TER OU NÃO TER FILHOS? O que eu acho importante considerar antes de decidir

preview_player
Показать описание
Minhas reflexões sobre a escolha ou não pela maternidade.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu defini muito cedo que não queria ter filhos. Nunca me vi como mãe. Mas passei por uma pressão terrível da sociedade, ouvi absurdos. Não me arrependo de não ter tido, sou super feliz! Mas penso como você, cada pessoa pensa de uma forma. Tem que ser uma decisão bem pensada mesmo. E amo seguir você e acompanhar o crescimento de Alice. E dos meus 3 sobrinhos.

anacristinabpaiva
Автор

Tenho 70 anos e não tive por opção. Não me arrependi um dia sequer. Minha certeza foi tão grande, sempre fui uma pessoa muito decidida no que queria, desejava ou não, que nunca me cobraram. Nem mãe, nem sogra. Se alguém falou por trás, não sei, mas nunca tiveram a coragem de falar nada para mim, até porque teria reposta para dar. Se gosto de crianças? Gosto e muito, adotaria sem problemas. Caso me arrependesse da minha atitude e não desse mais tempo, para mim a adoção seria uma opção. Mas cada um sabe de si, seria legal se as pessoas se preocupassem mais com seus problemas e parassem de julgar os outros.

egcllagun
Автор

Sempre quis ser mãe e sempre estudei muito sobre maternidade, desde sempre. Porém, ultimamente tem me dado muito medo. Principalmente quando penso que será um ser que vai depender de mim por muitos anos e que vai impactar no meu livre árbitro, fico aflita. Balançou um pouco meu desejo de ser mãe. Hoje, minha resposta pra isso é: nao sei se quero ter filhos. Realmente nao sei.

danielaferreira
Автор

Que vídeo perfeito! Eu optei por não ter filhos e vivo sendo desacreditada ou julgada. Dizem que eu vou mudar de ideia pq sou jovem ou que eu não estaria aqui se os meus pais pensassem como eu. É como se eu fosse obrigada a me reproduzir apenas pq eu tive a chance de existir. Vc é tão racional e empática, Morgana! Acho que todo mundo deveria ver esse vídeo antes de julgar uma mulher que simplesmente não quer ser mãe! E também se estiver na dúvida sobre ser mãe ou não ser. Obrigada pelas palavras!!!!

Bargi
Автор

Vídeo maravilhoso e necessário! Posso compartilhar como foi minha jornada. Durante boa parte da minha vida eu quis ser mãe, até que, de repente, eu comecei a não querer ter mais. Na época, eu estava namorando o meu marido. Ele sempre amou crianças e sempre quis ser pai. Quando decidimos casar, eu tive uma conversa séria com ele contando que provavelmente eu não ia querer ter filhos e que se isso fosse prioridade #1 na vida dele, que deveríamos pensar se queríamos casar mesmo. E também falei que ele não deveria contar que ele conseguiria me mudar, porque a gente não muda ninguém (as pessoas mudam quando elas se abrem pra mudança). E ele disse que o nosso relacionamento era a prioridade e casamos. Graças a Deus minha família nunca se intrometeu nessa parte, mas a família dele sim. Uma vez a tia dele veio perguntando na frente de todos se iríamos ter filhos e eu disse na lata que não queria ter filhos, mas essa era uma decisão minha e do meu marido e que isso seria decidido por nós dois. Depois desse episódio, as pessoas se acalmaram e não perguntaram mais. Até que viemos morar no Canadá há 5 anos. De repente, uma chavinha virou e eu tive certeza que queria ser mãe. Aqui as crianças são muito reservadas (como os adultos) e se tem muito cuidado com pedofilia, então a gente perdeu a proximidade com crianças. Enquanto no Brasil a gente sempre estava rodeado por crianças, aqui não tinha nenhuma com quem tivéssemos esse relacionamento mais próximo. Esse foi um dos fatores que contribuíram pra despertar meu lado materno. Mas aí, como tínhamos acabado de chegar e meu marido estava fazendo faculdade, decidimos esperar ele concluir o curso e conseguir um emprego, até mesmo pra que tivéssemos como nos sustentar enquanto eu estivesse de licença maternidade. E assim foi: 3 anos pra ele se formar, mais 6 meses pra ele conseguir um emprego de tempo integral, mais 3 meses de tempo de experiência. Nesse meio tempo ainda veio o COVID e optamos por esperar a vacina, já que grávidas são parte do grupo de risco. Pois bem, começamos a tentar há um ano e ainda não aconteceu (e eu já estou com 37 anos). E estamos aguardando em Deus acontecer. Se não acontecer, sei que será o melhor de Deus pra gente. E se acontecer também. 🙏🏻

Tsukiyomi_
Автор

Muito obrigada mesmo por este vídeo. Tive cancro do ovário aos 18 anos. Desde aí que sou infértil e que ouço até da minha família que nunca vou saber o que é amor, que mesmo que adote nunca vou amar, que preciso sentir na barriga. Claro que não acredito nisso mas magoa tanto. E agora que casei, muita gente nem sabe que eu tive cancro e não gosto de dizer e estão sempre a perguntar e eu educadamente respondo ou que é cedo, ou depois se vê, ou digo mesmo que estou á espera da idade legal em Portugal para adotar que é verdade. Mas sempre vem a resposta com coisas que doem demais. Respostas ignorantes e más que magoam tanto. Tenho tantos traumas em relação a isso. E ouvir, de alguém que tem filhos, que existe amor antes, que existem vidas completas sem filhos e felizes. Obrigada mesmo. Porque é a primeira vez que ouço e a ideia de que nunca vou sentir amor na sua forma mais completa rasga-me por dentro desde adolescente. Muito obrigada. Este vídeo foi a palavra amiga e de conforto que preciso à 5 anos 😭❤️

nataliapinto
Автор

Tenho 22 anos, casada a 3. Sempre tive a opinião formada de não ter filhos... Quando nos casamos, fui bem clara sobre a minha decisão e que estava disposta a não me casar caso o pensamento dele fosse diferente. Fui muito críticada quando o assunto surgiu e a minha resposta foi negativa. Até hoje sou kkkk
Parte da família dele disse coisas horríveis pra mim pelo fato da gente não querer filhos. (A maioria das críticas, quase todas, são dirigidas a mim, e não a ele). Tenho planos de fazer a cirurgia de esterilização assim que possível.
A pergunta que mais ouço é "e se você se arrepender?" Prefiro me arrepender de não ter tido, do que por vontade de terceiros ter e me arrepender. Sei do prazo de validade, mas também sei do quão difícil é lidar com a criação de uma criança.
Tenho dois irmãos, um deles 11 anos, e todo o precesso de criação e desenvolvimento dela ao meu ver, foi um dos pontos importantes pra minha decisão. Espero que um dia as pessoas ao meu redor aprendam a respeitar e não opinar negativamente.
E sobre o ponto que a Morgana colocou sobre a doação em prol de outro ser, não estou disposta. E meu terapeuta disse que está tudo bem

natanaelavicente
Автор

vdd meu filho não foi planejado tive com 17 anos fui abandonada e esse filho hoje é meu anjo se formou trabalha numa grande empresa me ajuda mesmo não tendo obrigação não me deixa faltar nada não sei como seria minha vida sem ele educado religioso meu orgulho foi como ganhar na mega sena bjs muito bom seu vídeo palavras sábias

delmamarchetti
Автор

Vídeo incrível! Vejo muita gente falando que a maternidade é romantizada, mas para muitas pessoas (assim como eu), a maternidade foi tão demonizada que gerou traumas que só fui entender e trabalhar perto dos 30 anos - com o relógio biológico já dando os primeiros sinais. Então é importante saber de onde vem o desejo de ser mãe na mesma medida em que é importante saber de onde vem uma eventual recusa à maternidade. Durante muitos anos eu acreditei que a decisão de jamais ter filhos era minha, foi somente depois de muito autoconhecimento que pude entender que aquela repulsa era apenas reflexo de traumas muito enraizados dentro de mim.

vanessafabres
Автор

Nossa, esse vídeo caiu do céu pra mim 🙌🏻
Eu estou exatamente nesse momento da vida, estou com 34 anos e casada a 16 anos e chegou a hora de decidir, e estou cheia de dúvidas, meu marido super me apoia, conversamos muito sobre o assunto, mas infelizmente somos muito cobradas pelas sociedade!
Isso que você falou que só se descobre amor de vdd quando se é mãe, e eu super concordo com você, um amor de mãe com seu filho é imenso, mas acredito que uma pessoa que escolhe não ter filhos, pode sim conhecer o amor na vida ❤️
Obrigado pelo seu vídeo 🙏🏻

catanaoliveira
Автор

Muito importante e necessária essa reflexão. Não tenho filhos e não me arrependo, mas sempre te assisto, curto muito ver a sua família.

Pattmartin
Автор

Você é muito sensata, e equilibrada!
Saiba que és inspiradora, e falo isso não te beatificando como se você fosse perfeita, mas com um olhar de admiração por mostrar sua humanidade de forma tão sutil, inteligente e real.
É um prazer enorme poder acompanhar a parte da sua vida que você tem se permitido mostrar.

luizarafaela
Автор

Morgana, muito obrigada. Eu refleti muito. Nunca desejei ter filhos. Aos 36 fui mãe, realmente é uma loucura. Hoje minha filha tem 26, esteve aí no Reino Unido fazendo uma parte do Doutorado. Nunca me arrependi, faço tudo por nós. Complicado mais de um amor incrível. Gratidão 🙏😘❤️

elenirpeixoto
Автор

Tenho 26 anos e o dia ter 24 hrs pra mim é frustrante. Dedico 8 pra dormir, 9 pra trabalhar, 2 pra academia... E quando eu vejo, não tive tempo de tocar meu violão como gostaria, ler um livro, desenhar, entrar na aula de dança... Tudo isso vai ficando pra depois. Não consigo imaginar minha rotina com um bebê. Acho que descontaria toda minha frustração na criança, pelo tempo a mais que ela me tomaria. Por isso não quero ser mãe por agora.

canaldacarola
Автор

Ñ tenho filhos e ñ terei, por opção.

Acho maravilhosa a forma lúdica e respeitosa como a Alice é criada por vocês.

elaine.brandona
Автор

Que vídeo necessário! Porque ultrapassa a questão. Ter ou não. Ela se desenrola no princípio de conhecimento próprio. Refletir sobre a vida é fundamental, principalmente quando envolve uma etapa tão transformadora quanto a maternidade. E ainda, um divisor de águas, na história pessoal. Ter filhos é dar estrutura, estrutura emocional, material, psicológica, de bem estar. Amei o vídeo! Continue.

emanuellysilva
Автор

Durante a infância eu brincava sobre adoção, e com o passar dos anos comecei a entender que essa teria que ser uma decisão tomada com muita sabedoria.. já na fase adulta comecei a ter "curiosidade" de como seria gerar um ser dentro de mim.. trabalho com kids na igreja por mais de uma década.. Aos 30 e solteira, comecei a pensar que talvez eu não tenha a oportunidade de vivenciar essa experiência. Então entreguei meus anseios a Deus e que Ele realize o que for o melhor pra mim!

taby
Автор

Morgana na minha opinião esse é o MELHOR vídeo que vc já fez até hoje, pois a sociedade precisa refletir muito sobre esse assunto e também pra tirar os preconceitos e tabus que a sociedade impõe. Eu mesma sofri por quase 10 anos, fazendo terapia por conta da cobrança de filhos pela família, amigos e sociedade em geral...
Eu sofri demaisss com pressão dos outros, sem saber me respeitar. Não é pq vc gosta de crianças que vc precisa ser mãe...e esse crença precisa ser quebrada. Eu amo crianças, amos meus sobrinhos, mas não quero esse tipo de responsabilidade pra minha vida.( ponto final!( Vc não faz ideia o quanto a sofri por essa pressao e o quanto fui boba por dar mais importância no que os outros pensavam do que minha prima vontade. Infelizmente ainda nos dias de hj é lamentável tamanha cobrança e as pessoas continuam te olhando torto, como se vc fosse um ET por não querer... Foram anos de terapia de crises de pânico, de insônia e confesso que ainda até hj tenho dificuldades com isso pra não ligar o que os outros pensam sobre mim. E É possível ser completamente realizada e feliz sem filhos. Sou muuuito feliz com meu marido e me sinto TOTALMENTE realizada como mulher de verdade. Sou casada ha 20 anos .Hj estou com 43 anos e não sinto nenhuma falta. Pra falar a verdade sinto um alívio muito grande por não ter tido por pressão dos outros. Acho que a coragem e a responsabilidade está em fazer o que é o certo para vc! Por favor RESPEITEM quem não quer ter!

rossanahadassaloescarita
Автор

Eu fui uma das pessoas que fez essa pergunta na caixinha! O maior erro das pessoas é decidir ter filhos pra suprir a falta de algo, por exemplo pra melhorar o relacionamento com o parceiro, o filho deve ser uma extensão e resultado do amor e cumplicidade transbordando do casal. No meu caso eu nunca quis ter filhos, e ouvi minha vida toda que eu ia mudar de ideia, ainda não mudei, por isso fiz a pergunta na caixinha, porque as vezes parece que estou pensando ou vendo errado as coisas. Mas vejo que cada vez mais essa decisão está sendo tardia para as pessoas, pois hoje as oportunidades são maiores na vida das pessoas e estão se extendendo até os 40 anos, como mudanças de carreira e etc, e então acabamos querendo buscar uma estabilidade e a concretização de algum desejo pessoal antes de se permitir se doar completamente a um filho. Eu sempre tive a consciência da responsabilidade e doação que é ter um filho, portanto nunca cogitaria ter um filho sem antes estar com a mente e minha vida organizada e preparada pra isso. Credito essa visão ao que vivenciei durante minha vida com meus pais, pois sempre houve uma instabilidade geral, o que não era legal pra mim. Acho que cada um tem suas questões e seus motivos portanto concordo com o que a Morgana fala sobre ter que ser uma decisão bem pensada e consciente.

arq.michellechrist
Автор

Morgana, vc tem noção da importância desse vídeo?
Eu decidi "não ir para o Japão", não pagar pra ver, não quero ter filhos. Inclusive estou próxima de fazer laqueadura. E um dos motivos dessa decisão é justamente o que vc falou: Não tem volta. Não é algo que eu possa testar e devolver se não gostar. E é tão triste e humilhante aguentar os olhares, rejeições e comentários das pessoas dizendo que sou louca, que mulher nasceu pra ser mãe, que eu vou me arrepender... gente?? NÃO! eu posso SIM escolher. Não vou ter filho pra ficar agradando ninguém. Já terminei 2 relacionamentos por isso, e SEMPRE deixei claro essa minha decisão. Eles acharam que eu ia mudar de ideia... mas eles nunca podiam mudar, só eu, rs. Inclusive se fosse eles que não quisessem ter filhos, não haveria UM questionamento sequer.
Enfim. Só quero te agradecer por esse vídeo e por esse trabalho tão maravilhoso de conscientização. De que mulher que não tem filho PODE SIM ser muito feliz. E eu sou.
Obrigada! Obrigada!

silvianodari