GNOSTICISMO: A DOUTRINA QUE DESAFIOU A RELIGIÃO TRADICIONAL – Professor Responde 97 🎓

preview_player
Показать описание

Inscreva-se ✔ Curtir ✔ Compartilhar✔ Comentar ✔

🌱 AJUDE O CANAL! Seja um estudante apoiador no Apoiase! = )

🌱 Outras doações por depósito bancário! = )
CAIXA Econômica – Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001

AGRADECIMENTOS AOS ESTUDANTES APOIADORES DE FEVEREIRO DE 2023:
🌱 Acelor Luiz Assmann 🌱 Aíla Luzia Pinheiro de Andrade 🌱 Ailton Francisco dos Santos 🌱 Albino Cesar Moraes da Rosa 🌱 Alexandre da Costa, Alfredo Rossetti 🌱 Alysson Albis Carvalho Pinto 🌱 Ana Elisa J. F. Venturini 🌱 Ana Maria Lavinas Pereira 🌱 Anizio de S. Ferreira 🌱 Anna Regina Cardoso Accioly Pereira 🌱 Antonio Alves dos Santos 🌱 Arnaldo Caetano Azevedo 🌱 Artur Watt Filho 🌱 Bruno Alves Silva Festas 🌱 Bruno de Oliveira Viana 🌱 Carla Nascimento 🌱 Carla Paz 🌱 Carlos H. Burgos 🌱 Cirles Silva 🌱 Claudia Burkhart 🌱 Cristiano Moreira Pinto 🌱 Daniel Fernandes Lima 🌱 Daniel Kapelius 🌱 Danilo de Oliveira Teixeira 🌱 Danniel Librelon Pimenta 🌱 Demilson de Oliveira Costa 🌱 Douglas Amaral 🌱 Ebenezer Ximenes de Melo 🌱 Edivaldo Lima Sales 🌱 Edmilson Alvarenga 🌱 Edna Pereira Lima 🌱 Edson matos Santiago 🌱 Eduardo da Silva 🌱 Eduardo Halfen 🌱 Eduardo Kirchmeyer Motta 🌱 Eliana Aparecida C. Benvenuto 🌱 Elias Alexandre Almeida Costa 🌱 Elias Horani 🌱 Eliezer Berenstein 🌱 Elilson Gomes Pinto 🌱 Elton Andrade Bezerra 🌱 Fabio Oliveira Lima 🌱 Felipe Dbach 🌱 Fernando Ivo Batista 🌱 Filipe Pucci 🌱 Flavio Gomes de Sousa 🌱 Francisco Claudio Vasconcelos Solon 🌱 Francisco Emmanoel Sampaio Almeida 🌱 Gabriel Martins Guido 🌱 Genuíno Camelo Pereira 🌱 Gésio Antonio Christo 🌱 Gilmar Lanes 🌱 Gleiscon Lobão De Morais 🌱 Gustavo Gindre Monteiro Soares 🌱 Hulda Helena Coraciara Stadtler 🌱 Jefferson Lopes dos Santos 🌱 José Bruno Angelo Neto 🌱 José Carlos Garcia 🌱 José Carlos Rangel de Sa 🌱 José Wilson 🌱 Josue Vieira da Silva 🌱 Julio Augusto Corrêa Pinto Lutterbach 🌱 Laerson Almeida Pereira 🌱 Leandro Coscov 🌱 Leandro David Pereira 🌱 Leandro Sales Pinto 🌱 Lucas Vermouth 🌱 Luciano Ferreira 🌱 Luis Claudio Abreu dos Santos 🌱 Luis Dias Pereira 🌱 Luiz Eduardo da Silva Amaro 🌱 Luiz Manoel Bezerra da Silva 🌱 Luiz Roberto Albanez 🌱 Luiz Roberto Oliveira da Silva 🌱 Manuel Jorge D. M. Correia 🌱 Marcelo Sá da Silva 🌱 Marcio Valle 🌱 Marcos Ozi Amaral Prado 🌱 Marcos Paulo de Queiroz 🌱 Maria Betania Passos de Albuquerque 🌱 Maria Cristina de Carvalho 🌱 Maria das Dores Silva Figueiredo 🌱 Maria Paula Caricati 🌱 Mauricio Iocca 🌱 Melquisedec José Roldão 🌱 Moanilton Barbosa da Silva 🌱 Otoniel Gomes Costa 🌱 Pamella Barbosa Silva 🌱 Paulo Henrique de Oliveira Ferreira 🌱 Paulo Roberto Isaías 🌱 Pedro Alves Bezerra Jr. 🌱 Pedro Cruz 🌱 Ricardo Wagner Sandri 🌱 Roberto Cunha Pinto 🌱 Rodrigo Franca 🌱 Rosemary de Sant´ana Amorim 🌱 Rubens Caetano Mantovani 🌱 Saymom de Oliveira Ramalho 🌱 Sebastiao De Souzah 🌱 Silvana da Silva Ribeiro 🌱 Sonia Matter 🌱 Taiso Adriano de Carvalho 🌱 Vagner Baldini 🌱 Vania de Oliveira Rios 🌱 Vendolino Fischer 🌱 Victor Barbosa 🌱 Wilson Tannuri 🌱

FACEBOOK:

📷 INSTAGRAM:

🐦 TWITTER:

📧 EMAIL:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ficou um bom resumo. Te parabenizo especialmente pela ótima edição.

VivekaAlaya
Автор

Pesquiso sobre o gnosticismo a 20 anos, sinto muita falta de vídeos acadêmicos sobre o tema, parabéns pela iniciativa

robertospindola
Автор

Sugestão: poderia fazer um vídeo sobre a história da igreja Mórmon. Sempre tive curiosidade.
Adoro seu canal, professor. Já recomendei aos meus amigos.

marjoryfleckkuhn
Автор

Você foi educado em relação à perseguição dos cátaros, afinal eles foram exterminados em comunidades inteiras a mando da igreja.

ocaminho.domeio
Автор

Alguém me ajuda a sair da matrix, tô cansada de ser escrava do sistema, não quero mais encarnar, não quero mais viver nesse planeta 😞

brunaramos
Автор

Gnosticismo é bobagem, um crente tímido, não quer se expor, 😅

alexdione
Автор

A melhor explicação sobre o assunto que já ouvi. Parabéns professor!!! Abraço!

leandrolopes
Автор

Professor poderia falar sobre a religião Persa Zoroatrismo e qual a relação com o filosofo Nitche e seu livro Assim fala Zaratrusta.

renanwelrick
Автор

Gostaria muito de ver um vídeo sobre João Batista, na visão histórica judaica, assim como de Paulo de Tarso personagens importantíssimos na bíblia Cristã porém com poucos estudos ou relatos sobre ambos fora dos textos canônicos

irmaorangel
Автор

Professor Jonathan Mathies,
Seus conteúdos são muito interessantes.
Cuidado com o rigor falho em certos pontos.
Não houve oposição católica ao gnosticismo no primeiro século pelo fato elementar de AINDA NÃO haver catolicismo naquela ocasião.

egidiocampos
Автор

Professor, tudo bem ? Catolicismo gnóstico, hoje é uma vertente ? Tem igrejas e padres ?

ralysonfontana
Автор

COM RELAÇÃO AO GNOSTICISMO, HÁ MUITOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO QUE DEVEM SER RESPONDIDOS COM HONESTIDADE, TANTO DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO- FILOSÓFICO, QUANTO DO ESPIRITUAL; SETAIS RESPOSTAS NÃO FOREM DADAS, A " PENA" SERÁ O GNOSTICISMO FICAR CIRCUNSCRITO NO ESPAÇO DAS HERESIAS E DAS FALSIFICAÇÕES IDEOLÓGICAS . E SERÁ MERECIDO !

ricardoreis
Автор

No relato da tentação de Jesus no deserto (Mateus 4:1-11; Lucas 4:1-13), um ser sombrio ao qual Cristo chama de Satan (que significa opositor) alegou que este mundo foi entregue a ele, afirmou ter autoridade sobre os reinos desse mundo, e prometeu entregar tudo a Jesus em troca de um simples ato de adoração. Jesus não negou que Satan tivesse tal autoridade, isso só faria sentido se Satan realmente fosse o senhor desse mundo. Além disso, várias vezes, em outras passagens, Jesus afirma que este mundo jaz no maligno, e que Satan seria o príncipe desse mundo. O apóstolo Paulo por sua vez, disse ainda que esse mundo é trevoso e que o reino de Deus não é aqui. (Efésios 6:12), alegou que o "deus" deste mundo havia cegado o entendimento das pessoas (2 Coríntios 4:4). Por fim o apóstolo afirmou que a luta deles deveria ser contra as potestades celestiais e dominadores deste mundo tenebroso (Efésios 6:12). Isso só faria sentido se realmente este mundo estivesse sob domínio e gestão das trevas.

Mas, afinal, que gestão das trevas seria essa? E por que um Deus de bondade entregaria sua criação ao domínio das trevas? Para enteder melhor, é preciso retornar ao tempo antes da existência desse mundo ao qual conhecemos, numa época em que só havia o domínio de luz.

De acordo com a Bíblia, houve uma rebelião no domínio espiritual. O líder da rebelião Satan (que significa opositor) desafiou o Criador, questionando Seu modo de reinar (modelo do Éden) e propondo um sistema dual que misturasse bem e mau (representado pelo fruto) e não somente bem e bem como era no Éden).(Gênesis 2:16-17).
Satan dá a entender que caso as criaturas tivessem acesso as trevas (representado pelo fruto) elas poderiam ter plena liberdade de escolha, conseguiriam reinar a si próprias sem a interferência de Deus. Ao meditar sobre diversas falas de Satan ao longo de toda a narrativa biblica, podemos entender que Satan convenceu os anjos da rebelião que a combinação de luz e trevas, amor e ódio, noite e dia, positivo e negativo, alegria e sofrimento, traria melhores possibilidades de escolha, progresso e evolução. No livro de Jó por exemplo, observa-se o desprezo de Satan em relação a ausência de sofrimento, quando o anjo das trevas alega que as pessoas ‘amaldiçoariam’ Deus diante de dificuldades, (Jó 1:8-11; 2:4, 5) Dando a entender que o sofrimento e as dificuldades seriam necessárias sob ótica do ser trevoso. (Contrariando o modelo de Deus no Éden).

Essa rebelião levou a um debate entre os anjos sobre a justiça e a eficácia do governo divino. Contudo, livrar-se dos rebeldes no Éden não teria resolvido a questão levantada; apenas criaria mais dúvidas sobre a eficácia do reino de Deus e se o reino proposto por Satan seria realmente eficiente. Por isso, após a Criação escolhe o lado das trevas (simbolizado pelo fruto), o Criador concede um tempo para que Satanás mostrasse como seria a "maneira correta" de governar a criação (João 16:11; 1 João 5:19; 2 Coríntios 4:4-6).

A partir daí segue se um sistema de gestão ao qual estamos familiarizados aqui na terra, uma gestão baseada no livre arbítrio entre bem e mau, (e não entre bem e bem como o modelo do Éden) A existência de uma natureza implacável, onde opera, ação e reação, causa e efeito sem excessão (se cair da escada, vai esborrachar no chão, pode ser idoso ou criança, sem dó), um livre arbítrio onde se entende que o sofrimento e trauma são essenciais para o progresso moral, equilíbrio e evolução da criação. O que contraria o modelo proposto por Deus no Éden.

Infelizmente, muitas doutrinas espiritualistas estão mais alinhadas com os argumentos da rebelião do que com o modelo do Éden, chegando até a demonstrar repulsa ao modelo proposto pelo Criador no Éden.

Comparando o modelo do reino de Deus proposto no Éden, com o modelo da serpente que vivemos hoje aqui na terra, não resta a menor dúvida que o tema central da rebelião dos anjos caidos foi o livre arbítrio entre bem e mau, e não somente entre bem e bem como era no Éden.
Qual é o resultado disso? A decisão de Deus em permitir o reino de Satanás na Terra trouxe benefícios? Por um lado, a humanidade teve a "liberdade" e a oportunidade de governar a si mesma, com diversos tipos de governo humano, sob a influência de Satanás e seus anjos. Houve progresso na ciência e em outros campos. Por outro lado, um mundo de "liberdade", onde há relatividade do que é certo ou errado e bom ou mau, resultou em injustiça, impunidade, violência, pobreza, crime, guerra, dor, sofrimento e angústia. Dito isso, será que o reinado de Satanás tem se mostrado eficaz e deveria ser estendido a todo o universo?
Assim,  Deus não pode interferir no governo deste mundo, caso contrário, ele seria cúmplice de uma fraude. Ele precisa esperar o tempo de Satan acabar para que não reste dúvidas a nenhum dos anjos quanto a ineficácia desse sistema, só então O CRIADOR possa resgatar seu povo desse reino de trevas, para o reino de luz.

A entrega do mundo ao domínio das trevas pode ser vista como uma parte do plano de Deus para permitir a manifestação do livre arbítrio e a demonstração da eficácia de diferentes sistemas de governo espiritual. Isso permite que, no final, a justiça e a soberania de Deus sejam plenamente reconhecidas.

Conclusão:
A comparação entre o modelo do reino de Deus proposto no Éden e o modelo de reino proposto pela rebelião dos anjos caídos (que é o modelo que vivemos aqui na Terra) revela que a questão central da rebelião envolveu a introdução do livre arbítrio para escolher entre bem e mal, ao contrário do estado original onde a escolha era apenas entre o bem e o bem (bens diferentes). Esta perspectiva oferece uma explicação para o sofrimento e a complexidade do mundo atual, explicando a natureza cruel e implacável com os animais, a necessidade do negativo, do sofrimento, dos traumas e das dificuldades para que haja aprendizado e equilíbrio, contrastando com a simplicidade e a bondade propostas no Éden. Também explica por que Deus não pode interferir até que o tempo se cumpra.

VortexGames-efws
Автор

Bom dia professor! Feliz pela volta dos seus vídeos. Esperamos mais, mais, mais …

warneyaraujo
Автор

O professor embora NÃo professe nenhuma religião, é muito fiel as informações que traz

elieltontavares
Автор

Obrigada pela aula! Bem haja e cumprimentos de Portugal 🇵🇹.

monicapaulacostamatos
Автор

dizer que os cátaros sumiram é eufemismo, né professor? faça um vídeo sobre a cruzada albigense

celiozagalo
Автор

Ele não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, que sabia o que é padecer; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não faziam dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado;

Isaias profetizou isso cerca de 500 anos antes de Cristo.

NADSONRIBEIRO
Автор

Muito enriquecedor, esses movimentos ajudam combater a ignorância.

anavaldias
Автор

Gnosticismo é uma espécie de "Nilismo espiritual".
Ou seja, um balaio de gato sem fundo.

rteixeira