Gnosticismo e filosofia | O cristianismo que você não conhecia

preview_player
Показать описание
No pensamento dos antigos gnósticos, este mundo é um cárcere criado por um demiurgo chamado Jaldabaoth, que seria o suposto Deus do Antigo Testamento. A tarefa humana deveria ser evadir-se deste mundo caído para uma camada espiritual superior. Ireneu de Lyon e outros condenaram a doutrina como uma perigosa heresia. Filósofos como Hans Jonas e Eric Voegelin associaram o gnosticismo a acontecimentos modernos, como os movimentos totalitários. Este é um vídeo de introdução ao tema.

Livros para compra:

Assista aos meus filmes:

Inscreva-se no canal para mais vídeos sobre Filosofia e Cultura

#gnosticismo #filosofia #cristianismo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O vídeo é bom, especialmente pelas hipóteses de como o Gnosticismo supostamente estaria sendo usado de forma distorcidas nos dias de hoje. Os gnósticos também acreditam na centelha divina, que seria um meio pelo qual poderíamos nos conectar com o deus verdadeiro

mariociencia
Автор

A Alaya Dullius faz um trabalho de pesquisa muito profunda e baseada nos textos reais dos gnósticos (que são os textos cristãos mais antigos já encontrados), que é diferente do que é falado por aí. Até porque o gnosticismo não era uma coisa única, existiam diferenças entre eles. O trabalho dela é exemplar e de acesso gratuito às pessoas, quem tiver interesse vale à pena conferir.

felipekmodesto
Автор

Que o conhecimento e a sabedoria inunde todo o meu ser.

felipecostass
Автор

Estoy muy agradecido con este canal, por compartir estos conocimientos maravillosos y explicarlos de manera facil de entender. Tan fácil que, aun cuando no hablo portugues, lo entendí todo! Felicitaciones y gracias por ese buen trabajo, Matheus Benites!

tleales
Автор

Sou praticante da Gnosis há 29 anos.
Excelente vídeo sobre a história da Gnosis através das eras.
É claro que a visão do deus inferior e do Deus superior sempre fez parte de nossa doutrina.
Assim como os Arcontes das Esferas e do Destino, os Aeons da Criação, a Revolução da Consciência, a Alquimia, a Kaballah, etc.

O descontentamento com o estado humano, com a condição humana é sem sombra de dúvidas o nosso maior legado.

Mais uma vez, excelente resumo.

joaoaugusto
Автор

Ótima explicação e ótimas referências.
Indico o volume II da coleção intitulada: Contra-história da filosofia do autor Michel Onfray. Esta obra trata exatamente a respeito do Cristianismo Hedonista (uma vertente marcante do gnosticismo do início da nossa era).
Parabéns pelo canal!

arielmucciolo
Автор

Como sempre professor Matheus Benites muito claro, esclarecedor. Excelente professor de filosofia. Parabéns pelo vídeo.

PedroCanavarro-kdzq
Автор

De certa forma eles estavam certos, pelo menos quanto às críticas em relação ao Antigo Testamento e a corrupção do mundo...

pabloluiz
Автор

A grande missão de Jesus, não é o perdão gratuitos, mas mostrar o Caminho não, em sua doutrina, para tirar o ser humano da Roda de Sansara para quando Ele voltar, o mundo deixar o atual estado para um Superior, alcançarem a redenção.

silviogalileu
Автор

Quando vc descobre o gnosticismo, vc enxerga tudo ao redor
Vários filmes se baseiam nisso
Matrix, o show de thruman, divergente, eternos, guardiões da galáxia 3

caikjr
Автор

Tudo que eu ouvi pensei “caraca, é exatamente como eu penso”

emanuelazarias
Автор

Cara vc é um ser bastante Iluminado pela verdadeira Luz, peço ao Pai Incognocivel, que neste exato momento envie a mim pessoas com gnoses de seu nível, como amizades profundas e gratificantes, Te Amo SUPREMO, valeu pelo conhecimento Acompanhado canal Daqui!🙏

MaisUmEsotérico
Автор

No relato da tentação de Jesus no deserto (Mateus 4:1-11; Lucas 4:1-13), um ser sombrio ao qual Cristo chama de Satan (que significa opositor) alegou que este mundo foi entregue a ele, afirmou ter autoridade sobre os reinos desse mundo, e prometeu entregar tudo a Jesus em troca de um simples ato de adoração. Jesus não negou que Satan tivesse tal autoridade, isso só faria sentido se Satan realmente fosse o senhor desse mundo. Além disso, várias vezes, em outras passagens, Jesus afirma que este mundo jaz no maligno, e que Satan seria o príncipe desse mundo. O apóstolo Paulo por sua vez, disse ainda que esse mundo é trevoso e que o reino de Deus não é aqui. (Efésios 6:12), alegou que o "deus" deste mundo havia cegado o entendimento das pessoas (2 Coríntios 4:4). Por fim o apóstolo afirmou que a luta deles deveria ser contra as potestades celestiais e dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6:12). Isso só faria sentido se realmente este mundo estivesse sob domínio e gestão das trevas.

Mas, afinal, que gestão das trevas seria essa? E por que um Deus de bondade entregaria sua criação ao domínio das trevas? Para enteder melhor, é preciso retornar ao tempo antes da existência desse mundo ao qual conhecemos, numa época em que só havia o domínio de luz.

De acordo com a Bíblia, houve uma rebelião no domínio espiritual. O líder da rebelião Satan (que significa opositor) desafiou o Criador, questionando Seu modo de reinar (modelo do Éden) e propondo um sistema dual que misturasse bem e mau (representado pelo fruto) e não somente bem e bem como era no Éden).(Gênesis 2:16-17).
Satan dá a entender que caso as criaturas tivessem acesso as trevas (representado pelo fruto) elas poderiam ter plena liberdade de escolha, conseguiriam reinar a si próprias sem a interferência de Deus. Ao meditar sobre diversas falas de Satan ao longo de toda a narrativa biblica, podemos entender que Satan convenceu os anjos da rebelião que a combinação de luz e trevas, amor e ódio, noite e dia, positivo e negativo, alegria e sofrimento, traria melhores possibilidades de escolha, progresso e evolução. No livro de Jó por exemplo, observa-se o desprezo de Satan em relação a ausência de sofrimento, quando o anjo das trevas alega que as pessoas ‘amaldiçoariam’ Deus diante de dificuldades, (Jó 1:8-11; 2:4, 5) Dando a entender que o sofrimento e as dificuldades seriam necessárias sob ótica do ser trevoso. (Contrariando o modelo de Deus no Éden).

Essa rebelião levou a um debate entre os anjos sobre a justiça e a eficácia do governo divino. Contudo, livrar-se dos rebeldes no Éden não teria resolvido a questão levantada; apenas criaria mais dúvidas sobre a eficácia do reino de Deus e se o reino proposto por Satan seria realmente eficiente. Por isso, após a Criação escolhe o lado das trevas (simbolizado pelo fruto), o Criador concede um tempo para que Satanás mostrasse como seria a "maneira correta" de governar a criação (João 16:11; 1 João 5:19; 2 Coríntios 4:4-6).

A partir daí segue se um sistema de gestão ao qual estamos familiarizados aqui na terra, uma gestão baseada no livre arbítrio entre bem e mau, (e não entre bem e bem como o modelo do Éden) A existência de uma natureza implacável, onde opera, ação e reação, causa e efeito sem excessão (se cair da escada, vai esborrachar no chão, pode ser idoso ou criança, sem dó), um livre arbítrio onde se entende que o sofrimento e trauma são essenciais para o progresso moral, equilíbrio e evolução da criação. O que contraria o modelo proposto por Deus no Éden.

Infelizmente, muitas doutrinas espiritualistas estão mais alinhadas com os argumentos da rebelião do que com o modelo do Éden, chegando até a demonstrar repulsa ao modelo proposto pelo Criador no Éden.

Comparando o modelo do reino de Deus proposto no Éden, com o modelo da serpente que vivemos hoje aqui na terra, não resta a menor dúvida que o tema central da rebelião dos anjos caidos foi o livre arbítrio entre bem e mau, e não somente entre bem e bem como era no Éden.
Qual é o resultado disso? A decisão de Deus em permitir o reino de Satanás na Terra trouxe benefícios? Por um lado, a humanidade teve a "liberdade" e a oportunidade de governar a si mesma, com diversos tipos de governo humano, sob a influência de Satanás e seus anjos. Houve progresso na ciência e em outros campos. Por outro lado, um mundo de "liberdade", onde há relatividade do que é certo ou errado e bom ou mau, resultou em injustiça, impunidade, violência, pobreza, crime, guerra, dor, sofrimento e angústia. Dito isso, será que o reinado de Satanás tem se mostrado eficaz e deveria ser estendido a todo o universo?
Assim,  Deus não pode interferir no governo deste mundo, caso contrário, ele seria cúmplice de uma fraude. Ele precisa esperar o tempo de Satan acabar para que não reste dúvidas a nenhum dos anjos quanto a ineficácia desse sistema, só então O CRIADOR possa resgatar seu povo desse reino de trevas, para o reino de luz.

A entrega do mundo ao domínio das trevas pode ser vista como uma parte do plano de Deus para permitir a manifestação do livre arbítrio e a demonstração da eficácia de diferentes sistemas de governo espiritual. Isso permite que, no final, a justiça e a soberania de Deus sejam plenamente reconhecidas.

Conclusão:
A comparação entre o modelo do reino de Deus proposto no Éden e o modelo de reino proposto pela rebelião dos anjos caídos (que é o modelo que vivemos aqui na Terra) revela que a questão central da rebelião envolveu a introdução do livre arbítrio para escolher entre bem e mal, ao contrário do estado original onde a escolha era apenas entre o bem e o bem (bens diferentes). Esta perspectiva oferece uma explicação para o sofrimento e a complexidade do mundo atual, explicando a natureza cruel e implacável com os animais, a necessidade do negativo, do sofrimento, dos traumas e das dificuldades para que haja aprendizado e equilíbrio, contrastando com a simplicidade e a bondade propostas no Éden. Também explica por que Deus não pode interferir até que o tempo se cumpra.

VortexGames-efws
Автор

No Judaísmo e Antigo Tesmento Deus não só criou o Mal como Ele é mal!
(Genesis 3 :22, 23) Pelo obvio se existe uma divindade criadora ela tem que ter todos os Atributos morais dos seus entes criados ja dizia platão "tudo que ocorre no mundo manifestado emana do mundo espiritual! Na Kabbalah "De Keter a Malchut!" A divindade Criadora é ilimitada todas as coisas existem Nela!

WagnerAugustodeoliveira
Автор

Muito bom o link que fez com a filosofia existencialista!

harmendon
Автор

Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.

MagnusGatus
Автор

acho a crença gnostica muito mais madura que o cristianismo ortodoxo

mercadodeskyrim
Автор

Eu nunca sonhei em casar e constituir família, muito menos ter filhos pra sofrer nesse hospício planetário de alta periculosidade. Enfim, aconteceu uma filha... não tive outro filho porque me senti mal de trazer uma alma pra carne nesse planeta.

marciastc
Автор

Excelente explicação!!! Parabéns!!! Anterino Rocha, o Artista sonhador.

anterinomiguelrocha
Автор

Gostei muito de sua explicação, vou ver mais vídeos seus. Parabéns!!

joycevilela