O Paradoxo dos Círculos EXPLICADO (e o Tempo Sideral)

preview_player
Показать описание
O problema dos círculos é um desafio viral em que um círculo rola ao redor de outro com o triplo do raio. A pergunta é: quantas voltas o círculo menor dá? E quando o rolamento ocorre por dentro?

Este problema tem outra versão com duas moedas idênticas, e ficou conhecido como paradoxo da rotação da moeda. Em comum, todos esses problemas escondem a matemática das cicloides, epicicloides e hipocicloides.

Neste vídeo, veremos uma solução matemática e outra solução intuitiva desse problema, bem como aplicação ao conceito de tempo sideral em astronomia.

===========================================

Roteiro, apresentação e edição: Daniel Nunes

===================================
ASSISTA TAMBÉM:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Na engenharia mecânica é primordial o conhecimento deste fenômeno contraintuitivo.

conexaorelativa
Автор

Mais um show de aula! Muito obrigado, Daniel! 👏🏻
A didática e as animações estão excelentes. Parabéns ao seu editor. 👊🏻😃👍🏻

helmutalexanderriegg
Автор

Esse canal é muito bom! Outro nível! Não é apenas divulgação científica. São aulas de alto nível abertas ao público. Parabéns Daniel!

estudiohangardezoito
Автор

Maluco! Isso foi brilhante! O fato de contar a volta que dá em torno do circulo acrescentando uma volta a mais fez toda diferença no raciocínio e parece que abre a nossa mente para algo simples que a gente responderia 3 voltas, olhando pelo ponto de contato. Foi fantástica a demosntração de algo simples ser mais complexo que imaginamos.

canaldojesa
Автор

Eu já sabia que estava equivocado, pois sei que seus vídeos trazem assuntos ricos em conteúdo 😅. Parabéns, amigo👏

kevennhirochyoliveiraferre
Автор

Magnífico este vídeos.
Pepita rara de encontrar.
É como um talismã, só que não é fantasia.
Levanto cedo todos os dias. Procuro este tipo de tesouro em todo lugar.
.
Há sempre uma maneira de se aprender menos para saber mais. Isso se chama Heurística. Quem procura coisas vãs corre atrás atrás do vento, pra ver onde ele vai. É como alguém fugindo da própria sombra, e nunca sabe o que vale mais.
.
O valor deste vídeo só conhece, quem dele sabe tirar proveito. Este conhecimento é uma das essências da Estrutura da Realidade. Neste universo do devir onde tudo muda exceto a perpétua e ubíqua mudança, nós podemos ver por este vídeo revelando além da mudança, outro fato que nunca muda; porque neste fato da geometria destes dois círculos vemos um raio de luz da verdade. A Realidade sempre muda, e a Verdade permanece a mesma etetnamente.
.
Mas, a melhor heurística que conheço, é saber: que o duscípulo não é maior que seu mestre.
.

HooiClark
Автор

Salve, Professor.
Realmente um problema muito interessante.
Eu já havia me deparado com ele na astronomia, minha outra paixão, mas sempre o abordei pelo perímetro da circunferência obtida na translação do círculo menor.
É um daqueles casos em que a intuição falha miseravelmente.
Forte abraço.

gilmartrevisan
Автор

Tive um insight sobre esse problema lembrando do movimento da Lua. Ela está sempre com o mesmo lado voltado para nós à medida que orbita a Terra e isso faz parecer que ela não gira em torno de si mesma para um observador terrestre. Mas, na verdade, o que acontece é que seu movimento de rotação está sincronizado com o de translação. Ela realiza uma rotação a cada translação completa. Seria o equivalente, no problema, se a circunferência menor não rolasse pela circunferência maior, mas deslizasse sobre ela, sempre mantendo o mesmo ponto de contato. Após uma translação completa, a circunferência menor teria girado uma volta, EXATAMENTE A VOLTA A MAIS DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. As outras voltas restantes vem do rolamento. É muito bom entender intuitivamente um problema, mas dependendo do nível de abstração pode ser impossível manter um pé na realidade.

angeloeustaquiodossantos
Автор

Deu vontade de brincar com espirófrafo hehehe

ricardolichtler
Автор

Rapaz.... Que explicação top foi essa??? Não tem como não ser fã de ciência!!!!

Автор

Ritmo da fala: 10
Animações: 10
Sequência de exposição dos argumentos: 10
Seu canal é sensacional, amigo!

saladematematica
Автор

Excelente e oportuna abordagem relacionando esse raciocínio com a diferença entre o Dia Solar e Dia Sideral.
Analisando simplesmente seus períodos de Rotação e de Translação, muitos afirmam erroneamente que 1 dia em Vênus dura mais do que 1 ano lá. Porém isso na verdade ocorre é em Mercúrio e a maioria nem percebe, justamente porque apenas comparam seu período de Rotação com seu período de Translação, sem levar em conta esse raciocínio!

luiscesarcolombari
Автор

Problema muito interessante. E que show de aula. Obrigada pelo conteúdo.

camilanunes
Автор

Daniel, quando você postou aquele video sobre o paradoxo da roda de Aristóteles, adivinha ...?
acabei comprando uma placa de isopor pra fazer o experimento e deu certo.
Parabéns pelo seu trabalho.

valdebertosantana
Автор

Boaa noite! Sou profesor de outra área, mas sempre fascinado pela matemática. Obrigado por todas essas explicações, aprecio demais.

quimicacomprof.luishenrique
Автор

Daniel, vc é um excelente e talentoso professor. Eu creio que todos se interessam por matemática assim. Parabéns.

joaobosco
Автор

Do meio pro fim, quando vêm as letras gregas, eu não entendi nada mas valeu muito a pena ficar até o final. Você é muito bom nisso de Matemática e Didática. A Astronomia como exemplo prático foi arrebatador

marciojoserochaborges
Автор

Esse, com certeza, é o melhor Meu Deus que vídeo incrível! Cada vídeo melhor que o outro!

joaomegazen
Автор

Caramba!
Que vídeo bom!
A matemática do universo é fascinante!

ruanrosetti
Автор

Cara parabéns pelos 100k de inscritos eu te acompanho desde quando vc tinha 17k, vc cresceu muito rápido no YouTube se tu continuar assim vc chega nos 500k ate o final do ano

leaolion