O Autismo é considerado uma deficiência?

preview_player
Показать описание

Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Para entender o porquê de Autismo ser considerado deficiência preciamos entender a lei do Autismo, A lei n° 12.164 de 21 de Dezembro de 2012, que determina leis especificas para autistas como deficiêntes. Apenas em 2022 entra em vigor no Brasil o conceito de Autistas sendo Deficientes. "A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais" segundo a propria lei.

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vídeo muito importante. A sociedade está muito perdida com relação às PCD. Essa semana precisei resolver um problema de um cliente de 19 anos TEA nível 1 (laudo mais antigo como asperguer). Trabalha em um supermercado em uma vaga para PCD, pois não consegue passar nos testes de contratação devido a dificuldade de interpretação. Após o expediente de trabalho foi comprar um vinho para levar para sua mãe. E o impediram no caixa, dizendo que ele não pode comprar bebida alcoólica porque é autista. E o pior de tudo foi o estabelecimento dizer que ele teria que tirar o uniforme da empresa se eles o liberassem para comprar bebida alcoólica. Uma pessoa totalmente autônoma, mas claro tem algumas dificuldades relacionadas ao TEA. O estabelecimento ainda me disse que se ele é autônomo então vai tratar ele igual as pessoas que não são PCD. CHOCADA! Uma rede de supermercados grande que contrata muitas pessoas com deficiência. Não sabiam me dizer quais eram as dificuldades apresentadas pelo meu cliente. Não tem um responsável por essa área. No final acabaram assumindo que estão perdidos e não tem conhecimento sobre o assunto. Tem coisas que as vezes é impossível acreditar .

angelisarodrigues
Автор

fui descobrir o autismo com 34 anos por que estava muito ruim de arrumar e manter em empregos.. agora que descobri estou tentando como PCD.

thiago.m.
Автор

Mas falta muito para a sociedade entender sobre autismo. Porque as pessoas ainda acha que deficiente é somente aquele que você olha é ver logo uma característica física visível!!!Falo isso porque sou mãe de autista, é vejo a todo momento a cara que as pessoas fazem qdo agente tá numa fila preferencial, as pessoas ficam fazendo comentários!!!

agdaalves
Автор

Este Canal é de EXTREMA relevância!
Costumo compartilhar sempre!
ATENÇÃO.YouTube, favor relevar o Canal! 😊👍🏻

wandaantonia
Автор

Mas falta muito para a sociedade entender que existem *DEFICIÊNCIAS OCULTAS🌻*

leonardogomes
Автор

Olha, eu sofri a vida toda. Não sofri mais porque graças a Deus sou superdotado, aí tipo meio que compensava por um lado, sabe, porque estudava e me destacava. Fui bolsista integral em colégio particular. Passei no Vestibular e em concursos públicos, virei servidor público, me formei técnico no CEFET e me graduei engenheiro em universidade pública. Mas sinto muito pelos TEA com deficiência intelectual porque se os que tem altas habilidades sofrem, muito mais sofrem os DI. Mas não tinha apoio legal, tipo, BPC LOAS, cotas, não tinha nada. Tô fazendo avaliação neuropsicológica pra TEA e TDAH aos 34 anos porque só aos 33 conseguí plano de saúde pra bancar consultas com neurologista e sessões com neuropsicóloga.

edivanoliveirabarbosa
Автор

A sociedade foi feita por pessoas típicas para pessoas típicas. Sempre falo isso, mas parece que as pessoas tem muita dificuldade de entender isso. Esse foi um dos conteúdos mais importantes que já vi nesse canal. Mas fico triste por que, me parece, que a comunidade ainda tá numa bolha difícil de romper. Temo que esse conteúdo não alcance quem precisa: os típicos.

vandyck
Автор

Que bom confirmou tudo que conversei com meu aluno de 13 anos, autista. Ele perguntou a mãe pq ele era considerado deficiênte, pois ele não via nele deficiência alguma.

bernadetemaximo
Автор

Gostaria que você fizesse um video sobre autismo em mulheres adultas

isabelleramos
Автор

To fazendo avaliação neuropsicológica pra TEA. Acredito que sou um asperger superdotado. Sou servidor, e espero que as cotas me ajudem a conseguir cargo melhor em concursos.

edivanoliveirabarbosa
Автор

Uso muito essa classificação para solicitar os serviços de apoio ao estudante com transtorno do espectro do autismo na universidade que trabalho.
É justa que essa equiparação

josyoliveira
Автор

Na sociedade, nosso filhos autista são julgados e nós pais também.

joelmasantos
Автор

Se a pessoa dentre outras coisas, tem dificuldades para se cuidar, se tem prejuízos sociais, prejuízos em relacionamentos afetivos, necessita de adaptações para se sentir bem no trabalho ou escola, possui particularidades comportamentais, temperamentais e cognitivas que estão conflitando consigo ou com a sociedade ao qual precisa interagir para sobreviver, sim, essa pessoa deve ser considerada deficiente e precisa de ajuda para conseguir se adaptar e desenvolver no que for possível, para que tenha qualidade de vida . A percepção do mundo é diferente para o autista e essa percepção (sua essência) nunca será diferente, mas, em muitos casos, ele pode aprender o que é ensinado e se adapta dentro do possível.
Penso que deve ser por aí.

carol.estudantenutri
Автор

É tudo muito novo...Penso q os assessores dos juízes deveriam aprofundar mais sobre o espectro pois decidir a vida de uma família que geralmente está na árdua missão do mínimo com relação a qualidade de vida é quase um precipício....

Klenia
Автор

Quanto conhecimento para todos nós profissionais da saúde. Obrigada Lucelmo pela aula. 🙏🙌

psicologiaepotencialhumano
Автор

Eu só queria a oportunidade de levar o meu filho em um bom profissional, ele tem muitas características de autismo desde pequeno porém até hoje vivo a angústia de não ter um laudo médico e tem momentos que é muito difícil pra mim e pra ele também, ele fez 12 anos hoje é uma criança muito carinhoso ao mesmo tempo nervoso ele precisa de apoio o tempo todo, eu gostaria de ajudá-lo sei que é difícil para ele quando não estou por perto.

alice
Автор

Esse canal é meu abraço quentinho 💗 entendendo da melhor forma e me informando da melhor fonte!

juliamendes
Автор

PARABÉNS PELOS 100 mil INSCRITOS! Que venha o primeiro milhão!

hudsonqueiroga
Автор

Ótimo trabalho, com esse vídeo mais uma dúvida minha foi respondida.

janainafirmino-politicaeci
Автор

Esse canal é um serviço para a sociedade 👍🏻 💯👏🏻👏🏻👏🏻💙

leonardogomes