O que é Autismo não-verbal? [EXPLICAÇÕES E CAUSAS]

preview_player
Показать описание

Você sabe o que é um autista não-verbal? Que nem toda criança que não fala é não-verbal? Nesse vídeo Lucelmo Lacerda irá se aprofundar sobre o tema: Autismo Não-Verbal. Será explicado sobre a definição, o porquê ele acontece e qual a relação dela com pessoas com TEA - Transtorno do Espectro Autista. Esse é o primeiro vídeo de uma mini serie sobre Autismo Não-Verbal no canal. Confira para saber mais!

Mind–Language = ? The significance of non-verbal autism

Defnitions of Nonverbal and Minimally Verbal in Research for Autism: A Systematic Review of the Literature

Apraxia da Fala na Infância e Autismo.

Ecolalia e Autismo: Fala Funcional ≠ Comportamento Verbal.

Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O meu filho só começou a verbalizar depois dos 6 anos, não fazia contacto visual, dormia muito pouco, tinha ecolalia e estereotipias.
Actualmente o meu filho fala, faz contacto visual é muito autónomo e este ano pela primeira vez já consegue estudar sozinho.
Tem o seu mundo muito particular mas é muito feliz.
Tem actualmente 15 anos.
Muito força para todos os pais que estejam a passar pelo o mesmo e que nunca desistam💖

quasar
Автор

Boa tarde. Seu vídeo é muito bom, maravilhoso. Você fala de uma forma compreensível.
O meu filho não fala ainda, tem 5 anos. Sempre falava que ele era não verbal, até alguns profissionais ja me corrigiram dizendo que ele entende as coisas que falo, então ele é verbal. Com seu vídeo me fez de uma forma diferente. O meu filho, em alguns locais que ele nao gosta ou nao foi tratado bem, ele me puxa e chora. Ele está se expressando do jeito dele. Faço terapias em casa, falando na frente do espelho ou pego e falo as palavras na mesma direçao dele, ele as vezes abre a boca tentando falar, mas não consegue :( tenho tanta fé em Deus que um dia ouvirei a voz dele. Me dizendo: Mãe Te Amo! Meu sonho.

cristianevalente
Автор

Oi tenho um aluno que tem 6 anos. Ele compreende o que falamos. Porem ele não fala nada. Agora ele está agressivo com ele e com os outros. Está negando ficar na sala de aula, não quer mais fazer atividades. Só quer correr ao redor da escola, está com muita compulsividade por comida. Não pode ver ninguém comendo. Não sei mais o que fazer, ele não tem nenhum minuto de foco.

carinefontanive
Автор

Meu Júlio tem 5 anos, ele tem autismo grau 2, por volta dos 4 anos ele começou a utilizar a pasta de comunicação alternativa. Onde ele começou a entender a comunicação, ele evoluiu nas fases, no entanto antes mesmo de chegar no nível máximo da comunicação alternativa, ele começou na verbalização oral de maneira funcional em setembro de 2022. Hoje ele já abandonou a pasta, algumas palavras saem erradas, mas também foi identificado apraxia motora da fala. O que dificulta as coisas.

JanainaLesovskiVivaoPresente
Автор

Meu filho tem 12 anos e nunca escutei uma palavra dele, ele faz muitos sons ...muitos! Mas palavras mesmo que errada nunca falou. Mas tem uma compreensão ótima

firez
Автор

Te confesso que foi dificil assistir esse video, principalmente no final, quando menciona a deficiência intelectual. A verdade doi, mas o conhecimento amplia horizontes.
Obrigada por explicar coisas que medicos e terapeutas do dia a dia nao sabem nem a metade.

encaixandoaspecas.autismo
Автор

Tenho uma filha autista de 4 anos. Não fala nada e não entende o que falado pra ela. Contudo ela tem uma linguagem expressiva muito boa por memoria. Se ela está com fome, vai na geladeira, abre armário, sabe onde deixou a água. Se não que algo empurra. Joga jogos difíceis no celular. Tem horas que ela levanta gira na mesa só para pegar água dela que estava longe.. eu brinco com ela. Filha nao era mais fácil pedir para o pai…
Mas enfim… Deus me deu esse anjo, meu trabalho como pai é ajudar no que for preciso.
Tenho fé q ela um dia vai me entender verbalmente

rauldoyle
Автор

Como é difícil saber o quanto meu filho "compreende" o que falamos. Hora parece que sim, hora parece que não! 😔

marianefraga
Автор

Sou alfabetizadora e estou conseguindo alfabetizar uma criança autista. Na verdade ele tem 3 CDIS. Mesmo assim é possível. E hoje, tenho um neto autista, ainda sendo avaliado por médicos.
Quanto mais estudo e aprendo, mais tenho vontade de aprender. E o Sr., Doutor tem ajudado muito essa minha vontade. Por isso sou muito grata. E um pedido: continue gravando vídeos. O Sr. não é só Doutor, também é professor e ensina muito bem mesmo. Obrigada! Amo o que faço !

janefigueira
Автор

Sou Arteterapeuta já a 24 anos, atualmente finalizando formação em ABA, quanto mais estudo admiro o seu trabalho e pesquisa, muitos desafios, muitas expectativas e especulações sobre o tema, obrigada pela orientação que você traz, para toda sociedades

nubiartes
Автор

Muito bons seus vídeos. Sou pediatra e tenho cada dia mais recebido crianças com diagnóstico fechado ou em fase de diagnóstico. Não temos o treinamento adequado para reconhecer e orientar sobre tantas nuances... Até mesmo na abordagem dessa crianças . Tem sido muito esclarecedor para mim.

analuciacormack
Автор

Tenho gêmeas autistas de 5 anos.
Ambas são Não-Verbais, e elas não parecem entender as coisas que falamos com e para elas.
É uma dificuldade imensa de saber as coisas, principalmente quando estão doentes ou machucadas, por não falarem, precisamos usar o método de observação e eliminação.
Elas não dizem onde dói ou o que sentem...
Nós literalmente temos que adivinhar.
Obrigada por compartilhar esses conhecimentos.
Só quem vive essa realidade sabe como é difícil e frustrante.

alessandrafurlan
Автор

Que capacidade d pedir like e inscrição no meio do assunto, gente!!! Eu espero esse momento, acredita? Rindo sozinha na calçada do centro da cidade e escrevendo isso.

cadernodemusica-alinebarce
Автор

Doutor Lucelmo, observo que no Estado que Moro, que é Pernambuco, muitos psicólogos estão precisando escutar essa sua live, pq ainda não compreenderam essa parte sobre a linguagem!

katiacileny
Автор

Estou me comunicando: Seu trabalho é extraordinariamente bom, Lucelmo. Abraço

leonardosouzaconradodesant
Автор

Muito esclarecedor esse vídeo.
Tive um filho com autismo severo, faleceu a pouco tempo..
Infelizmente antigamente não havia Internet pra pesquisar sobre o assunto..
Sempre tive muita curiosidade, li um livro q relatava mais ou menos com se sentia uma pessoa com autismo severo...
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento

angelascazziottagloria
Автор

O que mais merece pensar nesse caso dos não verbais é ainda a falta de um estudo que entenda qual o processo neurológico que possa ser diferente no cérebro, no vídeo me chamou muito a atenção

elianeguapa
Автор

A linguagem não é só fala. Se a criança compreende os sinais, existe compreensão, na minha opinião.

aeeeducacaoinclusivaeautis
Автор

Quanto aprendizado significativo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

dianemagalhaes
Автор

Lucelmo, seus vídeos são muito relevantes!!! Convivo com algumas pessoas com autismo não-verbais e percebo tudo o que você diz: a qualidade de vida fica extremamente prejudicada. São pessoas que repetem rituais, mas não conseguem realmente trazer elementos que sustentem uma linguagem. Vejo esse cenário como muito triste e preocupante tanto para esses indivíduos como para os familiares que também acabam mais devastados emocionalmente e fisicamente.

giovanasalviato