Como combater a indisciplina e as incivilidades? Yves de La Taille e Telma Vinha

preview_player
Показать описание
Nesse primeiro vídeo da série sobre Educação moral, os especialistas em Educação Yves de La Taille e Telma Vinha conversam sobre clima escolar, situações de indisciplina e incivilidades e sugestões de como lidar com essas questões no cotidiano escolar.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu era delegado de polícia titular no bairro Vila Rica (Zona Leste de São Paulo) e soube que, em determinada escola estadual, a violência estava passando dos limites. Fui até a diretora que me disse: "O senhor pode ficar tranquilo que aluno armado aqui tem presença e nota garantida. Eu não discuto com aluno armado." Bem, o que dizer para esta diretora. Confesso que fiquei constrangido. Realmente, eu nada poderia fazer pela segurança daquela escola que havia caído no abismo da anomia. Cada aluno poderia fazer o que quisesse. E de fato, anos antes deste episódio, uma diretora havia sido assassinada na saída da escola.
O problema ficou me afligindo. Eu sabia que a polícia não estava garantindo a segurança da sociedade, mas apenas evitando o caos. O que eu havia realizado durante a minha carreira sempre foi destruir a vida de pobres desviantes. Não resolvi nada. Tão somente destruí as vidas de "não cidadãos", de párias da sociedade desigual em que vivemos, mandando-os para o cárcere, onde aprendiam a ser criminosos piores e a se associarem à facções criminosas.
Quando me aposentei, resolvi fazer mestrado em Educação, justamente por entender que, talvez, haja alguma solução parcial ao se impedir a criminalização de grande parcela de nossa juventude excluída.
A minha dissertação visou estudar a perspectiva dos alunos em vulnerabilidade social acerca do crime. A conclusão é a de que eles têm a perfeita noção dos riscos e malefícios do crime. Penso que a educação pode fazer algo, mas se não houver uma mudança nas condições sociais, econômicas e culturais do país, a violência continuará explodindo e sendo contida pela violência pública que propicia uma "ótima formação" de bandidos em nassas cadeias. Quanto mais prendemos, piores criminosos teremos.
A julgar pela faze que atravessamos - Governo Temer - temos bons motivos para esperar o pior. Este é o governo dos ricos e os párias se tornarão mais párias.

carloslaet
Автор

Para mim foi válido. Ela caracterizou duas coisas que até então eu tinha como iguais: incivilidade/indisciplina. Serve para enriquecimento pessoal e conceituação, mas sei que na prática se não houver interesse do aluno não há teoria e boa vontade que resolva.

alcidespereira
Автор

Mas e como faço para reduzir a indisciplina ou a incivilidade?

silvia
Автор

Esses especialistas em educação falam, falam e não resolvem nada. Dizer que há um problema de incivilidade isso é óbvio, mas como resolver o problema? Conversar com os alunos sobre regras de boa conduta e importância da disciplina? Já tentamos várias vezes e não funcionou.

cleitoncarvalho
Автор

Teve um que disse em outro vídeo que o problema é do professor, ele é que tem que criar subterfúgios pra "prender a atenção" do aluno. Compreendo mas estão faltando princípios básicos de convivência que vem de casa também. Creio que as novas relações familiares e as obrigações cotidianos tem tornado pais e filhos distantes e sem ordem. Não culpo estes pais mas estes filhos vão resultar em maus alunos e maus colegas, o que prejudicará a escola. As velha : repetência e suspensão (medo) ainda são necessárias infelizmente.

RenatoSilva-otng
Автор

A questão é que os especialistas geralmente dão aula para jovens adultos em universidades. A sala de aula com crianças é outra realidade, outros procedimentos.

thementalist
Автор

muito lindo...mas na prática é bem diferente...

meiremoreira
Автор

O aumento da indisciplina é o resultado da aprovação facilitada que vem ocorrendo nas escolas de todo o país. O aluno não precisa se esforçar para ser aprovado pois o Sistema está mais preocupado em aprová-los do que eles mesmos. Há uma enorme pressão sobre os educadores para facilitar a aprovação. Ser aprovado deixou de ser atrativo para o aluno pois a nota vem quase de graça. Isso traz um enorme desgaste para o professor.

danielcurisco
Автор

Penso, que a violência na escola e reflexo da sociedade, é triste saber que o ambiente de aprendizagem seja tratado ou comparado com outros lugares!!!! O fato é que a banalidades aceita na sociedades, foi inserida em nossas escolas, e tá tudo bem, obrigado!!!! O aluno sem perspectivas, pais e comunidades sem compromissos, e escolas  exugando gelo, receita pronto eu desconheço, mas se todas as esferas planejarem e agirem juntas, poderemos encontrar um norte!

gilbertogoncalvespires
Автор

Nossa, mas que título de matéria  é esse? Ou seja, o título é uma pergunta que não há respostas, ao contrário, foram colocadas mais perguntas ainda na matéria! Só 'patinaram' o tempo todo Triste isso...

prodiz
Автор

Por que nunca tem professor e aluno das escolas públicas num debate de indisciplina

ciceroclemente
Автор

sabem...meu filho foi expulso de uma escola estadual devido aos comportamento de indisciplina e ele toma remédio para TDAH e Transtorno de conduta e transtorno de comportamento ...a escola simplesmente me disse que ela está passando o problema para outro porque ele não tem estrutura para mantê-lo...eu estou sendo empurrada de um canto para outro porque tanto o estado quanto o município simplesmente estão com um jogo de empurra empurra e não resolvem enquanto isso ele está fora da escola ...fui na superintendência e lá acho que vou resolver ...trabalho com menores infratores e é esse tipo de situação que leva muitos adolescente a irem para o crime por serem excluídos da sociedade...ai me vem a escola e me diz que eu trabalhar um dia sim e um dia não posso reponder por abandono de incapaz...mais acho que abandono de incapaz seriameu filho entrar para o trafico enquanto estou em casa sem trabalhar para sustentar a casa ou até mesmo comprar algo que ele necessite ...infelizmente quem vira professor teria que ter essa consciência que todos são diferentes...

marymarques
Автор

De forma sutil, que é apior, ela disse que a culpa é dos professores...Brincadeira!

Clesiomm
Автор

Bom. Aguardei a resposta e não obtive, vamos ser sinceros o que ela disse já sabemos.

rejaneribeiro
Автор

Quanta teoria vazia saída da boca de quem não está na sala de aula de fato. 

luzesish
Автор

Só faltou dizer algo para ajudar a conter, ao menos um pouco, a indisciplina...

karindonascimento
Автор

Nao é difícil resolver, que o estado contrate duas psicologas por turno para auxiliar a pedagoga e a vice-diretora nos casos de indisciplina e incivilidade.Que houvesse uma prova governamental aplicada em junho e novembro, se os alunos nao acertassem pelo menos 40% da prova entrariam em recuperaçao de 15 esta medida, NASCERIA UMA NOVA ESCOLA, todos estudariam.

ulissescol
Автор

Estes professores não sabem nada ou estão agindo de má fé! Eles sequer admitem que o problema exista. Agressões e até mortes, assaltos, tranfico de drogas, e eles não vem nada! Ficam brincando de conceitos sem domínio das disciplinas. Vão estudar, em vez de se doutrinarem!

flaviocarpes