A crítica de cinema deve ser imparcial?

preview_player
Показать описание
Até que ponto é possível articular uma perspectiva crítica imparcial sobre um filme? A visão de mundo do crítico, inevitavelmente, já possui implicações subjetivas. Uma crítica parte de experiências emocionais, mas se formula objetivamente para propor sua ideia.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

o mito da imparcialidade é real, não somos robôs somos seres emocionais, concordo contigo.

michellec.
Автор

O que eu mais vejo aqui no Youtube são "críticas" de pessoas que parecem assistir um filme com um manual de "como se fazer um bom filme" na mão, e que durante a projeção ficam conferindo se a obra cumpre esses pré-quesitos, que sabe se lá quem estabeleceu. Parece que não se permitem uma experiência diferente daquilo.

silvanocosta
Автор

Muito obrigada seu video me ajudou muito!!

lopesluiza
Автор

Engraçado que muitas dessas perspectivas que os críticos nos apresentam não era nem de longe a intenção do diretor. Crítica de cinema é algo muito importante porque ele está sempre renovando o que a gente já viu. A gente pode revisitar a obra com um olhar diferente dando esse ar novo para o filme. Um filme como 2001 tem tanto material para ser analisado, que mesmo depois de 50 anos ainda continua vivo, coisa que só é possível porque tem gente ainda questionando, dando sua ideia, pegando pontos específicos que os fascinam. Essa é a alma da crítica.
Eu não entendo essas pessoas como o Gaspar (Acabou de Acabar) que logo depois de ver o filme já tem toda um ideia, pega metáfora lá e cá. Eu não consigo, na primeira vez eu mais ali na história. É muito difícil analisar na primeira vez, tenho impressão que estou perdendo algo.

mateusqn
Автор

Esse assunto me faz lembrar do Roger Ebert. As suas críticas, que mais parecem histórias, exemplificam muito bem isso. Ele misturava fatos de sua própria vida, fazendo paralelos com o filme e coisas do tipo. Muitos boas de se lerem, por sinal.

Ps.: Aprecio muito o seu trabalho Arthur, quando puder, farei o seu curso. 👍

higorbrant
Автор

Caraca me senti vingado por esse vídeo.

Aquela galera do "melhores filmes ja feitos, sem ser o seu gosto pessoal" ou do "eu sei que esse filme e ruim mas eu gosto" devia muito ver o seu vídeo.

carlospotiguar
Автор

eu pagava pra ver o cara dos Meus Dois Centavos, a galera do Pipocando ou mesmo o Pablo Villaça verem esse vídeo. maioria do pessoal nesses YouTube da vida é galera que analisa movimento de câmera e se diz crítico de cinema.

rubensfabricioanzolin
Автор

Concordo muito com o seu ponto de vista.

aconquistadopao
Автор

Apesar de não ter quase nenhum conhecimento na área achei o vídeo muito interessante, e acredito que esta questão da crítica não ser imparcial se estende para livros também. Quando falava sobre a primeira vez assistindo um filme, na experiência imersiva e emocional, ficou uma dúvida sobre a diferença entre estar assistindo em casa ou no cinema, e como isso pode afetar o olhar do critico?
Parabéns pelo conteúdo!

Cerberus_Monaliza
Автор

Ótimo vídeo, ganhou mais um inscrito.

thiagohercules
Автор

Interessantíssima reflexão, acho q essa questão é muito produtiva não só para quem produz crítica como tbm para quem apenas consome textos, vídeos e pensamentos sobre cinema
Valeu Arthur

felipegaleno
Автор

Arthur, me chamo Rafael, Eu “analiso” as pessoas por meio das palavras que elas usam e gostaria de agradecê-lo, pois você por meio delas e falando sobre cinema, me faz refletir e entender a sétima arte do ponto de vista, graças a Deus, diferente do meu, é que as vezes eu tenho a impressão, que quando eu gosto de determinado filme, fico feliz e tal, mas aí eu não sei avaliar o filme dentro dos aspectos técnicos da obra e aí eu recorro a um crítico que ele, explica, fala, algumas coisas das quais estou sentindo ou senti quando acabo de vê ao filme, então eu fico feliz por isso. Confesso que o conheci através do Instagram, gostei das suas análises, pois como disse no único você segue sendo imparcial e é rico nos conhecimentos do assunto tornando-os coerente ao longo do vídeo, eu até fico pensando: “poxa, mais esse rapaz está falando exatamente o que eu senti quando vi o filme”, rsrs, portanto meu brother e agora bom crítico, desejo mais do que nunca assistir seus vídeos, há é já me escrevi, vou indicá-lo a amigos, pois sei que você tem potencial. Obrigado pela generosidade que através da sua inteligência crítica faz um bom serviço aqui na internet, e não uma coisa vaga e qualquer. Valeu mano, abraço!!!! Muito sucesso no canal hein...

rafaelsqzbook
Автор

ótimo vídeo. mas qual é deve ser a reação do critico perante obras muito particulares como 1964:o brasil entre armas e livros ou leaving neverland? até mesmo como espectador, acho difícil avaliar esses filmes, pois o diálogo não vai para frente com comentários frios. Nessa hora, é melhor você se autoflagelar, deixar suas convicções e paixões de lado, ou deixar que o espectador se resolva sozinho em questões extrafilme?

eversoncesar
Автор

Por favor, da pra você fazer uma análise sobre a produção de Pulp Fiction? Sobre aquele formato que divide um filme em partes sem obedecer a um princípio, meio e fim. Se aquilo são vários contos exibidos como um único filme ou há algo que eu não compreendo.

gilbertovieiraideias
Автор

o fundo do seu cenário tá bem "bressoniano"!

brunospo