Autismo - 5 coisas para NUNCA dizer para uma PESSOA AUTISTA

preview_player
Показать описание

Oi Pessoal, talvez este seja o vídeo mais importante do ano! Eu compilei esta lista de coisas a partir de anos de estudos, unindo o que a ciência diz com estudos clínicos. Segue então esta lista feita com muito amor para vocês!

Beijos de Luz!

*****


*****

Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.

Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.

Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia. Atualmente, curso a Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.

Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.

Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a estas informações! Beijos e muito obrigada!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nem sei se vc vai ler, mas vai ficar aqui. Fui diagnosticado com autismo bem novinho. Descobri aos 12 anos. Sofri mto bullying na escola e n sabia me comportar direito. Fiz terapia e tudo o q meus pais proporcionaram. Hj em dia eu sou o primeiro autista a formar no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais 👍

mirasilenthill
Автор

Sou professora e estou no meu primeiro ano de ensino, nas minhas salas tem 3 autistas estou estudando muito para não cometer erros com meus alunos, e procurando conhecimentos para que eles possa desenvolve com equidade junto com os demais. Espero fazer um bom trabalho. ❤️🥰🙏

yalecristina
Автор

00:30 1. Nunca dizer " Você não consegue" ou "deixa que eu faço para você".
02:15 2. Nunca prometa o que você não consegue cumprir.
03:10 3. Nunca responda pela criança.
05:00 4. Nunca pergunte, quando não é opcional.
05:50 5. Nunca mentir.

Автор

Sou cirurgião dentista e não tenho a mínima noção, e, hoje eu vim aqui procurar ajuda pra saber como conversar e me comportar na presença dessas crianças tão especiais.

fabioinsano
Автор

Nos últimos tempos, estou suspeitando que tenho autismo leve e ao assistir esse vídeo veio na minha cabeça um explosão. MEU Deus, como isso tudo faz sentido pra mim. Desde criança eu nunca entendia porque pessoas faziam promessas que não se importavam em cumprir. Até hoje tenho muita dificuldades quando usam perguntas retóricas, eu não sei o que fazer, pois não entendo se é uma pergunta verdadeira ou uma afirmação em forma de pergunta. É engraçado e angustiante ao mesmo tempo. Eu nunca faço promessas que não tenho certeza que posso cumpri-las e por vezes eu passo constragimentos por isso, como quando me perguntam se vou em algum evento no final de semana. É muito difícil afirmar que vou ou não, pois eu não sei se sentirei vontade de ir amanhã ou depois e o mais provável é que não, . Enfim, eu sei que provavelmente ninguém nem vai ler esse comentário, mas eu só queria desabafar. Recentemente eu compartilhei minhas dúvidas sobre ser autista com uma pessoa que eu confiava, mesmo que tenha sido difícil de dizer, mas a pessoa não deu muita atenção e me disse que eu era apenas alguém muito tímido e reservado. Não sei bem com quem conversar, mas obrigado pelos seus vídeos Mayra. Deus abençoe seu trabalho.

leandrowork
Автор

Esse quarto item é tão importante, eu tenho 23 anos mas quando meu marido falava "vc quer almoçar?" na maioria das vezes eu dizia que não, depois que separei minha irmã ficou comigo e ela falava "vamos almoçar" e eu sempre ia, é como se eu não tivesse a opção de negar

ingridvaladares
Автор

Eu acho que não devemos dizer pra nenhuma criança, independente de ser autista ou não, pois isso pode bloquear o aprendizado delas! Isso é muito sério 👏👏👏

receitasqueamo
Автор

Tenho filho autista de 15 anos, nunca falo isso, quando ele fala não consigo eu falo vc consegue sim pode fazer, ele faz o café da manhã dele, arruma o quarto, põe as roupas dele.para lavar, estende recolhe dobra e guarda, arruma o guarda roupas dele, leva o lixo, e agora estou ensinando ele a fazer comida, no começo ele foi bem resistente mas agora ele faz de boa, ensino pq não serei eterna e ele tem que estar preparado.

adriananogueira
Автор

Eu tenho um amigo de 14 anos que tem autismo, ele tem todos os sintomas de autismo, só que ele parece ter síndrome de tourret, só de manhã ele fica mexendo muito a cabeça, daí eu falo com ele pra tentar distrair ele, e ajuda um pouco . Ele é meu melhor amigo, quero ter certeza de não dizer coisas que vão magoar ele . Obrigada pelo vídeo ❤❤❤

vicmonkey
Автор

Minha esposa e eu estamos fazendo o curso da Débora que tem nos ajudando muito com nosso filho que é autista, estamos melhorando muito se tratando do desenvolvimento dele e convivência.

thomasseabra
Автор

O meu filho é autista severo está com 33anos depende de mim pra tudo.cuido dele sozinha. fiz tratamento mais ele grita não fala usa capacete de box para não bater a cabeça. Deus me dê forcas

mariadefatimaaragao
Автор

Acho q a maioria dessas coisas ñ devem ser ditas p ninguém.

renatabafran
Автор

Pra mim a Mayra é a melhor, pq ela não só explica como é mas o q fazer.
É muita prática.

lucianaleite
Автор

Eu tenho um colega de trabalho que tem autismo. Olhando pra ele, ninguém nem imagina. É super comunicativo, simpático, alto astral, conversa olhando nos olhos, etc. Mas vou dizer que não é nada fácil trabalhar com ele...Se motiva é ruim, se corrige (pacientemente) é ruim. Nunca sei o que fazer. Como meu trabalho já é extremamente estressante e eu tenho que refazer o trabalho dele, às vezes parece que vou enlouquecer. Com todo o respeito aos pais, paciente autistas, mas deveria ter suporte pra quem tem que lidar com pessoas com autismo. Até onde eu sei, eu não tenho (porque me parece que está cada vez mais "comum"), mas que esta situação está me enlouquecendo, está. Rezo por ele e peço a Deus para me dar forças e paciência. Perdoem o desabafo... Paz e benção a todos!

sanb.
Автор

Esse comportamento, os pais deveriam ter com TODAS as crianças!
Não só do espectro autista ...

monicamestierimundell
Автор

5 coisas para NUNCA dizer para uma PESSOA AUTISTA


1- "Você não consegue ou deixe que eu faço para você"
2- "Nunca prometa o que você não pode cumprir"
3- "Nunca responda pela criança"
4- "Nunca pergunte quando não é opcional"
5- "Nunca mentir"

pedrosantos
Автор

Por isso é tão necessário e primordial os pais de crianças autistas lutarem por seus direitos e solicitarem um auxiliar/estagiário ou terapeuta junto, acompanhando essas crianças no ambiente escolar!!! Sozinho os professores estão ficando esgotados e adoecendo com tantas demandas ao mesmo tempo!!! As salas estão com 3, 4 autistas… 😢 como proporcionar um ensino de qualidade assim?! Ninguém consegue nem respirar pra descansar 😞😔

danieladani
Автор

Essas dicas servem para todas as crianças, para que sintam seguras, podendo confiar na vida e naqueles que ama.

christinepereiradacruzpovo
Автор

Eu sempre pensei que eu nunca teria autismo ou qualquer tipo de transtorno, mas recentemente eu tenho me identificado muito com os sintomas do autismo. Aqui estão eles:
• Não gosto de olhar nos olhos das pessoas, pois isso é desconfortável.
• Não gosto de barulhos altos(exceto quando estou ouvindo música).
• Não gosto de contatos físicos.
• Sempre fui muito grudada com a minha mãe; toda vez que ela se distanciava de mim eu chorava e entrava em pânico.
• Às vezes tenho dificuldade de entender certas figuras de linguagem conotativa.
• Eu tenho certos stims, como: esfregar os dedos, me balançar para a frente e para trás, andar de um lugar para o outro(para organizar pensamentos), balançar as mãos, etc.
• Quando as pessoas falam algo comigo eu geralmente repito uma palavra ou parte da frase que a pessoa falou.
• Desde criança eu gosto das mesmas coisas nos mesmos lugares, não importando se está tudo uma bagunça ou não.
• Às vezes eu falo comigo, respondendo às minhas perguntas ou esclarecendo algo que custei a entender.
• Desde criança eu nunca gostei de sujar as mãos. Hoje em dia eu acho meio nojento, como por exemplo: tocar na terra ou na areia, cair água em apenas uma parte da mão mas na outra não(essa última é mais como se fosse uma regra), tocar em coisas gelatinosas e geladas, tocar no creme de cabelo, etc.
• Eu tenho problenas com a coordenação motora(não sei se isso é característica do autismo).
• Eu costumo viver sempre no meu mundo, onde só tem eu e meus pensamentos.
• Eu gosto bastante de animais(também não sei se é característica do autismo).
• Eu sempre percorro o mesmo trajeto quando estou indo para a escola(e odeio quando tem imprevistos).
• Eu sempre fico exausta depois de socializar por um tempo considerável.
• Eu gosto de ouvir sons de algumas coisas, como: meus tênis batendo no chão, meus brincos balançando, meus dentes batendo um no outro, etc.
• Eu gosto sempre dos mesmos penteados.

Essas foram as coisas que consegui lembrar. Não sei se são sintomas de autismo, mas todos os sintomas que apresento são os mesmos de uma amiga minha que foi diagnosticada com autismo. Eu preciso de um diagnóstico pra saber se sou ou não autista, mas minha mãe não acredita. Esses dias eu estava falando com ela e ela me disse que quando eu era criança eu era muito estranha. Por favor, quem souber de alguma coisa comentem aqui.
Obrigada 🫰

querenhapuque
Автор

Tenho um filho autista, ele tem 6 anos, e ainda estou aprendendo sobre o assunto. Preciso estudar mais e também colocar certas coisas em prática, como por exemplo o não subestimar !!! Seus vídeos são maravilhosos, muito bem explicativos . Obrigada por ajudar, a mim, falo por mim, mas também sei que a outras mães, que passem pelo o mesmo, ou situações ainda mais complexas . 🙏🏻

MarcelaDomingues-gt