LUTO | ANA BEATRIZ

preview_player
Показать описание
✔️ SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS VÍDEOS.

-----

✔️ SIGA MINHAS REDES SOCIAIS

-----

📚 Conheça os Meus Livros:

-----

⚠️ AVISO LEGAL ⚠️
De acordo com o Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefone de consultório, clínica ou serviço de saúde. Os vídeos do Canal Mentes em Pauta, são produzidos baseados na experiência da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, na observação prática de pacientes e em pesquisas científicas mais recentes até o momento. Em caso de dúvidas procure seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e não podem ser replicados sem autorização prévia em outros canais do YouTube ou qualquer outra plataforma.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A luto é um assunto muito importante para ser colocado na roda. Enfrentei o luto de várias formas. A minha memória não esquece o meu primeiro amigo da infância que faleceu com 8 anos. Acompanhei o tempo que ele fez o tratamento de uma leucemia, e quando ele estava realmente na reta final o mesmo pediu para voltar para nossa cidade se despedir dos amigos e familiares, e hoje percebo como foi importante ter me despedido do meu amigo Ricardo. Aos 10 anos experimentei a perda do meu avô materno em janeiro e em julho a avó paterna, eu era extremamente conectada aos dois a ponto de não aceitar ir embora e querer ficar o tempo todo no velório (na época durava muito tempo). Depois na adolescência a despedida de 2 tios queridos, aos 20 anos a perda prematura da minha primeira filha com 22 dias de vida. Minha mãe sempre me levou aos velórios e nunca tive medo. Aos 29 anos perdi um bebê no início da gestação e ali dei de cara com o luto sem poder fugir. Aos 30 anos engravidei novamente e muita luta veio o Benjamin ( filho da felicidade). Aos 35 anos minha mãe faleceu com seus 55 anos, isso foi a 2 anos. Estava me preparando para a partida dela pois foram quase 60 dias internadas. Trabalhava em acolhimento espiritual em um hospital referência de tratamento COVID, logo vivi intensamente as experiências que os familiares não puderam viver junto aos seus entes. Cada paciente que partia, cada família que acolhi... O luto veio com a despedida da mãe. Desanimei, tive crises de ansiedade, não queria comer. Porém, chegou um momento que decidi ressignificar em memória a minha mãe e a cada um dos amados que passaram por minha trajetória. De toda essa experiência nasceu o meu TCC, sim decidi escrever sobre o tema: o luto sem funeral na pandemia.Pesquisei, chorei, escrevi, revivi... E hoje escrevo com saudades, mas sem dor e desespero. A minha mãe me ensinou e me preparou para partida dela sem eu perceber. Sou grata pelos 35 anos que ela esteve presente ao meu lado, hoje está dentro de mim, das minhas memórias e lembranças boas que escolhi deixar só elas aqui. Deus com certeza foi o meu barco seguro em todo tempo.

alziralima
Автор

Meu pai faleceu no dia 31/12/21

Eu fiquei com ele no hospital, oramos juntos, cuidei, mas ele foi intubado.

Eu ia visitar todos os dias. Estávamos longe da nossa cidade. Eu hospedada numa casa de apoio na capital do meu estado.

5 dias após a intubação ele partiu. Não era COVID a razão, mas ele foi diagnosticado um dia antes de falecer.

Foi a notícia mais devastadora. Ele era meu amigo, minha referência.

Foi sepultado no mesmo dia. Eu o levei ao hospital numa ambulância, 3h de viagem, e voltei num carro fúnebre.

Naquela noite de dezembro, enquanto os fogos anunciavam a chegada de um novo ano, eu estava entrando no meu apartamento, pois minutos antes havia sepultado meu pai.

Os sentimentos foram os mais diversos, mas eu tomei uma decisão: eu vou sentir tudo que preciso, vou viver minha fase de luto, mas após isso eu vou seguir o exemplo dele — que perdeu seus pais, mas seguiu e construiu sua família.

Não foi fácil, chorava muito, tive uma crise pânico, eventos de ansiedade…

Mas segui… não foi fácil, mas segui. Ele me inspirou e Deus me fortaleceu para isso.

Escolhi ser grata a Deus pelo privilégio de ter sido amada por ele. Agradecida por ter ficado ao lado dele em sua morte, e grata porque um dia nos veremos outra vez. Em outro cenário, outras condições, sem choro, sem dor.

Hoje ainda sinto saudade, ainda choro em dados momentos… mas sem me sentir sufocada pela dor da perda.

E sou grata a Deus por isso.

Sinto paz em Cristo, e oro ao Senhor para que o Espírito Santo possa consolar a cada pessoa que está passando por essa dor e não tem conseguido ter paz.
🙏🏼

fabianabarbosa
Автор

Não é fácil. Perdi minha mãe em fevereiro desse ano (sou filha única) e meu marido em junho desse ano, tinha pouco tempo de casada. Meus dois amores! Não é fácil, passamos por várias fases, a impressão que tenho é que a ficha demora a cair, esperei muito por esse vídeo. Mas sinceramente, um luto de morte, que é a certeza do nunca mais, nem se compara com um luto de separação e etc., porém, a religião, fé e forma que eu encaro a morte me ajudou a não me desesperar.

fernandabordignon
Автор

Não existe comparação, perder alguém doente ou de forma violenta.

janetelopes
Автор

Perdi meu pai tem 3 dias. Está sendo terrível, parece um pesadelo. Ele foi uma pessoa maravilhosa. Ele sempre estará comigo em meu coração. Te amo pai, muitooo ❤ Nos encontraremos na eternidade.😢😢😢

brunmell
Автор

Perda sempre é Dificil.
Perdi meu irmão num acidente de moto em São Paulo, ele tinha 19 anos.
Depois da morte dele 6 meses meu pai faleceu num acidente de carro em Limeira.
E muitos anos depois sofri um acidente de carro e perdi meus dois filhos no acidente, Enterrei dois filhos um de 2 anos e uma de 11 anos. Fiquei anos morando com meu marido no hospital, ele fez muitas cirurgias, um estado muito gravissimo.
Minha fé é inabalável, mas meu coração vai sangrar ate meu último suspiro.
Não é igual nunca mais.Mas luto todos os dias. Só quem passa entende.
Mas se eu fiquei é por algum motivo. Não vou mentir que briguei com Deus porque não fomos juntos. Família morre no acidente, eu pensava assim.
Mas Deus sabe de todas as coisas.
Força e coragem para quem esta passando pelo luto. Deus é conosco!
Jamais esquecerei dos meu filhos, todo dia penso neles.
Saudades sim, tristeza as vezes, mas seguir adiante.
Um dia de cada vez.
😭😭🙏🙏🙏🙏

silvinha
Автор

Há dois anos perdi meu filho de 20 anos. Ele foi vítima de um assalto. Ele é o amor da minha vida. Sofro todos os dias. Vejo algumas pessoas falarem de tempo de luto, dizem que dois anos é demais para viver um luto intenso, está fora do tempo de uma normalidade. Não sabem o que dizem se não viveram a dor de sepultar um filho e ficar condenado a viver o resto da vida sem ele. Viver assim é viver num mundo vazio, sem cor, sem alegria. Agradeço a Deus por me sustentar, aos profissionais da saúde que tentam ajudar. Mas não estipulem tempo, sei que o intuito é ajudar. No consultório do psicólogo depois de um paciente que perdeu um filho, vem outro paciente, e vida que segue. Mas para quem vive essa realidade, é devastador. O meu filho era amor, natureza, amava a vida, eu o criei e o eduquei, e não foi fácil, mas valeu a pena ver o ser humano que ele se tornou, um dia ele saiu pra trabalhar e não voltou com vida. Não tenho vontade de viver, é muito sofrimento. Vivo pela esperança de reencontra-lo.

angelodias
Автор

Eu perdi minha mãe e fiquei três anos com depressão. Todo mundo mandava eu reagir e que era "anormal", aquele sentimento. Eu só sei que sentia uma dor no coração, como se estivesse infartando. E mesmo tendo acompanhamento de psiquiatra e psicóloga. Depois passou..., mas tenho um buraco no coração de saudade. Foi uma pessoa especial, alegre, carinhosa, lutadora, guerreira, corajosa, amava o próximo e aonde estivesse fazia diferença, tamanha a docilidade dela.
E o que ficou de saudade é o olhar dela e as conversas com paciência. 💕🫂

eloisemachado
Автор

Dra., minha história mais triste de luto, coincidentemente, tem relação com você. Recentemente, perdi minha amiga, uma irmã de alma, para o câncer. Estive com ela nos seus últimos dias em seu leito de hospital. Ela havia pedido que levasse seu livro, Mentes perigosas, no qual havia uma dedicatória sua endereçada a ela. Ela gostava muito do seu trabalho. Li algumas páginas e ela ficou muito feliz. Quando precisei ir para a casa, ela me falou que eu podia levar o livro, porque não precisaria mais. Contestei, dizendo que voltaria dois dias depois para estar com ela e terminar a leitura. Não deu tempo. Ela foi para a eternidade. E o vazio que ficou tem me machucado, pois além da ausência, a morte dela me fez levantar muitas questões profundas sobre a minha própria vida.

camilamota
Автор

Meu pai voltou pra casa no dia 25/12/2022 foi muito rápido, ele acordou às 5h da manhã pra desejar feliz natal pra minha mãe, ali ficaram conversando e assistindo vídeos, ele alimentou nossas duas cachorras, mandou mensagem para algumas pessoas no whatsapp, foi se deitar pois era muito cedo e combinou com a minha mãe que depois iria fazer o almoço do natal juntos, 5:50 ele passou mal começou a tossir e veio uma falta de ar de repente com um chiado bem estranho, corremos para o hospital e chegando lá descobrimos que estava com água no pulmão, pressão alta, ele estava consciente quanto tiraram a água do pulmão, fizeram medicações para ele conseguir respirar, porém não adiantou e o médico entubou, 12:10 ele voltou pra casa e completou sua missão, tem sido horrível passar por isso, dói muito, uma parte de mim foi junto com ele e essa data jamais será comemorada com tanta alegria pois sempre vai se completar o dia da partida dele, eu agradeço a Deus por ele não ter sofrido porque foi bem rápido, ele tinha 57 anos e estava pra se aposentar, era um cara ativo que amava trabalhar, um paizão, provedor e homem da casa, todos os dias acordo pensando nele, revivendo o dia que ele se foi e o velório 😢

renataborges
Автор

Eu Perdi A Minha Amada Mãe, Há 3 Anos E 7 Meses. 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭 Apenas Digo Isto : A Dor E As Saudades Nunca Vão Passar! Fiquei Sozinha. O Meu Amado Pai Já Partiu Há 35 Anos. Apenas Os Nossos Amados Pais Nos Amam De Verdade. Tantas Saudades Deles! 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭 Sou De Portugal 🇵🇹

barbaramartins
Автор

Perdi meu amor ontem. Tínhamos tantos planos juntos. Hoje estou destruída, está sendo muito difícil. Ele é e sempre será o amor da minha vida. Que dor!

monicaflores
Автор

Saudade sim, tristeza sempre!! O luto é uma luta! P muitos é vida q segue, p mim é vida q dói!

mariaceicacosta
Автор

Não dura só dois meses não Dra. O meu dura há 11 anos quando perdi meu paizinho. Não aceito sua morte, e choro todos os dias de saudade.

monicavallelucena
Автор

O LUTO altera toda tua rotina..., e, devemos criar novas rotinas para suportar a ausência que é insuportável...
Ninguém se prepara e as pessoas nem gostam de falar da morte durante a vida...
É difícil... e temos que aceitar porque é irreversível; se pudesse mudar... ah... se pudesse...💔💔💔

margarethpinto
Автор

Perdi minha Rainha 2 de fevereiro desse ano😭😭😭😭. Saudade Eterna.

alessandrodutrasilva
Автор

Minha cidade, Santa Maria, RS, viveu um luto coletivo, pois 242 jovens morreram em um incêndio numa boate!!!

angelaarruda
Автор

São 8 anos desde que minha filha faleceu. O luto é algo muito individual. E é uma decisão querer continuar. Fica um buraco no peito. Perdi meu pai e no ano seguinte minha filha. São dores completamente diferentes. A primeira é dificil porém "aceitável", a segunda é totalmente dilacerante, e inexplicável.

TheIrelandes
Автор

Perdi minha vó que ajudou a me criar, o laço era tão forte que a chamava de mãe. Foi descansar dia 21.08. A saudades é imensa, a dor também.

lorenpar
Автор

Minha mãe se foi em abril deste ano vitíma da covid e não consigo me conformar. Estou com depressão e fico pensando como vai ser daqui pra frente. O tempo não ameniza nada, só piora.

karinanscunha