filmov
tv
Vendi ETFs com lucro e depois com prejuízo, preciso pagar a DARF?
Показать описание
Quando investimos na bolsa de valores podemos abater o preço dos lucros com o preço dos prejuízos. No caso, se você tiver vendido ETFs com lucro de 80 reais e depois tiver um prejuízo de 100 reais, você pode sim abater esse valor e não precisa pagar a DARF.
Mas para que isso aconteça, as duas vendas que você fez tem que ser do mesmo tipo. Por exemplo, na bolsa podemos fazer dois tipos de operações, Day Trade (compra e venda no mesmo dia), ou Swing Trade (compra e venda em dias diferentes). Se no seu caso, as duas vendas forem de Swing Trade, você pode sim fazer esse abatimento e não precisa pagar a DARF.
Mas se essas duas operações forem de tipos diferentes, ou seja, uma for Day Trade e a outra for Swing Trade, elas não podem ser descontadas. Assim, você vai ter sim que pagar a DARF.
Essa diferença ocorre porque existem taxas de imposto diferentes para os dois tipos de operação. Se você comprar e vender um ativo no mesmo dia, você vai pagar 20% de imposto sobre o lucro.
Já para operações que compramos e vendemos em dias diferentes, temos que pagar 15% de imposto sobre nosso lucro. Por isso que tem essa distinção entre Day Trade e Swing Trade.
Lembrando que para ações temos a isenção de imposto até 20 mil reais na venda, logo essa regra só vai se aplicar para ações se vendermos mais de 20 mil reais em um único mês.
Além disso, para fundos imobiliários precisamos calcular separadamente, pois eles constituem uma classe de ativos próprios. Assim, só podemos descontar FIIs com outros FIIs. Quando vendemos nossas contas de Fundos Imobiliários com lucro, precisamos pagar 20% de imposto de renda sobre o que conseguimos ganhar.
O que vale para qualquer investimento é que se vendemos com perda, não precisamos pagar nada de imposto. Logo, se compramos ativos à 1000 reais e vendemos a 800 reais, por exemplo, não há necessidade de pagar DARF.
É importante manter um controle mensal sobre as suas vendas, porque você pode calcular se nesse mês você teve perdas, e descontar nos meses seguintes, quando você faz uma venda com lucro. Segundo a Receita Federal, os prejuízos acumulados na B3 nos meses anteriores podem ser descontados dos lucros dos meses posteriores.
Como não costumo vender meus ativos, fica muito mais fácil lidar com o imposto de renda, só preciso declarar meus ativos no começo do ano e no restante dos meses, não tenho trabalho nenhum. Essa é uma grande vantagem do investimento a longo prazo. Além de ter a ajuda dos juros compostos para aumentar seu patrimônio.
Комментарии