TÉDIO, APATIA E DEPRESSÃO

preview_player
Показать описание
Qual a relação entre esses três estados?
Como podemos olhar para eles nos dias de hoje?

Para me mandar perguntas:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

quando estava na facul um amigo falou "eu não quero ganhar muito, quero trabalhar pouco" e isso me libertou

itacirgabral
Автор

Gostei da expressão que tu usou no final, Manu, de que “a preguiça parece um erro nesse nosso mundo de produção”. A narrativa da produção máxima e do super desempenho tá tão forte que tédio/preguiça, um dos mais comuns estados do nosso ser, tornou-se inaceitável pra gente. Estamos num poço de angústia cíclica como sociedade que tá bem difícil de sair, viu...

RSTom
Автор

😔 Sinto falta daquela chama, daquela força de vontade que eu tinha quando criança. Hoje em dia tudo é vazio, e me pego muitas vezes pensando o quão merda é a vida.

hellenmelo
Автор

Que tema mais lindo! Volta e meia lembro de quando era criança e eu simplesmente subia na árvore e passava horas lá olhando pro nada e pensando... hoje a mente tem que estar 100% do tempo ocupada. Isso cansa.

isis.freitag
Автор

eu tenho uma preguiça violenta. adoro essa imagem, um bicho preguiça imenso, muito lento e tentando parecer bravo, haha.

itacirgabral
Автор

Bom dia Manu, incrível como todos estamos conectados ontem mesmo eu estava comentando sobre apatia, eu amo esse canal, mesmo eu não fazendo perguntas sempre vem alguém e comenta sobre algo que estou passando mas não sei como expor! Sou muito grata por ter encontrado vc e a Flor, vcs são pura luz pra muita gente 🙏❤

Katsuki
Автор

Acho que seria interessante diferenciar ócio de preguiça, porque a principio o preguiça seria pra mim quando voce quer fazer algo mas por alguma razão prefere postergar, o que gera uma culpa. Outra coisa é o ócio, quando voce deliberadamente quer ficar "sem fazer nada". Outra distinção interessante é estar ativo e produzir. Os budistas dizem que o estado medidativo é o maior grau de atividade de um ser humano, a plena atenção, embora não estejam produzindo nada. Mas é só uma questao de uso de palavras, que vai no sentido do video. Sobre a questao da produtividade e do ocio, esse ano me aconteceu uma coisa engraçada: eu pude escolher trabalhar apenas 2 dias da semana e deixar o resto pra estudar e ficar atoa mesmo, mas tive que reduzir meu padrao de vida razoavelmente. Varias vezes colegas de trabalho perguntavam: mas voce trabalha só isso? Porque não trabalha mais? Eu respondia que preferiria ter mais tempo pra mim, e eles faziam cara de incompreenssão. O que eu não compreendo é o tedio, esse imperativo da produtividade eu odeio, mas tem tantas coisas que gostaria de fazer, mil livros pra ler, mil filmes, aprender tocar violão, piano, dançar hiphop, fazer uma arte marcial, jardinagem, etc.

wen.der.santos
Автор

Já imaginou um livro com 365 páginas, cada uma com um resumo de um vídeo do D.D. ? hahaha Que delicia que seria esse conjunto de ensaios sobre a Vida e o Existir. ❤️

IsadoraSecol
Автор

O estado de apatia e depressão é favorecido também pela alimentação não-saudável. Se um dia puder trazer um nutrólogo sobre a área da alimentação seria muito legal.

b.m.x-estagiariodarafa
Автор

Bom dia Manu gostaria de agradecer por ter feito esse canal, eu nunca fiz terapia e tinha certo preconceito mas a maneira que vc aborda os temas me fazem pensar muito em muitas angustias que tenho e já tive na vida.
Muito

vitorlugatto
Автор

Minha melhor descoberta em 2020...Pra Sempre Manu, independente de qualquer situação, vou lembrar de vc pra vida inteira... Obrigada por vc...e pela Flor tambem ♥️🙏

suzanafurquimdamota
Автор

Da infância a vida adulta pra mim essa "viagem" de ficar pensando, imaginando, olhando p parede😅. No meu caso não sinto tédio ao fazer isso, sinto um certo prazer, e logo após a culpa, por ter perdido tempo sem fazer nada🤔

brendabrundo
Автор

Muito bom o vídeo! Eu sempre me vejo passeando por estes sentimentos, as vezes acho que estou chegando na depressão, e no diagnóstico do médico eu não tenho nada. Daí estava vendo um vídeo do Drauzio Varella sobre estafa mental e super me identifiquei ali, pois os sintomas são praticamente estes, de apatia, preguiça e depressão. As vezes pra quem não tenha de fato depressão, pode ser apenas uma estafa mental pelo nosso estilo de vida atual.

tatsilin
Автор

Eu tenho 25 anos. Tenho emprego razoável não paga milhões mas paga o que eu preciso. Recentemente eu sair entrando nos sites de compras, principalmente por conta de toda propaganda da semana da Black Friday, me deparei com uma situação engraçada. Havia coisas que eu até queria comprar, cheguei até adicionar aí carrinho, mas depois de alguns segundos eu simplesmente não tive vontade de finalizar a compra. Não vi sentido algum. Não foi a influência das propagandas enganosas. Mas o que eu sentir foi uma sensação de que não sabia o que eu queria de verdade. Procurei um computador novo, pensei no meu velhinho e desistir. Pensei em um violão, desistir. Pensei em livros, desistir. Era coisas que eu queria e estava com dinheiro. Não sei, só desistir. Acho que foi isso do vídeo. Um animal satisfeito dorme. Só acho que eu deveria sair mais. Ver o mundo. Moro pertinho da praia e só vejo ela pela janela do ônibus.

joeltenoriomalta
Автор

Graça e Paz irmãos e irmãs meu testemunho eu tinha muitos problemas e um deles era apatia meus sintomas era ausência de sentimentos e emoções simplismente por quando estava com demônios no meu corpo e o Espírito Santo batalhando contra eles eu tinha um problema de miopia que era muito forte o grau e meus olhos doíam muito quando chorava e meu choro durava horas e ficava sufocada com as nariz intupidas era difícil e disse aos demônios e o Espírito Santo que não queria chorar por conta da dor e eles fizeram um bloqueio pra eu ficar muito tempo sem chorar até que o Espírito Santo me revelou através da palavra que chorar é um jeito de se humilhar para ele e afastar o mal e não rasgar as vestes, por essa bendita verdade recebi o cinto da verdade Graças a Deus Jesus me curou da apatia e de muitas enfermidades até a dos olhos e dos demônios e minha maior felicidade é está escrita no livro da vida e selado com o sangue de Jesus pra sempre fica perto desse ser incrivelmente fiel e amoroso que cuida de suas ovelhinhas! Glória a Deus! Aleluia!

thalitaramos
Автор

Vai ser um tédio viver sem Doses Diárias... :) amo muito. Me identifiquei muito com o tema. O relato da pessoa vivendo "uma vida qualquer", às vezes me pergunto, caramba por quê estou apática?pra onde estou caminhando? a vida é isso? Vou rever esse vídeo!!

carinakorb
Автор

Eu preciso de uma revisita nesse tema, por favor :| o que fazer quando remédio parece te levar à apatia; tédio e ansiedade te levam a buscar escapes (bebida, jogos, cigarro, drogas, estímulos) e você se torna uma bola de neve de atrasos, instabilidade e auto-depreciação?

felipefelpamoura
Автор

Bom dia Manu!
Tenho percebido nas minhas vivências que a vontade de estar onde está e estar bem onde está é algo que incomoda aos outros. Isso é visto como um problema nesse mundo que exige produtividade, realização, resultados... A meu ver, é sinal de sabedoria sabermos quando estamos com preguiça e respeitar isso, quando estamos bem e queremos ficar aqui, ou quando queremos iniciar uma nova busca, etc. Parar, observar a si e utilizar a nós mesmos como referencial é o que nos ajuda a saber o caminho que queremos seguir (ou parar).
Amo seu canal! 😘

priscillab.penayo
Автор

Bom dia! É exatamente assim: "Pra que isso tudo???" Vivo me questionando...

renataribeiro
Автор

Manu!
Fiquei pensando sobre um ponto: e quando você não busca porque não consegue? E quando você não está bem onde você está e ainda assim não consegue se movimentar diante disso? É uma situação que causa desconforto pois pode se desdobrar numa cobrança imensa consigo mesmo. Essa necessidade de produzir além de ser uma cobrança social, acaba dizendo muito sobre nós, sobre a nossa forma de desejar, como você disse. Diante disso, podemos até puxar um gatilho para as relações. O quão impactante pode ser nas relações humanas, um sujeito que não deseja de forma que a sociedade exige? Outro dia vi uma pessoa falando que as pessoas inclusive flertam nos aplicativos logo querendo saber "o que você faz da vida", "com o que trabalha", "onde quer chegar no futuro" e etc. Como se as respostas falasse se aquele sujeito é alguém que vale a pena investir ou não. Pois se ele busca, se ele está trabalhando, estudando, pensando em ganhar dinheiro logo ele é um ideal, mas se não, é preguiçoso, desmotivado, estagnado, e não vão querer esse tipo de pessoa. Imagine essa situação de alguém que não consegue desejar de tal forma, tentando se adequar para que ainda assim pareça interessante ao olhar alheio. Se um dia puder falar sobre isso, seria ótimo. Adoro você e a Flor. Um beijo para vocês e parabéns pelo canal.

luizazacarias