O que causa o autismo quando a genética não é herdada? [MUTAÇÃO DE NOVO]

preview_player
Показать описание
O que causa o autismo quando a genética não é herdada?
Quando o autismo não é resultado de mutações genéticas herdadas dos pais, as causas podem ser mais complexas e multifatoriais, sendo 81% de genética herdada dos pais, 0,4 a 1,2% de fatores ambientais e 18% de mutações de novo, mas, o que seria esse termo? No vídeo o professor Lucelmo Lacerda se aprofunda mais sobre as causas do autismo e explica sobre como um indivíduo pode nascer com o transtorno do espectro autista (TEA). Confira!

Por que o Autismo está aumentando tanto?

Quais são as causas do autismo? Prof. Dr. Lucelmo Lacerda

Association of Genetic and Environmental Factors With Autism in a 5-Country Cohort

Nova coleção de camisetas da Luna ABA!

Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial

Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR
CUPOM: LUCELMOLACERDA

Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou biólogo e autista.
Professor e pesquisador aposentado após anos de estudos e pesquisas na USP UNESP Fiocruz....
Parabéns pela aula🙏👍🏻💯

leonardogomes
Автор

Lucelmo, acabei de receber o pdf do Conselho Nacional de Educação e na medida em que eu lia, me deparo com o teu nome. Mais uma vez, agradeço o teu trabalho rico.

abefox
Автор

Minha mãe tem traços fortes de autismo, meu irmão por lado materno tbm. Eu autista diagnosticada nível 1 de suporte e minha filha já passou por avaliação e não demonstra estar no espectro (tem 4 anos). Isso me acalma um pouco. É genético, mas não hereditário. Não pretendo ter mais filhos.

marlucidalpias
Автор

Não sei vcs mas acho que os pesquisadores do autismo deveriam se inclinar mais na parte da genética! As descobertas aqui são muito mais reveladoras do que outras hipóteses de causa do autismo.
Obrigado ao Lucelmo em compartilhar essas atualizações pra gente!

luanrodolfo
Автор

Comecei a falar depois dos dois anos, tive intervenção médica, não tenho memórias fixas na minha cabeça ate uns 7 anos, tenho pequenos fleshs de memória, na maioria da vezes traumáticas, umas 3 memórias no máximo, além da bipolaridade em relacionamentos afetivos, nao gosto do toque de estranhos no meu corpo, não consigo falar com barulhos, tbm não consigo prestar atenção quando alguém fala com barulhos ao fundo, tenho fobia de agulha, quando me extresso fico bem aflito, palpitações, me isolo socialmente muitas vezes quando não é do meu interesse o assunto, meu filho é autista nível 3 de suporte, 8 anos, diagnosticado aos 2 anos e 3 meses

eduardolasnou
Автор

Quando estava grávida meu marido me traiu peguei dst usei nistatina e paracetamol meu filho é autista e coloco a culpa direto no ex marido. Alguém mais ai usou pomada ginecologica na gestação

andreiacigana
Автор

Pausei o vídeo só pra comentar sobre a didática. Perfeita. Conteúdo, idem.👏👏👏👏

joaquinacoelho
Автор

E sobre a hipovitaminose D durante a gestação? Ha pesquisas recentes sobre o tema. Traga para nós

lilibraga
Автор

Meu pai e o irmão gêmeo dele são autistas 😊tenho 10 pessoas da minha família com autismo de suporte 1 até 3❤eu tb sou autista 😊

DaiihTedesco
Автор

Meu filho tem a Síndrome de Klinefelter e foi diagnosticado no espectro autista e após ler muitos artigos eu acho que a grande parcela dessa porcentagem do autismo tenha sido 'puxada' pela trissomia e, claro, associada a características hereditárias trazidas por mim e pelo meu esposo (que eu acredito que esteja enquadrado no fenótipo ampliado do autismo). Esse tema é muito importante, pois conseguindo identificar a maior probabilidade de onde veio o autismo a gente pode mapear o atraso do desenvolvimento e fazer um plano de trabalho e desenvolvimento direcionado.

lilabranco
Автор

Olá, estou fazendo um artigo sobre genética e TEA, esses vídeos são maravilhosos para mim.
Obrigada pelo conteúdo!

anajuliacostta
Автор

Lucelmo Lacerda, eu sugiro você fazer o exame genético na mãe do seu filho, falo isso pelo seguinte: Meu esposo tem cardiopatia congênita e um rim maior que o outro, entretanto, é uma pessoa muito inteligente como você, tem pós doutorado, professor concursado e não tem nenhuma dificuldade social e foi descartado o autismo. Entretanto, quando fizemos exame genético Exoma nele para saber se sua cardiopatia poderia ser genética, encontramos alteração no ARID1B, que no SFARI é SCORE 1 (High Confidence), ou seja, chance alta de autismo, associado a Síndrome autossomica dominante Coffins-Siris 1 no OMIM (614556). Nosso geneticista disse que é possível ele não ter desenvolvido o autismo e, ter um caso leve de Coffins-Siris, aquele que não tem prejuízo cognitivo, apenas malformações físicas. Com meu relato, quero dizer que mesmo tendo um gene SCORE 1 no SFARI, a pessoa tem a probabilidade de não desenvolver o autismo, apesar da chance de passar aos descendentes.

laisenovellino
Автор

Não necessariamente uma mutação única seja sindrômica. Mesmo em autistas nivel 2/3. O que define se é a síndrome é ver se a pessoa tem os sinais/sintomas, ou seja, é clínico.

alineeldorado
Автор

excelente vídeo! Fale, por favor, dos motivos desse "boom" de casos de autismo. Eu lembro que nos anos 70/80 quase não ouvíamos falar sobre autismo, o que nos faz refletir sobre os motivos de tantos casos de uns tempos para cá. Obrigado!

escritorioonline
Автор

O exoma do meu filho deu variante incerto em heterozigose no gene ANKRD17 associado a síndrome Chopra-Amiel-Gordon e suscetibilidade a autismo, tem um estudo da síndrome como é mutação nova ainda sabemos pouco sobre ela

lucienecastro
Автор

Fico encantada com suas aulas! Obrigada por compartilhar conosco!
Gostaria muito de saber sobre "fenótipo ampliado do autismo". É um tema que busco e não encontro muitas coisas. Fica essa minha sugestão de tema. 😉

ligiaoliveira
Автор

Aula genial, explicada por um gênio.

lucildamoreiradeoliveira
Автор

Esses exames são caros? Qual especialista procurar? Minha filha e nível 1 e o diagnóstico foi aos 18

sarahfrancisca
Автор

Lucelmo obrigada por nos trazer dados atuais e com base científicas.
Isso nos faz pensar o quanto somos efêmeros na evolução do ser.

elaineromanha
Автор

Sempre trazendo bons vídeos! Gratidão!