verdadeiro significado da meditação no Budismo Tibetano!

Hoje, não mencionaremos os convidados regulares, como a Monja Coen, o Karmapa, o 14o Dalai Lama, Sogyal Rinpoche, Chogyam Trungpa, Chagdud Rinpohce, Buda, Dzongsar Khytense, Lama Gangchen, Geshe Kelsang Gyatso, Monge Gensho, Lama Padma Samten, Lama Tsering Everet, Lama Jigme hawang da Drukpa, Chagdud Khadro e outros seres dos caminhos Theravada e Mahyaana (Nyingma, kadampa, kagyu, sakya e gelugpa), além do zen e outras linhagens de bodhisattvas.

#meditação #mindfulness #budismo #tantra #ensinamento
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fantástico. Eu tentei a prática do zazen por mais de dez anos. Até descobrir q tinha transtorno bipolar e a prática me atrapalha e me atrapalhou durante anos.

ermidazenkuanyin
Автор

eu meditava 8 horas por dia, comecei com 1 minuto e em poucos meses passei para 1 hora, 2, 5, até chegar em 8. Quando vi para o tibetano, passei a notar a falta de meditação nas praticas, e as poucas praticas de "meditação" eram visualizações de uma mandala, ou de um Buda, algo assim, enquanto eu estava no Zen, minha meditação consistia em me concentrar em tudo e apenas deixar os pensamentos fluírem sem interferir ou manipular. Custei a me acostumar, mas gostei, me senti bem mais espiritualizado com os mantras e as visualizações do quê sentar e não fazer nada. Buda Shakyamuni pode ter despertado assim, porque ele já era predestinado, mas nós precisamos praticar seus ensinamentos pois foi assim que lhe foi revelado, com as minhas sadhanas me sinto bem mais "espiritualizado" ou conectado com o budismo do que praticando a meditação da atenção plena. (visualização ou mentalização não é fácil não porque me sinto "pelado" ou seja, sinto que todos os meus "podres estão expostos", mas depois sinto um alivio porque sinto-me purificado, graças a mãe Tara, a compaixão de Avalokiteshvara, a Sabedoria de Manjushiri, sinto que nenhum estão me julgando e sim me auxiliando a seguir o caminho do Dharma.

adivaneivasconcelos
Автор

Muito bom o video! Sou praticante do zen (soto shu) mas sou apaixonado por todas as formas de budismo

Uma curiosidade, o que chamamos de meditação é bhavana (a tradução direta seria algo como 'cultivo'). No canone páli há diversas formas de "bhavana", sendo o sati (vamos chamar de mindfullness para ilustrar hahaha) somente uma delas.
Mesmo o mindfullness (sati) pode ser práticado de 4 formas, como ensinado pelo Shakyamuni Buddha no satipatthana sutra: andando, em pé, sentado e deitado.

Então deitado, batendo tambor, recitando mantra: é tudo bhavana de certa forma.

Essa forçação de barra da galera de "só é meditação se estiver sentado com perninhas cruzadas" é algo bem fruto do orientalismo. Meditação no budismo é algo bem mais amplo, como vc ilustrou no caso do Vjrayana. Meditação vai além de posturas e mudras.

Por fim, zazen, a prática do zen budismo, não é nem shamata e nem chega a ser mindfullness (embora o zen ocidental as vezes venda assim kkk), é, literalmente, apenas sentar-se (shikantaza). Sem focar em nada, sem almejar nada, sem esperar por nada, deixando os pensamentos irem e virem sem se apegar a eles. Naturalmente no começo pode-se usar técnicas do mindfullness(sati) para se atingir este estado, mas não é zazen.

Grato pelo seu trabalho monge, tô amando seus videos.
Tashi Delek 🤎

rubensdossantos
Автор

Meditar para elevar e purificar nossas motivações positivas, desenvolvendo a compaixão. A isso dei o nome de meditação na perspectiva budista.

assisvieira
Автор

vídeo maravilhoso muito batuque e visualização!!!

lucasrodrigues
Автор

Eu acho que gostei do seu canal. Pratico no theravada e há muitas meditações ativas. Partes do corpo, elementos repulsivos, 4 Brahmaviharas. Mas vai de cada um pegar o método que lhe for mais favorável. Nem sempre a agitação vai deixar meditar, aí tem as partes mais devocionais tbm, mas confesso não puxar tanto pra esse lado. Acho que mesmo numa escola ortodoxa como o theravada há campo pra entender sua natureza e trabalhar em cima do que vc já tem de bom pra enfrentar oq tem de ruim.

lucasoad
Автор

Amigo monge, Obrigada pelo excelente vídeo informativo! Não sou uma pessoa religiosa! Nunca fui. Eu me identifico com o MINDFULNES ( Jon Kabat- Zin). Li vários livros budistas (tibetanos, zen, theravadas, "Goenka"). Os ensinamentos budistas (FILOSOFIA BUDISTA) é maravilhosa. São tesouros para carregar a vida toda. Mas, rituais, dogmas, esoterismo não me atraem. O MINDFULNES é um remédio para a ansiedade. Quem sofre com ansiedade vai entender o bem que essa prática (técnica) é capaz de curar o emocional.

zenaidedasilva
Автор

Vídeo perfeito. Elucidou muito por aqui . Se tivesse tido acesso a este conhecimento, poderia ter sofrido menos em me forçar a prática meditativa 😊. Obrigada ❤🙏🏽

thaissaisha
Автор

A meditaçao cristã acaba sendo uma boa entrada pra quem cresceu no mundo cristão, repetindo um mantra cristao. A observaçao permanente do krishnaurti é muito legal tambem. A raja yoga creio ser trabalhosa, mas menos sacrificante que o

Parabens pela brilhante exposiçao do sistema tibetano!

edmaroliveira
Автор

Acho que é justamente isso que me atrapalharia, caso eu fosse praticar o Vajrayana. Não troco o zazen por nada. Kkkk. Mas, respeito demais. Adoro os mantras, os cânticos e tal, mas depois de tudo isso tem que ter zazen. Hahaha

brunogonzalez
Автор

Otimo video, tinha parado de fazer as praticas do budismo tibetano porque tava me forçando muito a fazer dai eu peguei um pouco de aversão, agora quero fazer isso aos poucos e ir aumentando conforme.

AGRANDEILHA
Автор

Monge o senhor querido poderia fazer uma playlist no seu canal sobre meditação?

Umesz
Автор

Impressionante!! Quanto mais eu aprendo sobre o budismo, mais eu sei que eu não sei nada 😅

Mars
Автор

Nossa, muito bom o vídeo! Muita informação bacana, passada de uma ótima maneira. e em só 9 min de vdeo

juhgata
Автор

Vídeo muito esclarecedor. Meu filho não consegue ficar parado para meditar. Ele é muito ansioso. Isso explica pq ele fala que meditação não é pra ele.

hestialen
Автор

Ótimo vídeo. Realmente o mercado de "mindfullnes" e flow state tem focado muito nessa de sentar e meditar pra conseguir atingir uma alta performance e ganhar dinheiro com isso, mas sem nenhuma motivação genuína por trás.
Mudando de assunto: Se puder falar um pouco sobre a recitação de mantras usando o throat singing eu acharia muito interessante, pq sempre achei muito legal aquele tipo de cantoria (acho q é só na tradição tibetana que tem esse tipo de canto)

andresiqueira
Автор

Obrigado pelos ensinamentos, excelente explicação!

thiagobispo
Автор

Fiquei uma vez quatro horas em posição de meditação no zen! Quase morri (dor nem sentia mais) sou ansiosa! 😮😮

flaviabortolonflaviabortolon
Автор

Amei! tou adorando toda essa nova série junto ao piano!! maravilhoso! parabéns!

analumor
Автор

Obg pelo vídeo! Normalmente meditação me ajuda acalmar a ansiedade, imagino que, tanto meditação, quanto ansiedade tem significados diferentes pra cada pessoa por isso não é solução mágica, ás vezes só o exercício físico me acalma de verdade, imagino que existem fontes de diferentes pra essas perturbações da mente.

saymonuriel