Altas Habilidades e Superdotação - Dr. Ramiro Catelan [Ep. 083]

preview_player
Показать описание


00:00 Deixe seu like e compartilhe o episódio
00:43 Apresentação Dr. Ramiro Catelan
01:16 Estudos sobre altas habilidades
02:45 Quais as dificuldades na pesquisa sobre altas habilidades
03:30 Definição de altas habilidades e superdotação
05:03 Renzulli e a Teoria dos 3 Anéis
05:50 Problemas de diagnóstico e definição de superdotação
06:55 O que é a inteligencia?
07:24 Inteligencia cristalizada
07:51 Inteligencia fluida
08:08 Altas habilidades e relação com a inteligência
08:45 Testagem de inteligencia e QI
09:40 Características de crianças superdotadas
11:15 Tipos de superdotação
12:43 Falta de estimulação para superdotados
15:22 Tédio e superdotação
15:45 Problemas da superdotação
20:34 Superdotação e psicopatologia
22:12 O cérebro do superdotado
23:39 Livre arbítrio e crise existencial
26:35 Importância da Psicoeducação
32:04 Treinamento de psicólogos e psicoterapia
34:30 Dados de superposição
36:22 O que é a superdotação
38:16 Superdotação, TDAH e TEA
39:56 Rigidez cognitiva
41:16 Perfeccionismo
41:41 Indicadores da superdotação
44:26 Identificação na infância
44:58 Diagnóstico tardio
46:42 Superdotação e performance
47:19 Superdotação e aprendizado
49:08 Superdotados e sucesso financeiro
54:16 Superdotação, relacionamentos e interesses
58:26 Superdotados e liderança
59:15 Superdotação e contexto social
01:00:02 Relacionamentos sociais
01:01:54 Impaciencia e autocrítica
01:05:00 Relacionamentos amorosos
01:06:08 Não existem gênios
01:08:47 Como saber se você é superdotado?
01:10:58 Teste de QI e superdotação
01:12:26 Contatos e projetos Dr. Ramiro Catelan
01:14:23 Encerramento

Quer falar com um dos assessores da Edro?
Preencha o forms no link a seguir para podermos marcar nossa primeira reunião!

Link para atendimento clínico na clínica do Eslen:

CUPOM JUGULAR NO SITE DA MAX TITANIUM

Me siga nas redes sociais onde posto conteúdos diários:

Mais sobre o Eslen Delanogare:
Eslen é psicólogo clínico, neurocientista, amante do esporte e acredita que aplicar conhecimento no dia-a-dia é a melhor forma de melhorar a saúde e a performance mental e física

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Ramiro estudou comigo no colégio e sempre foi um guri dedicado e estudioso! Aquece meu coração ver ele neste lugar de destaque!

edinhoeds
Автор

Até meus 24 anos fui um pária social.
Ao ser identificado minha vida mudou. Entendi como eu funcionava.
Saí de um salário de 575 mensais em 2010 pra me tornar Policial, tatuador Profissional, músico, cantor, compositor, escritor, humorista e palestrante.
Desenvolvi apenas as áreas que tive interesse e hoje consigo ter 10 fontes de renda sem muito esforço.

O diagnóstico salva vidas e carreiras.

sucessolofia
Автор

Desde pequeno eu tenho comigo um negócio que é irritante, : eu odeio gente burra! Estou sendo sincero, nao tenho muitos amigos por nao conseguir ter uma conversa decente. Nao é arrogância, só que todos que eu vou conversar, principalmente se for mais velho me evita por eu estar sendo "arrogante" ou "mesquinho", meu pai me colocou um apelido que eu detesto que é "posto Ipiranga", eu aprendi a ler e escrever com menos de 3 anos, e hoje com 27 anos sei cantar musicas de quando me entendo por gente! E reprovei na escola por causa de geografia e história, odiava essas matérias, e amava matemática, e tudo que envolvia números na escola! Nao sei se tenho algum nivel de transtorno mas depois desse podcast passei a entender muitas coisas que acontecem no cérebro, muito obrigado!

markomotos
Автор

Assistindo e chorando horrores aqui! Fiz meu teste neuropsicológico aos 40 anos e tudo fez sentido! Passei uma viiida me julgando muito mal... e acho que fiz muita merda por conta disso também só piorando as coisas. E, cara, se não fosse a música na minha vida... PQP... a minha gratidão pela existência da música em minha vida se amplificou 10x. E isso chegou numa hora muito necessária pra reafirmar a minha obstinação e deixar de lado sofrimentos e orgulhos da instabilidade da minha profissão. Porque se, por um lado, é uma profissão que me frustra e deixa mais ansioso, por outro lado vejo que ela me salva todo dia e me faz fazer bem pras pessoas de uma forma muito especial e sensível!

thiagomirandavideos
Автор

Sou pediatra e trabalho com saúde mental... por vezes crianças com este perfil chegam para avaliação de "autismo". Último caso, sexo masculino 5 anos tido com "limitação nas interações sociais". Baseado em experiência própria diria que, para crianças com perfil AD/SD (ainda que não confirmado por testes) com traço temperamento introspectivo, a chance de solicitação para "autismo" é grande. Neste garoto específico, além de suas habilidades em leitura, expressão verbal, repertório de vocabulário extenso, altamente criativo e curioso e outros, uma característica sobressaía muito... senso de justiça e considerando Kohlberg (moralidade), aquele guri de 5 anos certamente estava no nível 2 (moralidade convencional)!! De fato ele não conseguia interagir (rs) mas tentava. Se incomodava muito com perfil de agressividade instrumental (comum e dentro do esperado até os 5), ou seja, os meninos por vezes "pegavam na marra", os brinquedos que não lhes pertenciam, uns dos outros. Este guri, provável AD/SD percebia aquela "selvageria Viking" (rs) e se indignava. Argumentava com as outras crianças e com a professora no sentido moral. Certa vez chegou em casa indignado pois a professora cometera uma "injustiça" ao chamar atenção de um garotinho que "não tinha culpa". Era extremamente observador com relação aos comportamentos dos alunos e professores. Bom, obviamente ele se afastou dos "Vikings" (rs) e chegou ao consultório (CAPS, trabalho CAPS infantil) para "confirmação de autismo". Não apresentava nem sequer "traços" TEA. Pensa num "rapazinho" bom de papo, divertido, gentil e educado! Adora brincar, mas com perfil criativo, gosta de construir, projetar... Pena que não conseguimos avaliação de seu perfil neurocognitivo detalhado com especialistas. De qualquer forma, família saiu com carta para escola sobre suas características e referências web sobre AD/SD. A socialização é muito difícil para este perfil de crianças e mesmo adultos quando não têm apoio e compreensão de suas características.. a não ser que tenham habilidades de inteligência inter e interpessoal para amenizar, fica realmente muito comprometida interação com pares. Se têm perfil introspectivo associado, a confusão com TEA diria que é quase certa. Apenas uma observação e opinião...

Dr_Riso
Автор

esse vídeo me fez chorar do início ao fim. parece que finalmente entendi tudo que aconteceu na minha vida. me senti aliviada e ao mesmo tempo triste pois sempre me culpei muito. eu SEMPRE soube que tinha algo de diferente. desde que me entendo por gente. vou atrás de um médico para investigar isso.

MegaLinaRosa
Автор

Fico com muita pena das pessoas superdotadas porque vejo um sofrimento enorme delas. Acho que é como se ela fosse um extra-terreno tdntando se comunicar com um humano. Isto deve estimular sentimentos de raiva, isolamento e um perfil nervoso para com os outros... Vejo por mim, que não tenho este perfil, mas descobri uma TDAH avançada com quase 80 anos. Foi muito bom descobrir porque hoje estudei sozinho o problema e me dediquei agora a melhora da confusão que tinha na cabeça. Por isto avalio o quê passa um Super dotado.

antonicarlosnfontourarodri
Автор

Nossa! Eu ia na casa das vizinhas, donas de casa, ouvia meu avô demais. Adorava conversar com pessoas de idade. Sempre gostei porque aprendia muito com eles.
E essas pessoas mais velhas gostavam de conversar comigo. Até hoje gosto dessas conversar. Agora já não tenho com quem conversar. Estou com 68 anos.
Eu fui a primeira da classe em todos os anos do grupo escolar e a primeira das séries que estavam sendo formadas na 4ª série do ginásio. No 2⁰ colegial, fui a primeira colocada. Ganhei um cursinho integral na Faculdade Luiz de Queiroz. Na faculdade fui mediana.
Mas, sempre tive facilidade para o aprendizado de línguas.
Eu fui muito estimulada pela familia. Meu pai incentivava a tudo que eu quisesse aprender. Eu cantava muito, afinada. Até hoje percebo desafinação.
Meu pai, aos 80 anos tb percebia uma nota desafinada.

Cecibenassi
Автор

Que delícia ouvir o Dr. Ramires falar!!! Quanta fluência e clareza em suas colocações! Os alunos devem adorá-lo! PARABÉNS Dr. Ramires!

reginacelivicente
Автор

Este é o nível de conversa que vale a pena fazer parte mesmo que só ouvindo e assistindo. Uma verdade aula. Muito bom!

gandybencao
Автор

Recebi o "diagnostico" de AHSD recentemente, tenho o diagnóstico de TDAH também, e esse podcast realmente falou comigo muito bem, todos os exemplos que o Dr Ramiro deu falam muito sobre a minha experiência.

prschorn
Автор

Eu fui diagnosticada com bipolaridade desde os meus 16 anos, mas suspeito que tenho essa condição relatada no vídeo. Minha vida foi por esses caminhos relatados desde muito nova, uma inteligência acima da média das pessoas que me cercavam e por isso nunca consegui me conectar com as pessoas. Nunca me senti confortável em nenhuma escola, nem na faculdade, o conhecimento nunca era o bastante para mim e ficava sufocante, aprendo mais com livros e conteúdos como esse na internet. Agradeço de coração esse conhecimento que me esclareceu muito sobre mim mesma.

nicolepapatella
Автор

Eu sou AHSD e não tenho dinheiro, passei a minha vida viajando e buscando as respostas da existência (não sou Brasileira e viajava como.mochileira)....agora com 48 anos me encontro sem patrimônio econômico. O meu patrimônio é por dentro, achei muitas respostas as minhas crisis existências, mas agora paso sofoco no económico. É o preço pago por buscar o espiritual, mas não me arrependo.

nataliachircoff
Автор

Meu filho teve muita dificuldade na escola, cheguei a procurar vários profissionais para diagnosticar o que ele tinha, e todos falavam que ele não tinha nada, simplesmente não gostava de estudar.Quando ele já estava com 21 anos consegui uma neuropsicóloga que fez um diagnóstico de TDH e um QI alto de 123 bem acima da população.Nos mudados para os EUA e ele começou a trabalhar em uma metalúrgica e teve um excelente desempenho e foi promovido muito rápido, por aprender muito rápido .

mirianscheetz
Автор

Excelente!! Sou psicóloga clínica e trabalho com a identificação e o apoio a adultos superdotados. Vejo o quanto a identificação faz diferença na vida dessas pessoas, é a oportunidade de reescrever a história de vida e dar sentido a muitas coisas mal compreendidas. A identificação é fundamental para o autoconhecimento!! É muito triste saber que existem poucos profissionais especializados para entender essa condição e atender esse público.

caféesuperdotação
Автор

Muito obrigado por me fazer entender o que senti aos meus 16 anos, minuto 18:00, pois foi quando percebi que meus pais vão morrer em algum momento da minha vida.
Comecei a me questionar muito sobre muitas coisas da vida, virei ateu, pois pra mim só fazia sentido as coisas que eram logicamente explicadas.

Para resolver meu problema cursei filosofia, onde não respondeu minhas dúvidas completamente, mas me mostrou como devo aceitar a existência humana.

Muito obrigado por abrir meus olhos mais uma vez, eu não tinha idéia desses conceitos de superdotação.

cerbero
Автор

Excelentes observações👏👏👏
E nos momentos de mergulho existências, se não tivermos uma mente preparada, é do sofrimento para a depressão profunda.
Eu acho uma bênção, mas sim, o contexto pode ser extremamente problemático.
Vejo hoje, aos 39 anos, que o portador de altas habilidades, precisa ser capaz de criar sua realidade funcional, conectada aos que o cercam, para que ele desenvolva da melhor forma possível. E seja o máximo útil socialmente.

moisesgoncalves
Автор

Fico surpreso de que o Eslen nunca tenha aventado a possibilidade de ser superdotado. Principalmente por causa das desventuras de sua juventude, não por causa do evidente sucesso de sua vida atual.

AlissonMata
Автор

Me identifiquei, descobri aos 41 anos autismo e superdotação, criada em um meio de ignorância e escassez mental, sou um fracasso, tenho várias comorbidades, depressão, é tão difícil!!!!

andreiamenattomartins
Автор

Você descreveu muito bem: cognitivo de adulto e emocional de criança.

lilianesilvamonticeliarant