O QUE É O GNOSTICISMO? RELIGIÕES E CRENÇAS

preview_player
Показать описание
O gnosticismo é a crença de que os seres humanos contêm um pedaço de Deus (o bem maior ou uma centelha divina) dentro de si, que caiu do mundo imaterial nos corpos dos humanos. Toda matéria física está sujeita à decadência, apodrecimento e morte . Esses corpos e o mundo material, criados por um ser inferior, são, portanto, maus. Presos no mundo material, mas ignorantes de seu status, os pedaços de Deus requerem conhecimento conhecido como “gnose” para informá-los de seu verdadeiro status. Esse conhecimento deve vir de fora do mundo material, e o agente que o traz é o salvador ou redentor.

Durante os primeiros três séculos do cristianismo, não havia autoridade central até depois da conversão do imperador romano Constantino, o Grande, em 312 depois de Cristo. As comunidades cristãs ensinavam muitos pontos de vista diferentes.

- Se você é o criador ou detentor das imagens que utiliza nos meus vídeos, por favor entre em contato conosco para que possamos dar os devidos créditos. Não de strike no canal. If you are the creator or owner of the images that you use in my videos, please contact me so that I can give due credit. No strike on the channel.

▬▬▬▬ Explore mais o mundo da mitologia ▬▬▬▬

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou envolvido com estudos gnósticos desde os anos 90. É impossível explicar o que é gnosis num video. Por um lado pode esclarecer algumas dúvidas e por outro lado podem surgir outras, além de deixar algumas coisas mal explicadas, como o caso do demiurgo e do mundo material. Está muito bom o vídeo, mas precisamos adotar um modelo específico de pensamento para compreender este tema tão profundo. A gnosis desvenda todos os enigmas da existência. Vc

webmarchesin
Автор

Eu não fazia ideia que era desse jeito ai. Rsrsrsrsrsrsr... Obrigado pelas informações.

canalnaoassistaanoite
Автор

Excelente vídeo! Sou Gnóstico, e membro da Ecclesia Gnóstica, Expoente da Rosacruz no Brasil.
Gratidão!

AugustoCesar-jlkg
Автор

Já vi muitas pessoas falando sobre esse tema, e a sua explicação é a melhor, e mais fácil de compreender!

silvanaaraujo
Автор

Ficou um resumo legal. Trabalho com gnosticismo e não é simples abordar tantas visões e elementos em poucos minutos, parabens

VivekaAlaya
Автор

Parece uma mescla entre religião e a teoria do mundo das ideias de Platão

MotivatedBean
Автор

Sou protestante, mas gosto muito da história e doutrinas de outras visões do cristianismo, posso não concordar, mas ainda assim vejo essas doutrinas como outros caminhos, mas com um objetivo comum, Deus.

kirabad
Автор

Faz um video sobre series e filmes gnosticos.

vanessacorreia
Автор

Igni, natura, renovator, íntegra. Gnose é a capacidade de cada pessoa interpretar essa frase. Ou traduzila na pratica vivenciada.

LindomarAlves-jk
Автор

Apesar de ser católico eu gosto do gnosticismo, eu não compartilho da mesma fé que a deles mas eu gosto bastante. Na minha visão até dá para para acrescentar alguns elementos da fé gnóstica no cristianismo em geral, como o demiurgo por exemplo, no caso, o demiurgo na minha visão católica não seria uma espécie de "deus menor e inferior", pelo menos não dá forma como os gnósticos acreditavam, pra mim ele também não é uma espécie de criador do Universo material, porque na minha visão a matéria não é algo impuro como os gnósticos diziam, pra mim tanto o reino material quanto o espiritual são obras de Deus, a dualidade universal pra mim é simplesmente o bem e o mal, pra mim o mal não é algo que se restringe somente a matéria, mesmos espíritos podem ser malignos se estes escolherem ser, o próprio Lúcifer era um anjo, um ser de pura luz espiritualmente falando, e mesmo assim ele escolheu se tornar o que se tornou, e falando no diabo, pra mim o próprio Lúcifer seria o demiurgo, não no sentido de que Lúcifer criou o nosso Universo, mas no sentido de que ele criou a realidade conflitante em que vivemos hoje, segundo a teologia católica, Lúcifer queria ser deus, mas é impossível destronar o Criador, então Lúcifer deve ter chegado a conclusão de que ele só poderia ser deus daquilo que não possui Deus, fazendo uma analogia, assim como na física o frio só existe por ausência de calor e a escuridão só existe por ausência de luz, o mal só existe por ausência de bondade, ou seja, o diabo só existe por ausência de Deus, nesse sentido todo ato maligno não passa de um ritual de adoração a figura de Lúcifer, todo ser maligno indiretamente aceita Lúcifer como deus, por essa lógica Lúcifer seria o demiurgo, repetindo: não no sentido de que ele criou literalmente o nosso Universo, mas sim no sentido de que ele introduziu o mal nos seres viventes o que acabou influenciando a criação da atual realidade conflitante entre o bem e o mal em que nós vivemos, também segundo a teologia católica, Lúcifer era a serpente que levou Adão e Eva a pecarem, o que prova ainda mais a minha visão dele ser o demiurgo. Existe uma frase de Lúcifer no poema Paraíso Perdido de John Milton que apesar de não ser bíblica define muito bem o que Lúcifer é, no caso, a frase é mais ou menos assim:

"Não pode haver misericórdia para mim? Não, não pode haver. Para tanto seria preciso arrependimento e submissão, jamais poderá renascer verdadeira reconciliação ali onde as feridas de ódio mortal penetraram tão fundas. E Disso Ele também sabe. E está tão longe de me conceder a paz quanto eu de mendingá-la. Sendo assim, adeus esperança! Adeus, medo! Adeus, remorso! Ó, mal! Graças a ti reinarei em mais da metade do Universo! E o homem e esse novo mundo de pronto virão a confirmar!"

Pra mim essa frase define Lúcifer melhor do qualquer outra coisa. Ela mostra que ele não tem intenção de se arrepender e que está disposto a prosseguir com a guerra celestial e conseguir a soberania do Universo a qualquer custo, e que para vencer ele está disposto a escravizar as pessoas através da maldade que ele implantou em seus corações.
Enfim, desculpe pelo textão, só fiquei com vontade de expressar essa minha interpretação do demiurgo e da dualidade Universal aqui.

ViniciusGabriel-qeeg
Автор

A o centro da historia da trilogia de livros da Bússola de Ouro é gnostica. Se tem o Magistério (a Igreja) tentando censurar o conhecimento do que chamam Dust, a partícula divina que existe em tudo. Metatrom, um anjo, usurpa o lugar de Deus e mantém as pessoas aprisionadas nos diversos mundos (univerros paralelos) que conhecemos.

alicebacic
Автор

Excelente resumo! Bastante explicativo. O melhor vídeo que vi até agora sobre o gnosticismo. Muito grata!

nadirfaustino
Автор

Faltou dizer que Blade Runner foi escrito por Philip K. Dick que se dedicou aos estudos sobre o Cristianismo e se declarava Gnóstico. Inclusive tendo um grande diário sobre algumas revelações que recebeu em 1973. Livros como Ubik, Os Três Estigmas de Palmer Eldritch e principalmente Valis, contam sobre essa perspectiva.

joaopaulosilva
Автор

As pessoas devem acreditar na verdade em detrimento da autoridade.

nelson_alves
Автор

Sou gnostico.. Faço parte do movimento gnostico cristao universal na antiga odem

primeiracamaragnostica
Автор

Muitas religiões e muitos caminhos mas a única verdade é Cristo

ivanbrunonunesdasilva
Автор

Sou leigo, mas pra pareceu big bem com Deus sendo um só.

reginaldoaraujo
Автор

Sou cristão e não concordo com o gnosticismo mas aceito e acho interessante, me sentiria honrado em ter essa religião no top 3 das religiões com mais seguidores.

dimitri
Автор

Eu e Jeová éramos dois, mas Eu eliminei Jeová e agora resta apenas Eu em minha totalidade e eternidade incriada! Maldita seja a criação! Maldito seja o criador!

tenebraes
Автор

Existe gnosticismo sem ser cristão? algo como um gnosticismo platoniano?

eurandicorvelloantunesdeol
join shbcf.ru