Ubuntu MATE vs Linux Mint MATE - Qual é o melhor?

preview_player
Показать описание
O ambiente desktop para Linux, MATE, é muito interessante, foi desenvolvido a partir do GNOME 2 e hoje está em várias distros Linux, entre algumas das mais populares estão o Ubuntu MATE e o Linux Mint MATE, duas grandes opções para você que deseja utilizar este desktop enviroment no PC. Mas qual a melhor e mais recomendada distro Linux neste segmento? Ubuntu MATE ou Linux Mint MATE? Vamos juntos conhecer um pouco dos dois para você tenha maior clareza sobre o assunto.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

o ubuntu mate é perfeito, uma junção do clássico com o moderninho, tu põe o plank (dock) e ele fica uma beleza

brxnnah
Автор

Excelente trocadilho da abertura!
Eu aqui assistindo na segunda de manhã, antes de começar na correria e tomando meu Mate! hehe

betaoz
Автор

Mate consegue mesclar muito bem o clássico e o novo. Não vejo outra melhor.

alancristian
Автор

Esse Ubuntu Mate tem coisas que nem o KDE Plasma tem, é realmente bem completo. Esses presets de interface e o HUD são duas coisas que eu sinto muita falta no Plasma...

DanielRios
Автор

Eu sempre usei a maravilhosa interface Mate!

wellintgonsilvasouza
Автор

Já usei os dois, o Ubuntu Mate é bem mais adaptável é bom para quem gosta de customizar tudo, o Mint é bom para quem não quer ficar "alterando tudo" para maquina de trabalho e sucesso.

charlydiegosiqueira
Автор

Já usei por quase dois anos Linux Mint Mate, depois de várias viagens hoje estou estacionado no Ubuntu Mate. Instalei Ubuntu Mate através da ISO minimal, ocupa um espaço de 8gb no meu SSD. Acho o Linux Mint incrível tb mas acho que tem esse defeito de não possuir uma instalação mínima. Resumindo o Ubuntu Mate é incrível não penso em outra distro tem sido uma experiência excelente.

jasondesampa
Автор

Uso Linux desde o Conectiva e uma coisa que aprendi na marra foi que decidir sobre uma distribuição para uso em tarefas diárias é uma decisão que precisa levar em consideração no mínimo as últimas versões lançadas. Explico: quando você usa a distribuição no seu trabalho diário e tem muito pouco tempo para gastar na configuração/personalização uma coisa fundamental é a estabilidade de funções. É muito mais vantajoso a evolução gradual do que revoluções constantes. Por este motivo neste comparativo fico com o Mint que neste aspecto apresenta a equilíbrio perfeito para meu gosto.

vdullius
Автор

Faltou falar de consumo de processador. O Mate consome bastante processador. Eu particularmente gosto bastante do Mate mas o Mint XFCE Consome menos memória e muito menos processador que o Mate. Claro vai mudar de hardware para Hardware mas evidenciei esta questão na maior parte dos Notebooks velho que instalei e testei os dois.

ThiagoLucioBittencourt
Автор

Vi boas referências sobre seu canal no TEKZOOM, legal pois já estava poe aqui a algum tempo... Há como um usuário de Windows o MINT é meu preferido. Dando uma estudada em desenvolvimento WEB em MINT (linux) incluindo .NetCore, espero conseguir evoluir. Forte abraço e grato pelos vídeos...

jlgarau
Автор

Olá Dio, parabéns pelo vídeo como sempre muito bem explicativo e expositivo. Gosto de vídeos "raiz". Já utilizei o Ubuntu em várias versões mas, a que mais me chamou a atenção foi o Ubuntu Mate. Em minha opinião, para meu uso, une leveza, produção, otimização de recursos, personalização e até beleza; gosto pessoal, embora sei que existem interfaces mais bonitas. Outro ponto importante é a durabilidade da bateria. Já utilizei o mate no 18.04 LTS 19.04 e agora testando a 19.10. Todos apresentam em meu notebook autonomia de 3:30 em média. Quanto ao Mint, gostei muito dele, e já testei em diversas interfaces porém não consigo que a bateria renda mais que 2:20, mesmo utilizando utilitários com TLP citado em seus artigos. Ah, por falar nisso, fugindo um pouco do temática agora em minha instalação do beta do 19.10 não consegui instalar o PPA do TLP dá um erro 404 de conexão. Mesmo assim quando escrevo esse comentário utilizando o note normal assistindo vídeos e tudo mais com 59% ainda tenho 2:10 de autonomia. Um grande abraço e obrigado por difundir esse conteúdo de qualidade para todos.

leonardoterribile
Автор

Eu já usei o mandriva em 2008 (quebrava a cara com os pacotes tar.gz), usei o ubuntu em 2015 por pouco tempo. Esse ano voltei a usar o linux. Mas o Mint cinamon. Muito instável, toda hora tinha que formatar pq não dava boot vez ou outra. Passei para o Mint Mate e não tive problema. Mas após esse vídeo instalei por cima o Ubuntu Mate. Cara, é a distro! Maravilhosa, personalizável. O único contra é que o Mint Mate aparente ser um pouco mais leve que o Ubuntu Mate, mas não faz a menor diferença mesmo.

david.dalmeida
Автор

Eu sai do Windows 7 para o Ubuntu Mate 16.04 e estou até hoje utilizando o Ubuntu Mate. Sensacional o melhor.

MarcosMacs
Автор

Já usei vários sistemas Linux inclusive o Ubuntu mas depois que conheci o Mint não uso outro.

Lucianoddario
Автор

Pretendo instalar Ubuntu Mate, pois me surpreendeu pela praticidade 😏, Dio Linux parabéns pela ótima explicação 👏

RobsonSanttoss
Автор

Sempre que uso uma das distros prefiro sempre a interface do xfce que pra mim... satisfaz bem melhor minhas necessidades... mas escolhendo entre as duas prefiro o mint mate... porque pelo menos em minha máquina.. é mais leve que o ubuntu e vai mais direto ao ponto... usei o MATE por bastante tempo.. então prefiro sempre o mint mate se for pra escolher uma das duas...

adrianopereira
Автор

Linux Mint MATE, facilidade, pré configurado, otimizado.

marceloyon
Автор

Caraca, acabei de instalar o Elementary OS 5.0 vou testar o MATE, nunca dei muita chance para o MATE por ser baseado no GNOME 2, Mas esta muito bonito e leve!

geovanneteixeira
Автор

Já usei o Ubuntu mate no meu PowerMac G5 quad e usei uma placa de vídeo com firmware de powermac e outra com firmware de PC, a primeira placa de vídeo era somente pra dar boot na máquina e a configuração que fiz foi para iniciar o Ubuntu Mate com a placa de PC, por ser mais nova e literalmente ressuscitei o antigo PowerMac G5.
Eu via filmes, vídeos no YouTube e até editava áudio.
É isso era somente possível usando o Ubuntu Mate PowerPC, porque o último Mac OS X suportado pelo Mac PPC é o Lion e ainda somente inicia pela placa de vídeo PPC antiga.

rodrigodefreitasandrade
Автор

Linux minto pesa mais no meu coração e o viva Doilinux o king of the Linux melhor canal a falar de Linux.. Amigo quando vieres a Portugal tens um Café pago por mim, ok.... Pelo que ja me ajudaste...

jonyweb