Diferenças entre autismo, altas habilidades e superdotação

preview_player
Показать описание

No vídeo anterior, entendemos melhor o que são as altas habilidades ou superdotação, suas características e como elas se apresentam no dia a dia.

Hoje, vamos saber mais sobre as diferenças entre crianças autistas, altas habilidades e superdotação!

Aperta o play e assista!

*****

Livros:

*****

Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato

*****

#autismo #altashabilidades #superdotação
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Saber a diferença não é só para os pais que tem preconceito com o autismo e que preferem que o filho seja superdotado, mas também para a escola que tem preconceito com os altas habilidades e preferem lidar com o autismo, por terem mais experiência no assunto ou sei lá qual seja o motivo.

ThiagoGuzzo
Автор

Meu filho foi diagnosticado com altas habilidades e superdotação, é autista, nível de suporte 2. Tem 5 anos e fala 5 línguas, lê e escreve super bem, porém não de próprio punho, estou há 1 semana sabendo desse diagnóstico e enfrentando já uma batalha pela falta de conhecimento sobre o assunto.

DarielenPorto
Автор

Minha filha começou a falar aos 9 meses, e com 3 anos começou a ler, nunca pensei em superdotação até ela sofrer bullyng na escola por se destacar mais que as outras crianças, ela não queria ir pra escola, quase entrou em depressão, hj com 10 anos com os acompanhamentos descobrimos a superdotação.

ivyoliveira
Автор

Sou autista n1, sou trilingue(aprendi em menos de 1 ano). Mas, as pessoas acham que sou um gênio em aprender. Eu tento explicar que é apenas método de estudo, dedicação e foco total. Porém, ninguém entende a diferença. Possuo muita dificuldade motora fina. Quebro aparelhos em casa e no trabalho(já me gerou muitos problemas isso). Também tenho dificuldades com olfato. Muitos cheiros, eu não consigo perceber(como cometer erro de comer comida estragada e não perceber)

MrDaniloRp
Автор

Minha filha e suporte um, ela sempre gosta de chegar perto de todos e abraçar, ela parece até aquelas crianças carentes. de tão grudenta com desconhecidos! Sempre que brincar com outras crianças. Problema que usar ecolalia pra conversar ( frases montadas de desenhos) minha filha ama festa de aniversário. Então não entendo pq as pessoas falam que Autista não gostar de contato, gostam de brincar sozinho! Cada autista e único...

thaismartinsvaz
Автор

Mayra, faz um vídeo de quando a pessoa é os 2 ao mesmo tempo, superdotada e TEA 1 ou 2. Tais crianças estão sendo negligenciadas e excluídas não só socialmente, mas tb dentro de ambos os grupos de AH/SD e de TEA. São traumas múltiplos pra elas e famílias. Precisamos ajudar na visibilidade, rede de apoio, legitimidade. Obrigada!

diversemeclub
Автор

Seu vídeo é muito importante sim! tenho altas habilidades não diagnosticada na infância, mesmo porque na minha época esses casos eram extremamente restritos... Então, meus pais não tinham acesso à essas informações e passei boa parte da vida me achando um peixe fora d´água, pois o isolamento é muitas vezes circunstancial, vc não se adapta à certos grupos, não se identifica com certas conversas, percebe coisas demais (que queria até não ter percebido), gosta de coisas que quase ninguém gosta e isso ao longo do tempo causa uma separação natural. Eu passei a vida achando que tinha depressão...

Lualulu
Автор

Sempre fui uma criança solitária e que passava horas resolvendo puzzels, acho q eu teria me dado muito melhor com os coleguinas se eu tivesse tido algum suporte. Mas, infelizmente, meus pais eram negacionistas.

Ecosdaeconomia
Автор

Seria importante ressaltar no vídeo que as crianças com altas habilidades também podem apresentar hiperexcitabilidade (psicomotora, sensorial, emocional, intelectual, imaginativa). Pois, muitas crianças com altas habilidades vem sendo diagnosticadas erroneamente com TEA, justamente por este motivo!
Meu filho tem altas habilidades do tipo produtiva-criativa e possui os cinco tipos de hiperexcitabilidade!

juliovaine
Автор

Tenho TEA e TDAH, e QI Total acima da média pela avaliação neuropsicológica. Meu QI Total não deu maior pelos prejuízos do TEA e principalmente do TDAH. Na verdade, fui abençoado por ter inteligência acima da média com 2 transtornos. Sei que a chanche de eu nascer deficiente intelectual era várias vezes maior do que de ser superdotado como sou, graças a Deus.

edivanoliveirabarbosa
Автор

Na sociedade temos em tudo um padrão. ''O modo certo'' Até que ponto?

gleicimaranovaisdasilva
Автор

A diferença entre o autista nível 1 e altas habilidades é muito sutil algumas vezes! Nos de mais dicas de como diferenciar...

carineeu
Автор

Ótimo vídeo Mayra obrigada por compartilhar 👏👏👏

lucilenelopes
Автор

Parabéns pelo trabalho, aprendo d+ com vc. Uso suas dicas com meu filho de 3a, não verbal.

annelyssa
Автор

Ao longo do tempo eu venho sofrendo algumas dificuldades que são vistos como exagerado por querer saber sobre alguma coisa que chamou atenção, mais eu aceitava porque eu queria saber realmente tudo sobre o assunto, mas depois de mais velho comecei a fazer pedagogia e agora no término do estudo fiz meu TCC sobre o assunto TEA e fui pesquisando e lendo até chegar meus vídeos e não sei se foi bom ou ruim, mais comecei a que meio entender muitas dificuldades, foi meio que libertador em alguns aspectos, pois sempre escutei você nasceu perfeita não tem nada, Ah! Você é alegre mais se afasta das pessoas eu gosto de pessoas e de conversar mais não gosto que invada meu espaço ou fiquei me agarrando principalmente se eu não tiver convívio, é esquisito me entender, mas muitas coisas que escuto dos seus vídeos tem me trazido clareza apesar de não ter especialista aqui e na cidade mais próxima e quase três horas

aprendendocomdeus
Автор

Obrigada, Mayra
Seus vídeos são muito maravilhos👏👏👏👏

edvaniasouza
Автор

Meu filho tem hiper foco em energia, e tem um grande interesse por motores e energia desde os 3 anos de idade tem um vocabulário rico pela sua idade, está sendo encaminhado para fazer uma triagem com uma neuropsicóloga, muitas coisas levam ao diagnóstico de TEA

mylenamoreiracardoso
Автор

Oi Mayra. Gostei demais do vídeo. Seria bacana um vídeo comparando o TDAH e a superdotação.

paulas
Автор

Cheio de "gênios incompreendidos" aqui. Ou pais de gênios incompreendidos.

lucascarvalho
Автор

Meu filho é Autista nivél 2 não falava e eu contando uma historinha com3 anos ele leu uma frase do livro hj ele tem 6 anos le e escreve tudo fala algumas palavras em inglês aprende super rapido. Aos 4 anos aprendeu a falar e lia tudo tinha o fator da cordenação motora hj não mas.

ronaldojoppert