Paranoia: o que é e como acontece? | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

preview_player
Показать описание
O que significa paranoia? E quando chamam alguém de paranoico, o que quer dizer? Vamos falar um pouco sobre esse termo que está voltando à moda, a paranoia. A palavra que tem significado preciso, que explica que há uma desconfiança exagerada.

Existe o Transtorno de personalidade paranoide, quando a pessoa acha que o tempo todo estão prejudicando ela, que seus direitos não estão sendo respeitados. Às vezes a ofensa nem ocorreu, mas ela exacerba a injustiça que sofreu. Ela começa até a relacionar coisa contra ela mesma e quer buscar justiça o tempo todo. Fica magoada, guarda rancor e briga, entra em disputas para reaver o que lhe foi tomado.

Dois personagens clássicos do cinema são paranoicos: Robert De Niro, em Taxi Driver e Mel Gibson, em Teoria da Conspiração. Dois taxistas. Eles acham que veem as coisas melhor que os outros, ou conseguem ligar as pontas melhor.

Kurt Schneider, psiquiatra alemão do século 20, foi um grande defensor de transtornos de personalidade e dizia que esse tipo de personalidade (a paranoide) na verdade classificava as pessoas que exageravam nos valores de suas ideias.

Já Millor Fernandes diz algo curioso: o fato de ser paranoico não significa que ele não esteja sendo perseguido. Ou seja, pode ter algo acontecendo sim. A questão é o quanto aquilo interfere na vida da pessoa – esse aliás é o critério para todos os transtornos de personalidade. Tem gente mais desconfiada mesmo, falo disso no vídeo. Mas quando isso começa a prejudicar a vida (da pessoa e dos outros ao redor), já é preciso tratamento.

A paranoia também pode ser um sintoma de outros transtornos, como a esquizofrenia. Nos transtornos psicóticos a pessoa tem delírios e a sensação de perseguição gira em torno disso. Ela tem a crença absoluta de que está sendo perseguida. Nesse caso, é preciso tomar remédios antipsicóticos.

Já a pessoa que tem a personalidade paranoica pode demonstrar alguma flexibilidade nesse tipo de pensamento. Ou seja, o impacto é menor. Nesse caso não há remédio que trate, é o jeito de a pessoa ser e ela precisa aprender a lidar com aquilo.

“Precisamos da nossa paranoia para sobreviver”, já dizia Octavia Butler, no livro A Parábola do Semeador, que traz um cenário pós-apocalíptico. Ou seja, de repente a paranoia protege a gente – e os taxistas, que lidam com tanta gente diferente. Quem sabe?

Se você tem alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu respondo num próximo vídeo. Compartilhe esse vídeo pra ajudar mais gente a entender seu comportamento.

-------------------------------
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essa frase realmente definiu a minha situação atual: ''os paranoicos encontra significado onde outras pessoas *não* encontram'' e é basicamente isso. Se alguém falar alguma coisa comigo, as vezes até brincando pra descontrair, eu já levo logo para o pessoal, e passo HORAS pensando nos motivos daquela pessoa ter dito aquilo. Quando falam qualquer coisa eu já fico criando uma série de causas, razões, motivos para tais palavras. É horrível, principalmente dentro de um relacionamento. A cabeça não para nenhum minuto, está sempre criando história\significados para atitudes e palavras das pessoas que muita das vezes ela não quis dizer nada, mas a gente insiste que tem algo que a pessoa está escondendo\omitindo.

raianetavares
Автор

O pior é que acredita que seus pensamentos são verdades.😞😞

elenildaximenes
Автор

eu desconfiei de todos os que se diz ser meus amigos são todos iguais na falsidade e no fim estava certa quando precisei mim viraram as costas mais Deus mim ajudou e estou dando a volta pôr cima, amigo só Deus 🙏🙏🙏🙏🙏

marizaraimundo
Автор

Sofro de paranoia, tenho muitos problemas nas relações sócias, não acredito no carinho das pessoas e não consigo imaginar que ninguém é fiel a mim, preciso me tratar, porém meus traumas de infância me perseguem.

Prower
Автор

não sei se tenho paranoia, ansiedade, ou algo assim pq nunca fui no médico pra ver isso, mas pra mim tudo que eu sinto se relaciona com minha insegurança, baixa autoestima e meu vício de auto depreciação. Não é bem desconfiar de tudo nas pessoas e sim mais achar que eu tô estragando tudo e por isso elas me odeiam, achar que alguma coisa que falei (ou as vezes nem falei) fez algum efeito ruim na pessoa e atrapalhou nossa relação (isso tudo sem antes conversar com a pessoa pra saber). qualquer resposta diferente de alguém eu já acho que fiz merda, já entro em crise achando que não presto é de nada. Talvez uma síndrome do impostor...

bianca
Автор

Eu tenho a paranoia de achar que tal situação me aconteceu, e não consigo lembrar, aí que começa o problema
- se eu não me lembro, realmente aconteceu?
- se aconteceu (na minha cabeça foi algo ruim) por ter sido ruim, teria de ser uma coisa que eu me lembre
- Se eu estou criando na minha cabeça a possibilidade de ter acontecido, será que realmente aconteceu? Então eu devia me lembrar!
- Se eu não consigo me lembrar, então pode ser que não tenha acontecido nada e eu estou criando todo esse caos na minha mente!

Percebem esse tipo de pensamento? Que te martela!

veronica
Автор

Esse video me descreveu . As pessoas nunca acreditam em mim, sempre acham que estou vendo coisas demais e tenho muita desconfianças de amizades de pessoas da minha familia . Ja cheguei a alertar minha familia sobre essas pessoas mais elas nao acreditam en mim de geito nenhum . Parece que consigo ver alem das aparencias, as vezes qualquer fala da pessoa eu consigo ver a intençao dela .

magomistico
Автор

A paranóia vem de uma coisa marcante, vc acaba se marcando com um fato inesperado que lhe aconteceu e isso te persegue se você mesmo permitir! Fácil não é mais busque sua paz interior... ABRAÇOS ÓTIMO VÍDEO

oportunidad
Автор

A gente vai juntando uma coisa com a outra e parece que TUDO faz sentido, então tomamos aquilo como a única verdade. Daí confundimos intuição com paranoia☹

julianaalcantara
Автор

Explicação muito boa!!!
Sofro com isto a mais de 20 anos, mesmo louco eu planejei trabalhar dentro de casa, assim não saio na rua, mais tô cada dia pior, tô me sentindo perseguido por polícia e ladrão, e outras coisas, acredito que meu celular está grampeado, que tem várias câmeras dentro de carros parados, eu preciso ir a um médico, mais como vou me tratar se não tenho coragem de sair, socorro me ajudem.

edimilsompereiradasilva
Автор

Hum, o meu caso tá mais ligado a medos irracionais e em excesso

atilarenan
Автор

Eu me sinto desconfiada o tempo todo com tudo e todos, me Isolo das pessoas mesmo sem motivos, eu crio um pensamento e acredito cegamente nele! Não consigo me relacionar nem manter amizades.

alexandrapaula
Автор

Fui parar no hospital. As paranóias se acumularam tanto que tive um surto terrível, não foi a primeira vez. Eu fui parar no hospital pq engoli uma cartela inteira de calmantes com vodka. Achei que estava em um pesadelo e queria "acordar". Eu odeio muito coincidências, pq fazem parecer que minhas paranóias tem fundamento real

manuzao
Автор

Eu sou paranóico eu acho que todo mundo quer me prejudicar e se estão fazendo algo é para me provocar não confio em quase ninguém ou em ninguém!

nathanalmeida
Автор

Tenho desconfiança de tudo que aparece para mim do nada como pessoas vindo até mim, pessoas falando comigo na rua dentre outras coisas.

johdmoth
Автор

Parabéns pela sua belíssima explicação Dr.

viniciusfigueiredo
Автор

Paranoia ou ansiedade
Exemplo: eu tenho sindrome do panico
Fui pintar minha casa e achei que o cheiro da tinta quando eu ja tinha acabado estava me deixando com sensacao de que eu ia desmaiar ou entrar em coma

Sendo que, eu passei dois dias pintando de boas e nao tinha pensado nisso. Por ter acabado, me dei ao pensamento ansioso de que aquilo ia me fazer mal
Resultado: to aqui achando q eu vou desmaiar, com sonolencia
Porem é tudo fruto da minha cabeça, ai a gente fica em estado de alerta achando q ta passando mal sendo que nao esta😢😢

psicodelicoworld
Автор

Eu sou mulher transgenero eu vivo achando que sou um incómodo, quando conheço um cara já acho que ele vai me excluir quando eu falar que sou trans ou quando ele desconfiar. Se me deixa muito tempo no vácuo penso que não me consideram...
Mas se a pessoa se justifica eu peço mil perdões, é uma mistura de condescendência e paranóia

irissousa
Автор

Queria me livrar disso.
O problema é que a maioria das minhas desconfianças acabam se mostrando reais.
Acho que tenho o dom de discernir as pessoas. E enxergar o pensamento por trás delas me faz mal. Queria não perceber nada, apenas viver pra mim independente do que os outros pensam, sentem ou são!

denisferreira
Автор

Assistindo a esse vídeo depois de ver outro aqui no YouTube sobre esquizoparonoia e depressão. Gosto muito do seu trabalho, doutor (e do seu bom humor)

RG-lfiq