Diástase dos Músculos Reto Abdominais

preview_player
Показать описание

Pode aparecer em outras situações ou doenças basicamente relacionadas ao aumento da pressão dentro do abdomen, como na obesidade, e/ou fragilidade dos tecidos na parede abdominal, como em indivíduos que fizeram muitas cirurgias abdominais, e muitas vezes está relacionado a hernias na parede abdominal como as hérnias umbilicais.

É mais raro ser congênito, ou seja alguém nascer com essa condição, e é importante lembrar que também pode aparecer em homens.

Não existe uma definição objetiva de quanto o afastamento é normal e quando ele passa a ser considerado patológico, existem trabalhos que mostram que a distância dessa musculatura de até 2 cm é normal na população geral, mas isso não impede que quem tenha menos que isso apresente sintomas. O sintoma mais comum é o desconforto abdominal, mas também está altamente relacionado a piora da qualidade de vida por alteração da imagem corporal. Também pode estar relacionado a dor na coluna, incontinência urinária e fecal e prolapso pélvico.

O tratamento incialmente pode ser pelo fortalecimento da musculatura da parede abdominal, com exercícios direcionados e educação postural. Malhas e e faixas também podem ser usadas principalmente na prevenção pós parto, ou mesmo após uma cirurgia abdominal para evitar a recidiva de uma diástase. No pós parto é recomendável não iniciar exercícios direcionados para esse fortalecimento antes de 6 semanas do parto, e sempre deve ser consultado a opinião do obstetra assistente antes de iniciar.

O tratamento cirúrgico pode ser realizado no mínimo após 6 meses do parto, mas preferencialmente depois de parar com a amamentação. A cirurgia pode ser associada a dermolipectomia abdominal (abdominoplastia), e muitas vezes é recomendada essa associação, para poder tratar o excesso de pele.

O tratamento também pode ser realizado por laparoscopia ou por cirurgia robótica, mas que ficam reservados aos casos que não possuem excesso de pele para ser tratado.

00:00:00 - Introdução ao Diástase Abdominal
00:00:22 - Desenvolvimento de pós-parto
00:00:35 - A relação entre a gravidez e a diástase
00:00:54 - Sintomas de aumento do abdômen
00:01:11 - Fragilidade na parede abdominal
00:01:34 - Patologia e tratamento do fortalecimento muscular
00:01:58 - Malhas faixas elásticas na região abdominal
00:02:19 - Direção aos Pais
00:02:35 - Realização da cirurgia de amamentação
00:02:49 - Tratamento para o Excesso de Pele
00:03:07 - Saber mais sobre cirurgia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ai meu Deus, tô lascada então.
Fiz uma US do Abdomem total e deu diástase nos músculos retroabdominais medindo 2, 8 no epigástrico e 4, 1 cm no mesogastrio.
Não tem evidências de ernia, nunca tive filhos e sinto muita dor que desce das costas para a região da barriga em direção do umbigo.
O que pode ser isso pelo amor de Deus e o que fazer ?

ligiarodrigues_
Автор

Cirurgião geral está apto a fazer essa cirurgia ou só o cirurgião plástico

shirleysantos
Автор

Sou homem e apresento diástase no reto abdominal também. No ultrassom não consta hérnia. Sobre prática de esporte (musculação, Jiu Jitsu) tem alguma restrição? Fico com receio de sofrer um impacto na regiao e acabar machucando.

EdercyJr
Автор

Eu tive o meu filho já tem 5 meses mais a diástase continua obs.tive 5 filhos ainda posso volta a barriga de antes se eu fizer o tratamento

mikaele
Автор

Quantos cm é considerado diastase fiz ultrassom deu 1.75 cm é considerado???ja uma diastase?

rayradecassiajesus
Автор

A diástase pode ficar dolorido na região?

washingtonfernando
Автор

Diástase de 3cm (Homem). Precisa realizar cirurgia? Pode aumentar com o tempo? Quais são as consequências no longo prazo se não operar?

andremota
Автор

Estou com diastase de musculo reto abdominal de 0, 30cm, exercicios resolve? Qual o procedimento mais adequado para resolver isso?Me ajudem. Por favor!

vanessanutricionista