Lesão no Tendão de Aquiles (Sintomas, Diagnósticos e Tratamentos)

preview_player
Показать описание
Lesão do Tendão de Aquiles (Sintomas, Diagnósticos e Tratamentos)

Agende uma Consulta com o Dr Robert, no link abaixo:

Você sabe o que é o Tendão de Aquiles, suas causas de ruptura, diagnósticos, tratamentos e como é feita a prevenção?

A ruptura do Tendão de Aquiles ocorre quando o tendão rompe ou rasga, levando a descontinuidade nos tecidos que forma o tendão.

O Tendão de Aquiles, trata-se de uma espécie de fita que conecta o músculo ao osso, sendo o mais forte tendão do copo, sendo utilizado para movimentação do pé.

Existem dois tipos de Roturas, a total ou parcial. A Rotura Total trata-se do rompimento total do Tendão de Aquiles, onde este fica totalmente separado. Já a Rotura Parcial, não o rompimento completo, variando de acordo com a extensão da lesão.

As principais causas da Rotura do Tendão de Aquiles são inflamações (tendinites), doenças como artrite, diabetes, alguns medicamentos. Acontecendo com maior frequência em atletas masculinos de meia idade, a lesão no Tendão de Aquiles ocorre principalmente na prática de esportes como futebol, atletismo, ténis, basquete. Todavia, há possibilidade também da ruptura em atividades do dia a dia, como cair em um buraco, etc.

Já como sintomas, a rotura do Tendão de Aquiles, provoca dor intensa no tornozelo, estalo, depressão sentida no tendão, inchaço, rigidez e fraqueza.

O diagnóstico do Tendão de Aquiles é feito por ortopedista, com exames físicos, além de Radiografias e Ressonância.

O tratamento do Tendão de Aquiles, por sua vez, tem como objetivo restaurar a função do Tendão. Podendo ser através de Tratamento Cirúrgico ou Não Cirúrgico (conservador).

O tratamento não cirúrgico consiste na tentativa de cicatrização do tendão, mas posterior restauração do tendão. Muito usado pelas pessoas que não praticam atividade físicas ou em idosos que podem apresentar complicações.

Nesse tratamento, é utilizado o gesso, sendo mudado a cada 4 semanas, visando esticar o tendão, para voltar ao seu tamanho normal. Além disso também é indicado exercícios para melhoramento da flexibilidade.

Já o tratamento cirúrgico, pode-se usar dois tipos de abordagens a aberta ou a menos invasiva.
Na maioria dos casos a recuperação dá um bom resultado ao paciente. Todavia em pacientes não atletas, a cirurgia tendo a não dar bom resultado, tendo que muitas vezes realizar nova cirurgia.
Outro fator importante no tratamento não cirúrgico do Tendão de Aquiles é a fisioterapia, por pelo menos um ano.

Como Prevenção, a lesão do Tendão de Aquiles pode ser evitada utilizando os protocolos necessários antes da prática de atividades físicas, como alongamentos anteriores a prática de atividades físicas e após, principalmente nas panturrilhas e pernas.

Gostou do conteúdo? Clique aqui para continuar assistindo:

Descubra ainda o que você precisa saber sobre a dor

Pé Plano e Pé Cavo

Fratura em Idosos como prevenir?

Você tem Joanete?

O que você vai encontrar no vídeo?

00:00 - Introdução
00:31 - O que é? Onde fica o Tendão de Aquiles?
01:06 - Tendinite
01:28 - Mais frequente em homens
02:05 - Diagnóstico
03:02 - Tratamento
03:52 - Prevenção

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que te responderemos!

Neste canal abordamos assuntos relacionados à Ortopedia, desde sintomas, diagnósticos e tratamentos.

Ortopedia é a área médica que trata enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos tendões, músculos, articulações e ligamentos. Além disso, orienta pacientes com problemas de formação óssea, coluna, entre outros.

Clique para se inscrever:

Me siga no Instagram:

Agende uma Consulta com o Dr Robert, no link abaixo:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários 👇
Se preferir, agende uma Consulta diretamente comigo, Dr Robert:

dr.robertwagner
Автор

1:44 foi que aconteceu comigo jogando futebol em 19/novembro/2004. A ruptura foi parcial e o tratamento foi conservador (sem cirurgia): três semanas com o pé engessado para baixo mais três semanas usando bota imobilizadora (robofoot). Depois foram 6 meses de fisioterapia.

WaslonLopes
Автор

Estou com todos esses sintomas.
Nunca vi um médico explicar tão bem ❤

felipenogueiraoliveiralope
Автор

Está vídeo aulas do Dr. Robert são muito esclarecedoras. Além de abordar “n”assuntos, o mesmo fala com uma linguagem bem acessível a todos. Além de ser um ótimo médico se mostrou muito empático ao atender de forma gratuita todos os atletas do Projeto Cestinha de Basquete, de menor poder aquisitivo e que não tinham nenhum plano de saúde. Isso, não tem preço.

gilmarfernandoweis
Автор

Obrigado Dr.Adorei sua explicação, tenho 44 anos comecei atividades físicas há 45 dias, por conta própria, caminhada e corrida aí comecei a sentir o tendão, agora vou fazer alongamentos, reforço do tendão e procurar um médico e fisioterapeuta para evitar um possível rompimento do mesmo.

emersonguimaraes
Автор

É incrível como a ruptura do tendão tem, quase sempre, as mesmas características/sintomas. Estou há 3 semanas de pós operatório. Sofri uma ruptura parcial, acima de 50%. Na verdade “ficou por alguns fios”. Fui “arrancar”, jogando squash. Escutei um estalo e senti a sensação de uma pedrada. Imediatamente olhei para atrás, achando que alguém tinha me batido. Quando vi que nao havia ninguém, imediatamente ja sabia o que se tratava. 7 dias após fui submetido a cirurgia. Ja fiz 8 sessões de fisioterapia e ja estou caminhando com o uso da bota ortopédica, sem muletas. A amplitude do movimento do pé já está muito boa. Fui extremamente negligente, pois sentia dores ha mais de 3 meses na região do calcanhar. Era um claro indício de que havia alguma anomalia. O resultado veio. Mas enfim... cirurgia feita e pós operatório indo muito bem. Parabéns pelo video, Dr!

tiagower
Автор

Observei que, no Brasil dão preferência á cirurgia e há pouco material ( vídeos de médicos e de pacientes) sobre tratamento conservador.
Tenho encontrado mais em inglês.
Grata pelo conteúdo informativo de fácil entendimento 🤗

MarinaIzumi
Автор

Fisioterapia também ajuda muito, sou estudante do 8º semestre e vejo muitos casos serem resolvidos com fisioterapia. No caso que o Dr. indicou de usar bota resolve, porém o pé perde a mobilidade. Com fisioterapia essa mobilidade é retomada gradativamente e o indivíduo volta a realizar os movimentos do pé corretamente, dando um maior conforto ao indivíduo

karinadias
Автор

Único vídeo q eu conseguir entender o q tá acontecendo comigo bem explicativo, rápido e simples

luanflausino
Автор

Olá, Doutor
Muito obrigada pela disponibilidade do seu tempo e seu trabalho aqui no canal.
Gosto muito e o Senhor é muito dedicado, responde dentro do possível até as perguntas. Muito bom.
Eu vou fazer ressonância dos dois pés sexta-feira, tenho tendinopatia no tendão de Aquiles, já fiz fisioterapia, é crônico.
Voltou a incomodar muito. Obrigada ❤❤

paulacrismoreno
Автор

Há 10 anos atrás tive ruptura total do tendão de aquiles jogando bola. Mesmos sintomas anteriores. No momento da ruptura parecia que alguem tinha me chutado. Enfim cirurgia após 7 dias, 45 dias com bota e muleta. Dois meses de fisioterapia na areia (umas 20 sessões). E volta ao futebol com 4 meses após a cirurgia. O tendão operado ficou bem mais grosso que o outro.

marcelohenriquefc
Автор

Ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários 👇

dr.robertwagner
Автор

Muito bem explicado, agora é esperar a recuperação do meu tandão.

JoaoPaulo-sssg
Автор

Ótimo profissional, bem objetivo, parabéns 👏👏👏👏

AmandaSouza-irhi
Автор

Vendo o vídeo constatei que rompi parcialmente o tendão de Aquiles. Depois de amanhã completa um mês com dores na região do tendão e da panturrilha. O Doutor descreveu exatamente o que eu senti, jogando futebol parecia de alguém tinha batido em mim mas não tinha ninguém por perto, meu tornozelo também ficou inchado.
Fui ao médico e estou até hoje na fila de espera para fazer uma ultrassonografia de tornozelo (SUS).

Eduardoedu
Автор

É essa dor que estou, o médico tocou com um dedo e eu gritei, ele passou remédio. Continuo sentindo muita dor. Acredito que o gesso resolveria. O médico não quiz o gesso. Dói demais

AnaMaria-krzo
Автор

Bom dia Dr! Esse vídeo exclareceu minhas dúvidas, tô com dor muito forte no tendão, agora tenho certeza que é lesão no tendão. Muito obrigado pela ajuda.

biasilva
Автор

Ótima explanação do assunto, rompi o tendão do lado direito a 3 anos, e agora estou com sintomas de selão no esquerdo, , , terei que tratar.

oldemirzanatta
Автор

Pior que faço atividade física, caminho de 3 a 4 vezes por semana na esteira e mesmo assim, fui jogar bola e ele rompeu!!!

Viajandoporaibrasil
Автор

Yoga através dos asanas traz uma flexibilidade incrível. Saúde plena!

Caramuru