Criança autista precisa de escola especial?

preview_player
Показать описание

Daqui a pouco estamos entrando no período de volta às aulas, então, vamos falar sobre a educação das crianças com autismo?

Esses pequenos precisam de escolas especiais?

E. até mesmo, será que as instituições estão trabalhando para acolher os autistas?

Tudo isso conversei com a querida Leticia Mello, neuropsicopedagoga, que faz um trabalho incrível por onde passa, levando educação inclusiva para as crianças que estão no espectro.

Você tem mais alguma dúvida relacionada ao autismo dentro do ambiente escolar? Deixe aqui nos comentários!

(Esse vídeo ter participação especial do baby Theo, que estava em outro cômodo com o pai. Um pouquinho de #maternidadereal do bebê que chora enquanto a mãe precisa trabalhar. 😅)

#autista #escola #educação
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Também já tive problema com escola de natação recusando vaga e terapeuta que abandonou o tratamento do meu filho. Mães amem seus filhos, cuidem de vocês também, porquê a família de um autista é toda excluída. Se forem casadas cuidem do parceiro. O mundo e a sociedade não querem nossos filhos, meu filho é autista severo não verbal. E não encontrei acolhimento em lugar nenhum, a sociedade não quer mudar.

micheledeoliveiramerces
Автор

Que tristeza, isso!
Li hoje e concordo: a maior tristeza dos pais não é ter um filho autista, mas compreender que a população não está pronta (nem quer estar pronta) para lidar com essas "questões fora da trivialidade".

teacherdayckson
Автор

Como pai de uma criança com TEA e aluno de pós-graduação em inclusão escolar para autistas, só tenho uma reação possível a este vídeo: ganho de motivação e dedicação.

viniponcha
Автор

Meu filho passou do maternal ao primeiro período na escola particular. Mais foi luta e preconceito o tempo todo, depois foi para escola pública foi difícil a mesma coisa. De todo jeito é difícil, meu filho é autista não verbal, tem 6 anos. E vontade é deixar em casa, e alfabetizar em casa com ajuda profissional e terapias. A verdade é na sociedade Não tem lugar para nossos filhos.

micheledeoliveiramerces
Автор

E o coração das mamães de autistas sangrando.. 🥺💔😭😭

vanessarodrigues
Автор

Moro no intterior de São Paulo, minha netinha tem 2 anos e 2 meses, foi diagnosticada autista mês passado, mais na escolinha publica que frequenta foi super bem recebida, a professora é muito atenciosa, faz cursos e participa de palestras, tudo pra ajudar seus alunos, a diretoria tbm abraça a causa, sempre nos amparando e ajudando, por enquanto não tenho queixa, minha pequena já está até socializando com os amiguinhos, pouco, rs, mais já é um começo
Agradeço muito pela atenção dada a minha neta e aos outras crianças
Na escolinha que ela frequenta tem 3 casos diagnosticados e 2 na espera do laudo

elianabarco
Автор

Vida de um mãe autista é complicado, o diagnóstico já não é fácil, aí vem plano de saúde querendo complicar ainda mais nossas vidas, já estou pensando na escola. descobrir o diagnóstico do meu filho faz pouco tempo ele tem 2 aninhos, o medo anda me consumindo.

nomundodeumautista
Автор

Eu passei por isso. Mas lutei. Entrei na justiça. Consegui mediadora através do MPE. Mas graças Deus estamos caminhando bem. Meu pequeno é muito inteligente. Hj a escola me respeita. É eles veem potencial nele. O meu seria a síndrome de asperger.

kellycolenghi
Автор

Os nomes destas escolas deveriam ser divulgados, essa exclusão é crime, agora previsto em lei.

TheReneporto
Автор

Por isso que meu filho está em uma escola especializada. Somos muito felizes lá.

jousecristinamelo
Автор

Aqui no 🇺🇸aconteceu com minha filha no Preeschool de uma igreja ! Primeiro ano ninguém me chamou ! Trazia trabalhos etc !
Qdo mudou de classe aos 3, 5 meses em uma semana a professora me chamou e falou que não DAVA para ela ficar lá, pque ela não sentava no círculo, na mesa ! Fiquei chocada ! A diretora até quis manter ela mas a professora falou que não tinha tempo ! Conclusão tirei, ficou 6 meses em casa, eu na luta de arrumar escola menor, foi aí que veio diagnóstico e ela iniciou aulas escola pública com todo Amor e estrutura que Ela MERECE!

sanm
Автор

Eu quero minha filha na escola normal, e vou lutar pra isso, se preciso vou até pra justiça, minha filha tem sua limitações mas não é louca não, minha filha ela e muito inteligente, e creio que vai ser muito melhor p ela
Só de pensar em minha filha passar por preconceito e exclusão eu fico nervosa, MDS 😢

DesenhosdaMary
Автор

Meu coração fica triste, mais ou mesmo tempo se alegra em saber que existem pessoas com sede de mudança pra melhorar á vida dos que precisa de mais atenção.
Que Deus continue permitido que existam mais pessoas com esse pensamento.
Cuido de um príncipe com diagnóstico de autismo, e sei como é preciso de muita atenção e cuidado.
Com nossa crianças ❤️❤️❤️

isoldamaria
Автор

infelizmente qualquer patologia ou síndrome em crianças é visto com preconceito pela maioria.

fabio
Автор

Isso dói demais Mayra, quando dou palestras em.ESCOLAS PUBLICAS também...A fala é essa😔😔

psicopedagoga
Автор

Verdade mesmo na escola eles não ajudam elas exclui mesmo

lucysouza
Автор

Hj digo: não as escolas!!!! Já sofri bastante.
Hj Sou homescoling com muito orgulho.
Não é fácil, mas vejo a diferença que está fazendo na vida do meu filho, ele vem se desenvolvendo muito e aprendendo cada vez mais. E isso não tem preço.

yaramendes
Автор

Culpa do nosso sistema de ensino por "Rankear" as escolas...E escola particular é apenas comércio. Não estão interessados.em formar o cidadão, mas sim em ganhar dinheiro de qualquer forma, como a grande maioria. Infelizmente...

andrewbitelli
Автор

Tentei pública ele é excluído, paguei ele continuou excluído, vou ter que botar na especial pq ele está regredindo muito. As professoras sempre diz que ele ñ pode ficar na sala com os outros, tem que ficar em uma sala separada. Eu ñ vou mais pagar pra ele ser excluído.

vivianstos
Автор

o que me preocupa é que enquanto todos brigam para validar suas perspectivas, o tempo de aprendizagem da criança está passando. Não sou a favor de deixar uma criança estudar em uma escola que não tem a mínima vontade e disponibilidade para tal. Sou mãe de um menino autista, sou pedagoga e professora, portanto conheço as questões que envolvem essa eterna polêmica sobre escola especial e escola regular e por isso, a minha opinião é que a criança deve estar onde ela precisa estar para melhor desenvolver habilidades e principalmente, autonomia.

amagbarbara