Quem tem depressão pode trabalhar ?

preview_player
Показать описание
Você já se perguntou se uma pessoa com depressão pode trabalhar ou se tem direito a se aposentar? Neste vídeo, vou responder a essas dúvidas e mostrar o que você precisa saber sobre a relação entre depressão e trabalho.

Será que a pessoa com depressão pode continuar trabalhando? E quando o trabalho é o fator de adoecimento? Vou te mostrar que, na maioria dos casos, a pessoa com depressão pode trabalhar e até deve, mas existem situações em que o trabalho pode ser a causa da depressão e levar a um afastamento temporário.

Além disso, vou explicar como funciona a avaliação pericial para aposentadoria por depressão e por que é importante buscar ajuda e tratamento para lidar com a doença e manter a saúde mental.

Se você quer saber mais sobre depressão e trabalho, não pode perder este vídeo! Se inscreva no canal e ative as notificações para receber nossos conteúdos sobre saúde mental.

Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674 Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
Instagram: @danielmbarros
Twitter: @danielmbarros

Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já tive um afastamento temporário pelo inss devido a depressão, TAG e fobia social, foi umas das piores crises de depressão que tive. O que mais me surpreendeu foi a médica do inss ter sido super compreensiva e aceitado meu afastamento. Mas o afastamento não resolveu muito, tomei pânico do lugar que eu trabalhava e precisei pedir demissão e procurar outro lugar pra trabalhar pois, pra trabalhar nesse lugar só a base de muito rivotril.

amandaferreira
Автор

como é que uma doença tão seria que é a depressão esta sendo tão ignorada pela sociedade e saúde pública, um absurdo isso.

elida
Автор

Nunca vi ninguem aposentado por essa doença, mas é uma doença triste demais.
Convivi e convivo com pessoas assim, inclusive tenho, e o autoesforço para sair dela, ou o apoio proximo, muitas vezes falta.
Digo que é sorte quando o doente tem alguém que não o abandone. Pois é muito fácil desistir de ajudar, quem não quer ajuda. E o abandono levaram, e ainda levam muitos que conheço a estados catatonicos, felizmente nenhum deles tiraram a propria vida.
Mas a taxa de suícidio é incomparavel, dado a aposentaria pela doença. Nesse caso nota-se que ainda há, e não é nenhum segredo, um descaso gigante com a doença mais incapacitantte do século.
Mas agradeço psiquiatras como o senhor estar aqui aconselhando quem não consegue sair de casa, ou quem não consegue ajuda gratuita. Como sempre meu muito Obrigada.

barulhodechuv
Автор

Os peritos do inss são incapacitados primeiro não são especialistas, segundo estão para negar benefícios..

adrianogodoy
Автор

A vida de quem tem que conviver com depressivo é triste por isso muitos não suportam a tendência é fugir desse sofrimento também

sandraeliascampos
Автор

Dr vc não tem depressão graças a Deus 🙏🙏🙏

JoseCicero-wjkc
Автор

Detesto pessoas que me vêem como doida estão enganadas elas que são, elas não tem amor pelo próximo, meus parentes nossas vizinhas me olham como se eu fosseuma louca porque eu choro muito canto e oro alto eu grito GLÓRIA Deus

SandraVieira-vy
Автор

Estou com uma depressão com ansiedade na função de professora, a depressão desde de 2023, já procurei ajuda em 2024 e fiquei afastada e fiz o tratamento e voltou em 2025 e atingiu o meu cognitivo, na minha função como não consigo criar planos de aulas, nem resolver conflitos, dialogar e interagir com crianças . Não vejo melhora na parte da memória.

neidemarcondes
Автор

Depressão é uma doença séria, quantas vidas já se foram porque não temos profissionais capacitados e preparados para esse tipo de situação (leve, moderada, severa) é tudo estágio então, quando vão se importar com o estagio severo a doença já está enraizada e forte muitos casos irreversível e suic. A própria sociedade ignora essas pessoas doentes, só sabe! quem vive isso e só sabe quem acolhe essas pessoas. Parabens por trazer esse tema.

e vc que conhece alguém com depressão, "acolha essa pessoa". Ela precisa de ajuda.

sostanes
Автор

Minha filha, 4 tentativas de suicidio, 5 internaçoes, 4 sessões de ECT, depressiva desde os 2o anos, já passou por várias perícias, inclusive levando laudo médico, indicando a necessidade, porém, todos os peritos médicos, negaram o benefício. Ela tem 43 anos, e já tentamos vários tratamentos sem conseguirmos estabilização ou melhora do quadro

olgamariarocco
Автор

Conheço um rapaz de 25 anos de idade que se aposentou por depressão ele fica só deitado com a cabeça coberta.

cresiooliveira
Автор

So Deus sabe a dor de quem passa por isso, tem dia que foda .😢 vontade de dessitir, mais nao tenho coragem, tenho des do 16 anos e hj estou 35, eu nao melhoro, acordo cansado, nao consigo dormi ..

RenatoBatistadeSouza-ml
Автор

Estou em tratamento há 8 anos com diagnóstico de TAG, depressão, fobia social e transtorno do pânico, já passei por 3 perícia e me foi negado. Os médicos entendem que tenho condições de trabalhar. Não tenho energia nem pra sair da cama, tomar banho, preparar minhas refeições, etc😢😢

lucianasoaresmendes
Автор

Eu tenho depressão e dor crônica por somatização. Mais os medicamentos são fortes eu sinto muita fraqueza, tontura, tremores musculares. E eu trabalho com agricultura familiar com meu marido. Mais não estou

dulcineia
Автор

Eu quero muito, porém desenvolvi até fobia social. Queria que minha vida voltasse pelo menos um pouco ao normal.

elainelourenco
Автор

Eu estou afastada sou servidora pública do estado perdi minha mãe sem esperar eu faço tratamento no caps as vezes estou bem mas tem dia que não consigo conversar com ninguém tomo vários remédios por dia sofro muito no meu trabalho 😢me ajuda

zuleicasantossilva
Автор

O meu professor de História/ Geografia ele deu aula duas semanas de 15 por aí até 27 de fevereiro e pegou muitos dias de licença ele pegou 30 dias no começo de Março mais trinta no começo de Abril e no final de Abril pegou 90 dias por causa de crise do pânico, crise de ansiedade e Depressão ele desde o ano passado fica afastado eu tbm tinha aula com ele ele ficou ano passado 5 meses afastado tbm Ele vive de atestado pior q ele explica bem e é daora

Davigt
Автор

Por isso que muita gente comete Sui... pois o INSS nem liga.

cutelarialourenciana
Автор

Nao consigo para em trabalho, faz 2 meses q eu sai do meu trabalho

RenatoBatistadeSouza-ml
Автор

Muitas vezes o que adoece a pessoa é o trabalho. Humilhação, abuso, carga horária excessiva e desvio de função. O trabalhador que deveria ao menos ser recompensado com aumento de salário além de não ter seu reconhecimento, é destratado e abusado até adoecer. E eu não estou falando de Burnout. Isso incapacita a pessoa de viver. E encostar pelo INSS é o mínimo do fundamental para que a pessoa possa ao menos sobreviver. Porque melhorar com o dinheiro pago pelo INSS a tendencia é piorar porque não vai alcançar atendimentos necessários que ou o SUS não entrega, ou demora ou não funciona. Pra muitos a saída é desistir e ir pro outro plano espiritual. Vivo nesse dilema, e não sei ate quando vou aguentar.

Canal_do_Rod
visit shbcf.ru