Sedentarismo o Mal do Século!

preview_player
Показать описание
O sedentarismo é considerado o mal do século, sendo um risco para doenças cardiovasculares. Caracterizado pela falta ou diminuição das atividades físicas, traz malefícios sobre os órgãos vitais. Segundo a OMS 1:3 adultos não pratica atividades físicas, levando ao aumento dos casos de sobrepeso e obesidade. A atividade física realizada de maneira regular previne e ajuda a controlar doenças tais como a pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol alto. Em função sobretudo do excesso de trabalho, a população em geral encontra dificuldade para realizar atividades físicas regulares.
A obesidade está diretamente relacionada ao sedentarismo, e com ela, o gancho da elevação da pressão arterial, diabetes e dislipidemia (alterações do colesterol). Ademais, de distúrbio do sono (apnéia e hipopneia) e arritmias cardíacas, também podem surgir neste contexto.
A prevenção desta miscelânia de doenças relacionadas com o sedentarismo passam por uma escolha de vida mais saudável. Alimentação mais saudável e prática regular de atividades físicas.
A diretriz sobre atividade física da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte sugere um desenho de atividade física para a população em geral.
Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes: aeróbio, sobrecarga muscular e flexibilidade, variando a ênfase em cada um de acordo com a condição clínica e os objetivos de cada indivíduo.
A atividade física deve contemplar as variáveis tipo: duração, intensidade e frequência semanal. A parte aeróbia do exercício deve ser feita, se possível, todos os dias, com duração mínima de 30 a 40 minutos. Exercícios de sobrecarga muscular e flexibilidade são mais importantes a partir dos 40 anos, devendo ser realizados pelo menos duas a três vezes por semana, contemplando os principais grupos musculares e articulações. Já o treinamento da flexibilidade deve envolver os principais movimentos corporais, realizados lentamente, até causar ligeiro desconforto, para então, ser mantidos por cerca de dez a 20 segundos, devendo ser praticados antes e/ou depois da parte aeróbia.
Рекомендации по теме